O que são competências emocionais?

O único controle que o ser humano pode ter diante de situações difíceis, é a reação frente a elas. Para desenvolver as atitudes corretas, é necessário identificar os sinais do estresse e aprender a lidar com ele.

A programação neurolinguística (PNL) é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa que vai além de apenas lidar com o estresse e controlá-lo, ela pode transformá-lo em prazer e satisfação.

O uso da PNL é de suma importância para pessoas que necessitam desenvolver competências emocionais, seja para aplacar os desafios impostos no cotidiano da vida pessoal, como profissional. Aprender a lidar com o estresse faz a diferença entre o profissional realmente bem-sucedido e aquele que somente parece ser bem-sucedido.

Leia também: O que é autocontrole?

Estresse negativo vs. estresse ideal

O estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância. Pode ser algo negativo ou positivo.

O estresse negativo é aquele que vem em excesso, que ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação. O organismo fica destituído de nutrientes e a energia mental fica reduzida. Produtividade e capacidade de trabalho ficam muito prejudicadas. A qualidade de vida sofre danos. Possivelmente fazendo a pessoa adoecer.

Leia também: Como obter qualidade de vida no trabalho

Já o estresse positivo é o alerta. O organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia, fazendo a pessoa produzir mais e ser mais criativa. Ela pode passar por períodos em que dormir e descansar passa a não ter tanta importância. É a fase da produtividade. Ninguém consegue ficar em alerta por muito tempo, pois o estresse se transforma em excessivo quando dura demais.

O estresse ideal é quando a pessoa aprende a gerenciar a fase de alerta de modo eficiente, alternando entre estar em alerta e sair de alerta.