Os planos que criamos no decorrer da vida são diversos e mudam conforme a fase em que estamos. Esses planos dependem de uma série de fatores para que sejam colocados em práticas até alcançarmos o objetivo.

Competências são fatores que vão te ajudar a colocar seus planos em prática, mas quais são as competências necessárias para alcançar o sucesso?

É claro que existem competências específicas para cada objetivo que você pretende alcançar, porém há uma série dessas competências que são gerais e indispensáveis para se engajar em qualquer projeto. Vamos conhecê-las.

1: Definição de Objetivo

Primeiro de tudo para colocar o seu projeto em prática, seja ele qual for, é preciso ter bem definido em sua mente em poucas palavras qual é o objetivo a ser alcançado.

Procure deixar seu objetivo o mais claro e específico possível para evitar desvios e perda de foco durante o caminho. Por exemplo, caso seu objetivo seja aprender a tocar algum instrumento musical, tenha já em mente qual será o instrumento.

Dessa forma seu objetivo seria: “aprender a tocar violão”. Assim a sua mente consegue visualizar e se projetar no futuro criando uma imagem de você com o objetivo alcançado.

Veja também: Como Estabelecer Objetivos Profissionais

2: Captando os Recursos Necessários

Você já tem um objetivo definido, mas agora você precisa se perguntar qual é o tipo de informação e aprendizado você precisa buscar para tornar esse objetivo possível. As informações virão de onde?

Você vai contratar um professor particular, ingressar numa escola de música ou se aventurar tentando aprender por conta própria? Essas são questões que te ajudam a captar informações para seu objetivo.

Se o objetivo for viajar para algum país, é com essa competência de captar os recursos que você vai estudar sobre o país que deseja visitar. Você deve ficar por dentro das leis, melhor época para visitar esse país, informações culturais, etc.

A captação de recursos é muito abrangente e varia conforme o objetivo que você deseja alcançar, porém é fato que você vai precisar reunir recursos para atingir qualquer objetivo.

A captação de recursos é o momento de pesquisas, leituras e networking com pessoas que podem te ajudar, portanto dedique um bom tempo para desenvolver essa competência com sucesso. Ela influenciará diretamente nos seus resultados.

3: Recursos Financeiros

Aproveitando que estamos falando de captação de recursos, não podemos deixar de lado também a parte financeira.

Se tratando dos dois objetivos citados: viajar ou aprender a tocar violão, com certeza você vai precisar desembolsar dinheiro. Portanto é muito bem-vindo aqui um planejamento financeiro para acumular o capital necessário para seu objetivo.

4: Organização e Metas

Não adianta pensar num objetivo e reunir todas essas competências necessárias sem ter em mente essa competência fundamental: a organização. Além da vontade de atingir um determinado objetivo, temos também as responsabilidades mais comuns como trabalho e estudos.

Diante disso, é necessário que seja feito um planejamento para organizar sua rotina, executando todas as tarefas necessárias que te levam a alcançar seu objetivo. Podemos chamar essas tarefas de “metas a serem cumpridas”.

Transforme sonhos em realidade

Se você quer aprender a tocar violão, poderia estabelecer metas de treinamentos diários. As metas devem ser mensuráveis, específicas e com tempo definidos. Então poderia ser algo como “praticar violão 1 hora por dia durante um mês”.

Após o término desse período de um mês, será necessário monitorar para verificar se houve algum progresso. Em seguida definir uma outra meta mais desafiadora que te estimule a ir além.

5: Manter a Motivação

As pessoas podem se frustrar na hora de aprender alguma competência nova, mas não se esqueça que para aprender essa competência nova você precisou de todas as 5 competências que citamos para chegar lá.

A motivação está aqui porque tudo que nos propomos a fazer é necessário que haja motivação. Essa competência vai te ajudar a não desistir quando estiver com dificuldade, quando achar que não é capaz.

Lembre-se que todos nós somos capazes de aprender novas competências e atingir novos objetivos, mantenha-se motivado, pois acompanhada dela existe a persistência. Juntas, elas te ajudam a não desistir e sempre alcançar seus objetivos com sucesso.