Baixe o E-book
SONHOS EM REALIDADE Grátis

Coachee: O Que é e Seu Significado

Conhecido também como cliente, o coachee é aquele que busca o profissional coach para maximizar resultados pessoais, de carreira e/ou profissionais através da metodologia Coaching.

NÃO DEIXE SEUS PLANOS PARA DEPOIS!

Icone

Com a metodologia Coaching, o coachee será capaz de descobrir a capacidade dele para lidar com todas as situações e receios que lhe impedem de prosseguir com os seus objetivos. 

Icone

Em uma relação de parceria entre coach e coachee, o cliente terá o apoio necessário através de questionamentos e ferramentas para maximização de sua performance, seja de cunho pessoal, de carreira ou profissional.

Icone

A metodologia Coaching é o suporte ideal para o indivíduo conquistar todos os planos que tem em mente, sentindo-se focado no que realmente importa para seguir em direção dos seus sonhos e metas.

O QUE VOCÊ PERDE QUANDO NÃO TEM O COACHING

Vamos iniciar esse tópico com uma reflexão sobre tudo que você já deixou de conquistar porque algo não saiu como o planejado por falta de um plano B ou porque, na certeza de que não conseguiria tal resultado, sequer deu o primeiro passo.

Muitas coisas foram deixadas para trás, não é? Como você se sente ao relembrar tudo isso? Provavelmente mal, correto?

Você pode dar um basta nesse tipo de situação e conquistar tudo que deseja, seja na vida pessoal e profissional. Muitas coisas as pessoas deixam de ter ou ser por não conseguirem, sozinhas, saber o que deve ser feito. Perdidas e sem rumo, elas preferem estagnar suas vidas. 

Esses projetos, quando deixados de lado, são verdadeiros “parasitas”, pois não deixam que nada de bom aconteça. Já sentiu algo parecido? 

Quando você não conhece o Coaching e não agrega essa metodologia à sua vida, certamente, sente uma série de anseios do dia a dia. 

O Coaching não é conversa de “vendedor”. É uma metodologia que tem sua eficácia comprovada por milhões de pessoas e empresas, já que ela pode ser utilizada em todos os contextos, inclusive para desenvolver a alta performance.

O QUE SERÁ TRABALHADO COM O COACHEE EM UMA SESSÃO

São muitas as possibilidades que podem ser trabalhadas ao longo de um processo de Coaching. Trata-se de uma ferramenta que oferece oportunidades de crescimento, desenvolvimento e aprimoramento em diversas áreas. A seguir, são listadas algumas diferentes opções em que o coach pode fazer a diferença nos resultados de seus coachees:

Sinto-me pronto para executar minha função e quero melhorar ainda mais, dia após dia.

Preciso aumentar meus contatos/mailing profissional.

Necessito produzir mais para ajudar no desenvolvimento da empresa.

Gostaria de ser visto pelos meus colegas e clientes como um profissional de respeito e sentir-me como tal.

Preciso aumentar os lucros da minha empresa.

Teria capacidade de progredir em meu projeto se tivesse uma pessoa me auxiliando.

Tenho a necessidade de desenvolver um plano de marketing para que o meu produto/serviço tenha mais visibilidade no mercado.

Quero aprender a construir equipes eficazes desenvolvendo habilidades técnicas de gestão para ter o melhor do meu grupo.

Preciso melhorar meu tempo, ter sincronia e sinergia para não deixar passar nenhuma oportunidade.

Preciso ampliar e apurar minha visão de mercado para o que realmente interessa ao meu negócio.

Reconheço que preciso resistir menos e aceitar algumas coisas com mais facilidade.

Quero assimilar e absorver de forma rápida o que aprendo para poder aplicar de imediato.

Preciso conciliar de forma mais eficaz minha vida pessoal e profissional.

Preciso ser mais íntegro.

Gostaria de priorizar melhor os meus objetivos, responsabilidades, funções e projetos para minha vida pessoal não ficar esquecida.

Sinto-me oprimido e, muitas vezes, fora da realidade. Preciso ser mais “pé no chão”.

Muitas vezes, recuo por resistência ou medo do novo. 

Gostaria de tornar-me uma pessoa pronta para as oportunidades e capaz de encontrar as soluções para os problemas que aparecem.

Não me sinto pessoal e financeiramente seguro como gostaria de me sentir. Estou ciente que devo fazer algo para resolver isso.

Sinto a necessidade de simplificar/mudar a minha vida radicalmente.

Agora é o momento de melhorar meus padrões de estilo de vida, comportamento, expectativas e relacionamentos.

Quero aprender a lidar com pessoas difíceis de uma forma mais construtiva. 

Preciso gerir melhor o meu tempo para aproveitar cada minuto e ainda ter tempo para mim.

Sinto que necessito desenvolver minha autoconfiança.

Quero surtir efeito positivo sobre as outras pessoas sem parecer controlador.

Necessito desenvolver minha mente e intelecto. Preciso de um desafio.

DESCONSTRUÇÃO DO MODELO MENTAL DO COACHEE

Modelos mentais são as maneiras com as quais as pessoas organizam e avaliam suas experiências ao longo da vida. Esses modelos estão ligados aos estímulos sensoriais, à linguagem, ao estofo cultural e à origem de cada indivíduo. 

Eles constroem, portanto, cópias da realidade na mente dos seres humanos e dos animais, associando eventos passados e procurando prever ou entender o futuro. Isso capacita as espécies a reagirem de maneira mais eficiente aos estímulos do ambiente.  

Porém, há modelos mentais que impedem que as pessoas avancem em determinado aspecto. Suas experiências até ali levam a ações iguais e pouco eficazes. Para vencer essas limitações do coachee, o coach precisa fazer uso das Perguntas Poderosas, driblando as barreiras dos modelos mentais construídos ao longo de décadas. 

modelos mentais constroem cópias da realidade na mente dos seres humanos

As Perguntas Poderosas podem ser usadas para:

Colher
informações.

Desconstruir
pensamentos.

Clarificar
significados.

Identificar limitações no modelo de mundo.

Criar novas
opções e escolhas.

Quando se está em uma sessão de Coaching, faz-se perguntas, e o cliente (coachee) responde por meio de uma linguagem superficial, generalizando, distorcendo ou escondendo informações. Isso pode acontecer de maneira não proposital, afinal, a mente humana comporta uma infinidade de informações.

Uma vez feita a desconstrução de conceitos, o cliente, motivado pelo coach, começa a entrar em um novo processo de construção, descobrindo realmente o que almeja e criando ensaios mentais de sucesso, conectados a sentimentos associados a recursos que o apoiam no processo de acompanhamento em Coaching. O próximo passo é identificar as evidências sensoriais que estão nesse pensamento, assim, determinando o que o cliente irá ver, ouvir e sentir.

Enfim, algumas Perguntas Poderosas:

Ex.:
“Quero ter sucesso”.
Coach:
“O que significa sucesso para você?”.
Ex.:
“Estou saturado”.
Coach:
“Saturado em relação a que exatamente?”.
Ex.:
“Eu vi um obstáculo na implementação do projeto”.
Coach:
“O que mais você viu? O que você escutou? O que você sentiu?”.
Ex.:
“Eu quero me desafiar mais”.
Coach:
“Como, especificamente, você quer se desafiar mais?”.
Ex.:
“Eu tenho algumas limitações na minha atuação”.
Coach:
“O que o limita exatamente?”.
Ex.:
“É complicado delegar para liderados”.
Coach:
“É complicado para quem/de acordo com quem?”.

O COACHEE É O PONTO CENTRAL

Todos os dias as pessoas se esquecem de olhar para si, em seus problemas “sem solução” e pior, deixam que a vida passe sem sequer sentirem o gosto do sucesso e realização que elas podem ter em suas vidas. 

Ao se tornar um cliente dentro de um processo de Coaching, a pessoa passa a ser o ponto central da sessão, desvendando um lado que ela mesmo não conhecia: o da superação de crenças e obstáculos. 

O coachee se vê em uma situação que tudo depende dele. Quer conquistar algo em determinado tempo? Plano de ação que somente ele pode seguir. Não seguiu o plano de ação? É responsabilidade total do cliente, que entra automaticamente em um processo de conscientização de suas ações não realizadas e o quanto elas impactaram ou vão ainda impactar a realização da sua meta. 

O COACH COMO AMIGO DA META DO COACHEE

O coach em todo o processo de Coaching torna-se um verdadeiro amigo da meta, fazendo com que o seu coachee não desista do processo facilmente.

Quando se vê sendo questionado, muitas vezes o coachee se sente “encurralado” e começa a dar desculpas dentro do processo de Coaching, colocando à tona tudo o que tem bloqueado sua vida. Nessa hora, o coach se mostra parceiro do coachee, encorajando-o com perguntas para desbloquear esse estado em que o cliente está passando.

O coachee começa a se sentir valorizado e muito melhor, sente que ele é o ponto central da sessão, percebendo que o que realmente importante durante o processo de Coaching é a realização de sua meta, como ele mesmo propôs no início do atendimento.

Demonstrar para uma pessoa o total apoio para que ela realize seus objetivos é essencial dentro de um processo de Coaching, e o profissional que atua como incentivador do cliente domina técnicas sérias para se tornar um parceiro na importante jornada do coachee.

SLAC

O QUE A SLAC® COACHING PODE FAZER POR VOCÊ

Seja no contexto pessoal ou profissional, a formação em Coaching da SLAC® é a opção ideal para você se tornar um coach e entender mais sobre o comportamento humano.

Aprenda a como sair do estado atual para o estado desejado e alcançar resultados extraordinários na sua vida!

Nossa missão é desenvolver pessoas com competências comportamentais para que elas conquistem tudo que desejam, aplicando o Coaching na sua essência, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional.

DESCUBRA COMO TRANSFORMAR SONHOS EM REALIDADE UTILIZANDO A METODOLOGIA COACHING NA SUA VIDA!

Horário

De Seg. a Sex.
9:00 - 18:00

Telefone

0800 885 5604

A lógica pode levar de um ponto A a um ponto B. A imaginação pode levar a qualquer lugar

WhatsApp