Para se estabelecer um modelo de competências em uma empresa é necessário treinamento e boa gestão de tempo. De acordo com especialistas da área, esse modelo quando bem implantado pode gerar bom retorno, principalmente por desenvolverem os funcionários e potencializarem os índices de produtividade.

Quando uma empresa tem um modelo de competências bem definido fica mais apta para orientar as ações das pessoas, construindo uma organização eficaz para alcançar suas metas.

Por esses fatores, o modelo de competências é relevante para o funcionamento das empresas preocupadas com a excelência de atuação, porque ele não fica limitado apenas a um conjunto de habilidades de uma pessoa, mas envolve principalmente seus valores e crenças que podem interferir na sua conduta e direcionar suas decisões e relacionamentos.

Definição de Objetivos Estratégicos

Quem quer iniciar um modelo de competências eficaz deve, antes de qualquer coisa, definir os objetivos estratégicos da empresa e se nortear em sua principal competência. Além disso, outros fatores relevantes precisam ser considerados para a definição de metas, como os valores, a missão e a visão.

As competências individuais se dividem em três categorias, capazes de potencializar o conjunto de competências organizacionais: são elas as competências gerenciais, competências pessoais e competências técnicas.

Ainda com base nas competências individuais, é possível ser definida uma competência principal de uma empresa, de modo que haja apenas uma competência organizacional se toda a coletividade de profissionais a apresentarem.

De um modo geral, as competências são classificadas como humanas e organizacionais, ou seja, relacionadas ao indivíduo ou à organização.

Nesse sentido, é o conjunto de competências profissionais que alicerça a competência organizacional e quando uma empresa define o perfil de competências individuais para um colaborador ocupar uma função, também deixa evidentes suas expectativas em relação ao comportamento, as habilidades, posturas e conhecimentos que os profissionais necessitam para realizar o trabalho.

Veja também: 

Qual a Importância das Competências?

O que são Competências Emocionais?

Competências dos Líderes de Sucesso