O que é gestão de pessoas?

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é voltado a uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas pré-definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

É também o responsável pela disseminação da cultura organizacional, tendo conhecimento de todos os processos internos e mecanismos de funcionamento dos elementos que compõem a empresa. Essa gestão de pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma organização, e essa área tem como função humanizar a empresa.

Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, embora tenha como objetivo a valorização dos profissionais, devendo ser feita pelos gestores, diretores ou líderes.

Gestão de pessoas com o apoio do coaching

Tendo em vista que liderar é uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho, nas mais diversas áreas do conhecimento, o coaching é capaz de apoiar os gestores e diretores de uma forma geral, pois possui as técnicas e os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de suas habilidades da liderança, as quais serão empregadas em suprir o setor de gestão de pessoas.

A responsabilidade da gestão de pessoas

A gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, pois sabe que seus colaboradores são peças vitais para o bom desempenho empresarial, precisando ser compreendidos e motivados.

O coaching apoia as pessoas para que se tornem mais fortes e produtivas, através de metodologias que abordam diversos aspectos como visão e missão pessoal e da organização, descoberta pessoal e realização do potencial.

O ideal é que os gestores entendam como seus funcionários pensam e o que esperam da empresa.

Conhecê-los melhor e descobrir seus potenciais é uma alternativa para direcionar suas atividades, aumentar a motivação e permitir novas possibilidades na carreira. Por isso o coaching é essencial como ferramenta de gestão de pessoas, já que atua de forma a direcionar os funcionários a buscarem foco pessoal e profissional, colaborando para a construção de um ambiente harmônico no trabalho.