Um plano de carreira pode ser seu importante aliado para superar obstáculos no trabalho, benéfico tanto para o profissional como para a empresa. Enquanto o funcionário fica mais motivado para desenvolver suas competências comportamentais e técnicas, nutrindo real interesse pela carreira, a empresa ganha fidelização e comprometimento do funcionário, além de um melhor clima organizacional.

Plano de Carreira

Quando se traça um plano de carreira para os funcionários, discutindo seus objetivos profissionais, avaliações de desempenho e fazendo alterações no fluxograma da empresa, há mais aproximação entre colaboradores e gestores, o que ajuda a criar uma dinâmica dentro da empresa e a gerar melhorias de desempenho.

O planejamento de carreira pode ser idealizado através de reuniões de discussão sobre a carreira de um funcionário, feedbacks de desempenho, ou mesmo em situações em que o colaborador é desligado da corporação. Para isso, os gestores precisam saber se o funcionário possui boa visão de futuro, onde quer estar e qual cargo almeja atingir em cinco ou dez anos, ou mesmo para um futuro próximo, como um ou dois anos.

Transforme sonhos em realidade

Veja também: O Coaching de Carreira

Quando conhece as metas e objetivos de funcionário, a empresa pode ajudá-lo a atingi-las. Dessa maneira, os gestores também podem estabelecer prós e contras, sinalizando quais são os pontos positivos que ajudarão o funcionário a realizar um plano de carreira, bem como os aspectos negativos o impedem de chegar lá.

Feedbacks são Fundamentais

Com base nesse balanço, o funcionário é estimulado a estabelecer metas, reconhecendo a importância das suas habilidades para o crescimento da corporação. Para isso, os feedbacks são fundamentais, pois a partir deles os colaboradores terão ampla visão dos pontos positivos e negativos, para atingir suas metas com excelência.