O que é gestão de pessoas estratégica?

A gestão estratégica de pessoas é fundamental para se viabilizar a estratégia de qualquer organização.

Uma empresa em crescimento precisa de um time de profissionais talentosos, alinhada à necessidade de crescimento de posições críticas.

Se a empresa enfrenta um momento difícil, deve fazer a gestão do dimensionamento da força de trabalho como alavanca de aumento de produtividade para proteger a longevidade organizacional.

Independentemente da estratégia, atrair e reter talentos, gerir o conhecimento produzido, garantir processos sucessórios e ter um ambiente estimulante de trabalho são elementos de prioridade estratégica da maioria das organizações. Por isso, a gestão estratégica de pessoas não se restringe à área de recursos humanos, mas é compreendida como uma responsabilidade de todos os líderes da organização.

A área de recursos humanos é relevante no estabelecimento de políticas, processos e metodologias para a gestão estratégica de talentos, considerada grande força motriz na criação de fatores críticos de sucesso para o bom desempenho da empresa.

Saiba também qual a relação entre gestão de pessoas e coaching.

O conceito de gestão estratégica de pessoas

A gestão estratégica compreende profundamente o ciclo de vida do empregado na empresa e faz o delineamento de políticas, processos e metodologias aderentes às necessidades da empresa e do empregado para cada estágio de ciclo de vida.

Segundo a consultoria Elo Group, ela dialoga de forma profunda com as necessidades do negócio, garantindo que as práticas e políticas de Recursos Humanos estejam funcionando a serviço da empresa.

Para a Elo Group, a gestão estratégica é capaz de ser global e local, possuindo a escalabilidade requerida em grandes organizações, mas ao mesmo tempo permitindo a flexibilidade necessária para a realização de adaptações a cada região ou unidade de negócio. Trata-se de um pilar essencial para a criação de uma cultura de alta performance, onde os colaboradores da empresa são valorizados e reconhecidos, e por isso trabalham no topo de seu potencial e contribuem de forma efetiva para a geração de resultados para a empresa.