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SONHOS EM REALIDADE Grátis

Quais são as
Competências de um Coach

A SLAC® Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching está comprometida em proporcionar o desenvolvimento contínuo de seus coaches membros. Para isso, nos cursos de Coaching ensinamos e estabelecemos um modelo de competências de um profissional de Coaching.

Nosso processo de certificação não lhe dá apenas certificação, mas também lhe credencia individualmente como membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Além disso, assegura o acompanhamento e desenvolvimento das competências, sendo elas:

Respeito à diversidade

Visão

Integridade

Planejamento e organização

Comunicação

Inovação

Motivação de outros

Apoio para o alcance de resultados

Flexibilidade

Persuasão
de compra

Apoio do desenvolvimento de outros 

Foco na
qualidade.

Estas 12 competências são amplamente desenvolvidas em cada um de nossos programas de Formação em Coaching, para que se obtenham melhores resultados e bom desempenho.

RESPEITO À DIVERSIDADE

Indicadores:

  • Respeita todas as pessoas sem levar em conta gênero, raça, status, local de origem ou outras fontes de diferenças.
  • É aberta e curiosa para aprender sobre as diferenças entre as pessoas.
  • Enfatiza os pontos em comum que todas as pessoas têm e não foca nas diferenças.
  • Avalia as pessoas baseado em méritos objetivos e não em tendências subjetivas.

VISÃO

Indicadores:

  • Pensa de maneira inovadora e criativa.
  • Identifica metas futuras, de longo prazo, para a organização e/ou departamento.
  • Visualiza problemas ou iniciativas táticas sob uma perspectiva ampla e enfatiza soluções que apoiam os objetivos estratégicos.
  • Batalha pela implementação bem-sucedida de suas ideias.
  • Gera novas ideias/soluções que possam ser implementados com sucesso.
  • Desafia pessoas e organizações ao crescimento e aperfeiçoamento contínuo.

INTEGRIDADE

Indicadores:

  • É ético e honesto em todas as suas relações.
  • Mantém-se em um alto padrão e fará o que é certo, apesar das consequências para si mesmo.
  • É ético e honesto em todas as transações com as pessoas.
  • Não promete o que não pode fazer.
  • É digno da confiança pessoal dos outros.
  • É justo em suas expectativas quanto aos outros.
  • Faz o que prometeu.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Indicadores:

  • Apoia e administra o progresso até que o objetivo seja atingido.
  • Administra eficazmente seu próprio tempo.
  • Identifica e usa bons processos e procedimentos de administrar o trabalho.
  • Administra eficazmente o tempo de outros.
  • Desenvolve e apoia planos de contingência como prevenção a possíveis obstáculos.

COMUNICAÇÃO

Indicadores:

  • Desenvolve uma boa comunicação por empatia com outras pessoas.
  • Articula pensamentos e ideias de forma clara.
  • Fazer perguntas que levem o coachee à reflexão.
  • Fecha o círculo de informações tendo certeza que entendeu os outros e que foi entendido por eles.
  • Prontamente compartilha informações e conhecimentos úteis.
  • É verdadeiro e construtivo em suas comunicações.

INOVAÇÃO

Indicadores:

  • Questiona como as coisas têm sido feitas até o momento e como poderão ser feitas no futuro, indicando novos meios de se abordar a situação.
  • Vê soluções para problemas ou iniciativas táticas de uma ampla perspectiva e enfatiza soluções que sustentem objetivos estratégicos.
  • Contribui para o coachee encontrar novas ideias e soluções para o sucesso.
  • Pensa de modo sistêmico, inovador e criativo.

MOTIVANDO OUTROS

Indicadores:

  • Demonstra uma paixão pessoal e automotivação para desempenhar num nível elevado.
  • Dá grande valor a criar e manter altos níveis de paixão e entusiasmo nos outros.
  • Gera entusiasmo e paixão na maioria das pessoas com as quais se relaciona.
  • Adapta seu estilo para lidar com pessoas diferentes.
  • Reconhece forças e conquistas do coachee

ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS

Indicadores:

  • Desafia a si mesmo, pessoas e organizações para estabelecerem expectativas elevadas.
  • Não desiste facilmente, persiste.
  • Apoia o estabelecimento de metas e objetivos apropriados.
  • Supera obstáculos para alcançar resultados.
  • Aplica o seu esforço em trabalho árduo para alcançar resultados.
  • Alcança resultados.

FLEXIBILIDADE

Indicadores:

  • É constantemente positivo em suas atitudes sobre o trabalho.
  • Recupera-se rapidamente de desapontamentos, rejeição de clientes, expectativas não cumpridas e outros imprevistos.
  • Mudar constantemente o curso ou as prioridades, conforme necessário.
  • Constantemente se comporta de modo profissional, independente das circunstâncias.
  • Aceita mudanças pronta e abertamente, adaptando-se e se ajustando às circunstâncias novas ou mutáveis.
  • Mantém uma atitude positiva apesar do estresse e da frustração.
  • Tem disposição para mudar o modo que trabalha, adotando novos métodos, processos, etc.

PERSUASÃO DE COMPRA

Indicadores:

  • Tem coragem e força de vontade para vender.
  • Usa persuasão direta em discussões ou apresentações de vendas.
  • Efetivamente convence os outros a comprarem.
  • Tem alto conhecimento do produto ou serviço que está sendo promovido.
  • Prevê e responde confiantemente a objeções e preocupações dos outros.
  • Procura compreender sua plateia e adapta sua mensagem para melhor se ajustar a ela.
  • É persistente e seguro sem ser excessivamente insistente.

APOIA O DESENVOLVIMENTO DE OUTROS

Indicadores:

  • Demonstra um interesse sincero no desenvolvimento e sucesso dos outros.
  • Dá feedback e opiniões objetivas e verdadeiras.
  • Demonstra expectativas elevadas em relação aos outros.
  • É apoiador.
  • Ajuda os outros a encontrarem oportunidades para crescer.
  • Não é demasiadamente crítico ou condescendente.

FOCO NA QUALIDADE

Indicadores:

  • É disciplinado e sempre procura fazer o melhor trabalho possível.
  • Visualiza a qualidade de seu trabalho e os produtos e serviços da organização sob a perspectiva do cliente.
  • Procura sempre meios de aperfeiçoar a qualidade do seu trabalho.

Como ser a mudança que se quer ver:

Para se tornar um coach é fundamental superar alguns desafios, os quais estão elencados a seguir:

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Desafio 1 - Escute com mais atenção e receptividade:

Tenha a escuta ativa e atenta. Demonstre o que você entendeu aquilo que foi dito, antes de expressar sua opinião ou experiências. Para conseguir mais atenção da outra parte no diálogo em situações tensas, escute e repita o que escutou, principalmente sobre emoções, antes de expressar suas necessidades e posições. Essa maneira de escutar mostra que entender o que o outro diz não significa que se concorda com o que ele faz ou que se aceita fazer o que é pedido.

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Desafio 2 - Convide o outro a conversar e explique sua intenção

No intuito de ajudar a outra parte a cooperar com você e evitar desavenças em diálogos importantes, explique o tipo de conversa que você pretende ter. Quanto mais importante a conversa para você, maior deve ser o esforço para fazer com que o outro entenda o contexto.

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Desafio 3 - Busque se expressar de modo mais claro e completo

Procure falar mais devagar e dê a outra pessoa mais informações sobre como você está se sentindo ou pensando. Utilize frases diferentes iniciadas com “eu”. Uma forma eficaz de ajudar o outro a compreender melhor é utilizando cinco diferentes dimensões das frases “eu...”. Quando alguém escuta a outra pessoa de modo sincero, ocorre um processo bastante criativo. Assim, quanto mais frases do tipo “eu...” a pessoa que está falando usar, mais fácil será para quem escuta entender o que outro está dizendo e sentindo. 

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Desafio 4 - Transformando críticas, reclamações e pedidos

A fim de obter maior cooperação dos outros, sempre que possível, pergunte o que você deseja, utilizando, para isso, uma linguagem específica e positiva. Que seja acompanhada de uma ação específica, em vez de fazer considerações genéricas com o uso, por exemplo, de termos como “por quê”, “não” ou “alguém poderia”. Auxilie as outras pessoas a fazerem o que você pede, acrescentando as razões do pedido e o benefício.

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Desafio 5 - Pergunte de forma mais aberta e criativa

Para coordenar a própria vida e o trabalho com quem está ao nosso redor é preciso saber mais sobre o que os outros estão pensando, sentindo, querendo e planejando. Em geral, a forma como se pergunta, em que se busca respostas restritas a um "sim" ou "não", tende a fechar as pessoas. Por sua vez, perguntas abertas as encorajam a revelarem mais sobre suas emoções e pensamentos.

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Desafio 6 - Tenha mais consideração

Para estabelecer relações mais satisfatórias com quem está à sua volta, demonstre maior gratidão, positivismo, prazer, apreço e encorajamento. Ao longo da vida, sempre, lida-se com obstáculos e desafios. É confortável e fácil detectar somente os pontos que necessitam de correção ou conserto. Para que relacionamentos pessoais sejam mais satisfatórios e para que a vida seja mais feliz, é preciso prestar atenção e mostrar apreço pelo que lhe agrada e que você entende como bom e correto.

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Desafio 7 - Foco no aprendizado contínuo

Para uma boa comunicação em situações distintas é preciso treinar as habilidades inúmeras vezes até o dia em que elas irão se tornar hábitos. O último desafio consiste em praticar as capacidades comunicativas em desenvolvimento no seu cotidiano, na resolução de problemas em conjunto, oferecendo apoio moral a pessoas que se considera importantes e sentindo prazer ao notar como se pode influenciar o mundo de forma positiva.

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