Coaching de Carreira: o que é e como funciona? O coaching de carreira é uma atividade voltada a ajudar profissionais em uma fase de transição no trabalho. O coach tem como função auxiliar esses profissionais a enxergarem com clareza o que desejam em suas carreiras, bem como ajudam a criar e desenvolver estratégias para atingir metas.

O que o Coaching de Carreira pode fazer

Coaching de Carreira tem se apresentado como uma profissão muito promissora. Uma pesquisa realizada em 2010 pela SLAC Coaching (Sociedade Latino Americana de Coaching) com 435 pessoas entre executivos, líderes, gestores e alunos apontou grande número de profissionais insatisfeitos. Entre os entrevistados, 43,4% tinham convicção de que não estavam satisfeitos com a carreira e outros 8,8% se disseram satisfeitos, mas poderiam mudar de trabalho a qualquer momento. Os números dão base para afirmar que o mercado de coaching tem um vasto espaço de atuação.

Um coach de carreira pode ajudar os clientes a encontrar a paixão que perderam em suas carreiras ou a encontrar a coragem para avançar para uma nova carreira, o que chamamos de transição. Todo o processo de possibilidades a explorar até o momento da descoberta, e, finalmente, execução do plano de ação é muito gratificante, tanto para o coachee (cliente) quanto para o coach.

Como funciona o Coaching de Carreira?

Se você sabe como é estar insatisfeito com sua vida profissional, pode ser um bom candidato a ter ou ser um coach de carreira. Um relacionamento de coaching pode assumir muitas formas (visitas pessoais, correspondência de e-mail, chamadas telefônicas), mas a chave para um processo que efetivamente tenha sucesso é a comunicação regular ao longo de um período de meses. Durante esse tempo, os clientes contam com os seus coaches para fornecerem um apoio significativo de várias maneiras.

As expectativas mais comuns dos clientes incluem:

Insight - querem aprofundar a compreensão de quem eles são e que tipo de carreira lhes traria propósito e significado;

Planejamento - buscam formas de planejar como sua carreira pode saltar para um nível mais elevado;

Ouvindo - precisam de alguém para estruturar um diálogo que possa fazer com que eles reflitam de forma a gerar mais e novas ideias;

Priorizando habilidades - querem estratégias para ganhar equilíbrio na vida profissional e pessoal;

Edição - querem ter ideias para a edição de currículos e outras correspondências, de modo a transmitir suas habilidades de forma assertiva;

Entrevista - buscam se preparar para entrevistas e, assim, poderem mostrar suas habilidades eficazmente;

Networking – precisam se sentir confortáveis com as redes existentes, de modo que possam alavancar seus relacionamentos;

Responsabilidade - anseiam por um apoio, mas de forma disciplinada, que possam mantê-los com foco na transição.

Como o Coaching de Carreira é diferente?

Diferentemente de um conselheiro, tutor ou mentor, o coach não dá soluções prontas, mas dá instrumentos ao cliente para descobrirem suas próprias respostas. Essa autodescoberta é o que dá vida e poder ao processo decisório.

Se os coachees (clientes) querem saber o que devem fazer com suas vidas, é fundamental que essas respostas venham deles próprios. As pessoas têm as respostas, porém possuem um enorme medo de assumir o que precisam fazer ou não sabem bem como começar. A função do coaching é ajudá-las com isso.

Conseguiu entender o que é o coaching de carreira?
Se ainda ficou com dúvidas, deixe um comentário e teremos prazer em responder.