O que é coaching ontológico?

Baseado em uma metodologia derivada da Ontologia, teoria voltada para o estudo do ser, o coaching ontológico busca compreender as pessoas em seu processo de aprendizagem, de modo a ampliar o poder de ação e de interpretação que a pessoa possui de si própria.

A metodologia abrange pesquisas sobre os campos da linguagem, do corpo e das emoções, características que tornam o coaching ontológico essencial para o cliente conseguir efetivar mudanças em comportamentos e atitudes que prejudicam seu sucesso pessoal e profissional.

De acordo com a psicóloga Suzanne Skiffington, a identificação de algumas questões existenciais, como o propósito da vida, por exemplo, aliviam o sofrimento e habilitam o indivíduo para uma vida plena e mais alegre.

Esse aspecto é fundamental no processo de coaching e, sob o ponto de vista ontológico, os treinadores observam e trabalham com questões relevantes sobre como os clientes compreendem sua realidade e natureza da sua existência. Ou seja, as percepções de mundo e formas de compreensão da vida.

O que o diferencia

O coaching ontológico se diferencia de outros métodos por conter a proposta de transformar o modo como o cliente observa o mundo, alterando os resultados das suas atitudes.

Ao contrário de outras modalidades de coaching, que detectam nos clientes as habilidades e ferramentas a serem desenvolvidas no campo externo das relações humanas, o ontológico é focado no espectro da observação internalizada, pessoal, uma reflexão para si próprio e sem as interferências externas.

Ele é realizado com a observação dos aspectos-chave do ser e da sua maneira de ser. O coachee tem limitações na forma de observar o mundo, por isso os problemas, possibilidades e possíveis soluções são difíceis de serem distinguidos. Através da construção de uma antologia consistente é possível, por exemplo, compreender quais os pontos do comportamento do cliente resultam numa realidade inútil, para ajudá-lo numa realidade mais construtiva para efetivar mudanças positivas na vida.

Atuação em nichos de coaching

Lembramos que o coaching é dividido em três nichos específicos:

Coaching de Vida – O processo de Life Coaching é desenvolvido para quem deseja ter uma melhor qualidade de vida, tanto para desenvolvimento pessoal quanto para planejamento de vida;

Coaching de Carreira – processo utilizado para o desenvolvimento para orientação de carreira profissional, encaminhando para novas oportunidades;

Coaching Executivo – Também chamado de coaching empresarial, esse processo é desenvolvido para o alcance de metas e objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócios.

Coaching ontológico

O coaching ontológico é um nicho no qual muitos profissionais da área acabam criando, para atrair clientes específicos. Neste caso, esse processo entra como uma meta pessoal, sendo então o coaching de vida. Os coaches de maior sucesso não escolhem apenas um foco estreito de coaching.

O nicho e o mercado organicamente se desenvolvem a partir das habilidades do coach, interesses e experiências de vida. Quanto mais paixão o coach tiver com o nicho de mercado que escolheu, mais bem-sucedido ele será.