Num mundo cada vez mais complexo, a liderança estratégica é essencial para as corporações. Ela está totalmente focada no desenvolvimento de liderança empresarial e, em segundo plano, na figura do líder.

É muito fácil concentrar a atenção na pessoa do líder, seu carisma e charme, mas isso é insuficiente e, por vezes, prejudicial.

De acordo com os especialistas, o desempenho das empresas depende menos de um líder enquanto indivíduo e mais da liderança de um sistema instituído na empresa. O mito do líder herói, celebridade com foco na imagem, hoje dá lugar ao líder autêntico, focado na retenção de talentos e na motivação de equipes, totalmente dependente de um sistema de liderança da organização.

As Características de Liderança

Cada empresa é única, com estilo próprio de liderança resultado do alinhamento entre a estratégia da empresa, as características organizacionais e os sistemas de liderança.
Transforme sonhos em realidade

A marca de liderança é algo que está alinhado à marca da empresa junto dos seus clientes e ocorre quando o conhecimento, as capacidades e os valores dos líderes são aplicados de forma a desenvolver as competências e os processos da organização e também as decisões e os comportamentos dos seus colaboradores.

Como Desenvolver a Liderança Estratégica

A liderança estratégica deve ser desenvolvida com base em programas alicerçados em objetivos a serem atingidos, na análise organizacional e na definição de um estilo ou marca de liderança adequada à organização. Após isso, deve ser realizada uma avaliação de competências aos elementos da empresa abrangidos pelo Programa de Desenvolvimento de Lideranças, bem como a identificação das necessidades de liderança da empresa para o futuro.

O desenvolvimento da liderança deve ser baseado em PDIs (Planos de Desenvolvimento Individuais) e PDEs (Planos de Desenvolvimento de Equipes), com formação sistemática, bem como em projetos concretos de gestão da mudança e, além de coaching.

A existência de aplicações informáticas de suporte ao desenvolvimento de liderança nos portais internos é fundamental em grandes organizações.