Qual é o objetivo do líder?

Para se definir o objetivo de um líder, deve-se identificar, primeiramente, qual tipo de líder é, ou seja, qual é a ramificação de liderança a ser seguida. O propósito ideal para qualquer líder, independentemente de sua ramificação, é conseguir com que, através da gestão de pessoas, elas façam aquilo que foi estipulado. Dessa forma, atingir suas metas, sejam elas para a equipe ou para sua organização, fazendo assim, com que os indivíduos sintam que, ao alcançar os objetivos estipulados pelo líder, elas também estejam satisfazendo suas próprias metas.

Liderança paternal e situacional

Um líder paternalista, por exemplo, visa como objetivo o fim dos conflitos em grupos e um relacionamento amável, em que ele venha a ter uma postura de representante paternal do grupo.

Já um líder situacional, baseia-se no fato de que cada situação requer um tipo de liderança diferente para se alcançar o melhor dos liderados. Este tipo de líder deve ser versátil e flexível, sabendo adequar seu estilo à pessoa e a situação com a qual está trabalhando.

O líder completo utiliza o que há de melhor nas lideranças: autocrática, liberal e democrática, aplicando conforme o grupo e a circunstância que tem à mão, tendo como objetivo solucionar os problemas relevantes para que se cheguem ao fim desejado, ou seja, se o objetivo for treinar uma equipe inexperiente para determinada situação, o líder também dirige e supervisiona a realização das tarefas, mas deve solicitar sugestões e explicar suas decisões.

Comunicação e liderança

Esta ação também é utilizada com pessoas que já tenham experiência, mas que perderam seu interesse inicial ou que precisam se adequar à tarefa atual. Em resumo, a liderança pode ser definida como uma influência por meio do processo de comunicação, o qual ocorre entre indivíduos em uma determinada situação, na qual exista a necessidade de se alcançar um objetivo final.

Uma ótima maneira de aperfeiçoar os aspectos de liderança e acrescentar tais habilidades no seu currículo profissional é através da realização do curso de líder coach, que tem se firmado como tendência.