Palestra motivacional para empresas

Manter a motivação no trabalho é um desafio e tanto para as empresas. Processos repetitivos, falhas na comunicação e problemas nos relacionamentos interpessoais são alguns dos fatores que geram constantes insatisfações nos colaboradores.

Como o mundo corporativo já percebeu que funcionários satisfeitos produzem melhor e ainda são embaixadores da marca, muitas empresas têm investido em palestras motivacionais. Seja para prevenir a desmotivação ou para realizar mudanças de comportamento em sua equipe.

Como fazer uma palestra motivacional

Preparar uma palestra motivacional eficaz requerer conhecimento prévio do palestrante a cerca da cultura organizacional e principalmente sobre o fator humano da empresa. Confira algumas dicas para estruturar uma palestra de motivação de sucesso:

● Relacionamentos amistoso com os colegas de trabalho

● Reconhecimento profissional

Plano de carreira

● Prazer em exercer o cargo que ocupa

● Ser bem remunerado

● Participação mais ativa no meio organizacional

● Desafios recorrentes

Entenda como é a dinâmica da empresa

Palestras motivacionais são ministradas em algumas empresas para prevenir a falta de motivação no trabalho. Mas, em muitas situações, essa ação é realizada justamente porque a desmotivação dos colaboradores já foi constatada pelos gestores.

Saber o que causa a falta de motivação das pessoas na empresa onde a palestra motivacional será realizada é fundamental. Dessa forma, é mais fácil tocar em pontos estratégicos durante a apresentação e produzir uma comunicação assertiva.

Lembre-se quanto mais personalizada a palestra for, mais próxima da realidade dos colaboradores estará. O que facilita a identificação das pessoas da empresa com seu conteúdo e se tornará verdadeiramente motivadora. Além disso, as chances de possibilitar mudanças de comportamento são muito maiores.

Interação como ferramenta de motivação

Palestras motivacionais eficazes costumam ter um palestrante eloquente e alto astral que transmite energia e ânimo para o público. Mas, é preciso levar em conta que ninguém se motiva apenas sentado numa cadeira ouvindo uma compilação de mensagens de motivação e frases de impacto. ]

Por esse motivo, o palestra precisa cativar a plateia e oferecer momentos de interação. Para isso, é preciso realizar dinâmicas de grupo e até mesmo utilizar recursos como o humor para tornar o momento descontraído e prazeroso para todos. E principalmente sem perder o foco e nem o bom senso.

Apresentação interessante

Para realizar uma palestra de motivação eficaz é preciso um bom planejamento. Comece preparando um roteiro com introdução, desenvolvimento e conclusão. E solicite todo material que será utilizado por você com antecedência.

Na hora de preparar sua apresentação, a dica é contar com o máximo de recursos multimídias possíveis (desde que sejam relevantes e enriqueçam o conteúdo). Afinal, é preciso ter em mente que vivemos na era digital e você precisa despertar mais atenção do que a internet durante sua palestra motivacional.

O bom e velho powerpoint pode ser utilizado, mas com cautela. Muitos palestrantes falham ao ler apenas slides, o que não prende a atenção de ninguém. E também quando simplesmente ficam falando sem parar por horas a fio.

Recursos para tornar sua palestra de motivação mais interessante:

● Músicas

● Cenas de filmes ou séries

Frases motivacionais

● Frases para reflexão

Dinâmicas em grupo para empresas

● Quiz e jogos

● Piadas e humor


Outro fator importante para o sucesso de uma palestra motivacional é pensar muito bem no local que ela será realizada. Algumas empresas optam até mesmo pela locação de espaço para eventos. É preciso que seja um local confortável, acessível a todos, com iluminação ideal, entre outros. Lembre que toda palestra é um evento e como tal requer planejamento e organização para ser bem sucedido.