Escrito por Sulivan França - 03 de Outubro de 2017

Hoje em dia, sabemos que a credibilidade de um bom líder não é mais conquistada por uma influência baseada no temor, não é imposta, ao contrário, é conquistada pela confiança que os liderados depositam em seu líder. Esse é um grande desafio para a sobrevivência profissional das pessoas, pois quem é assertivo tem mais credibilidade e é mais respeitado, com chances maiores de sucesso.

A comunicação assertiva é caracterizada por ir direto ao ponto, transmitir ideias, afirmações e expressar opiniões sem ser agressiva ou evasiva. Resolve muitos problemas imediatos, minimizando as probabilidades de problemas futuros, mas não serve para todas as situações. Não garante a qualidade do relacionamento entre líder e liderados.

Contudo, a assertividade não só facilita a expressão clara e objetiva de seus desejos, ideias, sentimentos como também engloba os desejos do outro. Sua força está no fato de que a credibilidade do líder assertivo é baseada na confiança e sustentada pela qualidade das suas relações interpessoais nas quais o time se sente confortável em concordar e discordar de suas ideias e se sente livre para decidir quais serão suas escolhas, sem perder de vista os objetivos a serem atingidos. Ou melhor, esse líder tem diálogos genuínos baseados no respeito às individualidades.

Liderança, comunicação e desempenho

O líder assertivo busca encontrar uma influência baseada no consentimento do liderado, fazendo com que sua equipe expresse com tranquilidade suas opiniões e discordem entre si, sem que isso provoque inimizades.

Discute problemas até encontrar soluções que atendam aos interesses de todos os envolvidos.

Diante de um erro, procura a causa e a solução ao invés de procurar o culpado, dando feedback aos liderados e lidando com os conflitos como algo natural e construtivo. Dessa forma, fazendo com que a empresa ganhe, porque a assertividade na liderança reduz as tensões entre as pessoas, acelera a solução de problemas e contribui com o aumento da produtividade, fazendo com que a qualidade final do produto ou serviço seja impactada positivamente por um clima organizacional ético e focado em resultados.

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