Sabemos da importância do papel de um líder em uma organização e para equipe, as pessoas mudaram e a forma de gerenciar também, com isso se faz necessário que os gestores desenvolvam novas estratégias, adquira novos conhecimentos para que possa extrair o máximo potencial de cada membro de sua área.

De acordo com o Centro para Creative Leadership, a liderança estratégica esta definida como forma de pensar, agir e influenciar os outros de forma a aumentar a vantagem competitiva sustentável de uma organização.

Os líderes têm muitas " ferramentas", á sua disposição para alcançar seus objetivos. Eles criam visão, implementam processos financeiros, desenvolvimento de produtos entre outros. Mas, o que diferenciará sua liderança é a sua mentalidade e a forma que motiva as pessoas a atingirem um objetivo compartilhado entre a equipe, empresa e gestor.

COMO SER UM LÍDER ESTRATÉGICO?

Olhe a longo prazo:

Um líder estratégico visa a saúde de sua equipe e empresa a longo prazo, esta preocupado em desenvolver planos estratégicos tendo uma visão ampla e de diversas óticas do negócio.

Múltiplas perspectivas:

Compreende e integra pontos de vista individuais e organizacionais, bem como perspectivas internas e externas. Uma pesquisa feita pela CCL aponta que há uma grande desconexão, entre os objetivos e missão da organização e a compreensão dos funcionários de como suas funções apoiam as metas da empresa.

O líder estratégico deve deixar claro para sua equipe o papel de cada um e a importância de sua atividade para atingimento do resultado final da empresa.

Capacidade de liderança do negócio: 

Desenvolve um plano estratégico de sua área:  Possui um Business Plan de sua equipe e área;

Orientado a resultado: Desenvolve estrategias para atingir seus objetivos e resultados;

Consciência Global: Desenvolve uma visão do todo, mundo externo, concorrências, tem claro suas forças e fraquezas e cria estratégias para superar possíveis obstáculos com foco na solução.

Capacidade de liderar outras pessoas:

Possui características e desenvolve competências de liderança no qual entende que as pessoas são parte integrante do negócio, buscam conhecimento e desenvolvimento para potencializar sua equipe. Possui pontos como:

Compromisso : Com a equipe, consigo mesmo e empresa

Sinergia: Busca manter sinergia entre todos e proporciona um ambiente em que as pessoas possam trazer ideias e compartilhar com o grupo.

Desenvolve e Capacita: O Líder estratégico, ele busca conhecer sua equipe e como cada um funciona. Busca desenvolver e capacitar sua equipe para que consigam atingir os resultados com o aumento de performance.

Diferenças: Entende a diferença em seu grupo e utiliza da melhor forma, sabe delegar as tarefas de acordo com o perfil de cada profissional.

Delega: As atividades as tarefas e projetos, confia em sua equipe e sabe que quanto mais tiver esta atitude, as pessoas ficaram ainda mais engajadas com a empresa e com o próprio líder.

Capacidade de liderar pelo exemplo pessoal: 

A equipe esta o tempo todo acompanhando o comportamento seu líder. E liderar pelo exemplo traz inspiração, produtividade e maior colaboração entre todos.

Durante o dia a dia de um líder ele precisa:

Obter Coragem : para tomar decisões importante

Imagem: Como é construída sua imagem ( fora e dentro do ambiente corporativo?)

Credibilidade: O líder tem grande influência no dia a dia de sua equipe, com isso ter credibilidade de suas informações faz com que consiga atingir seus resultados de forma consistente, sua credibilidade é construída não apenas em sua área, mas também na forma que se relaciona com outras lideranças e equipes.

Se você é Líder, fique tranquilo que o desenvolvimento é feito aos poucos. Irá acertar e também errar, mas tenha em mente que o seu desenvolvimento deve ser constante, tenha claro que você possui um papel extremamente importante para sua equipe e empresa.

Se você já aplica alguns dos princípios acima ótimo, se ainda não, escolha algum dos itens e comece a criar um plano de ação.

Caso, lhe falte confiança para colocar em prática, sente inseguro para tomar as decisões e até mesmo com a equipe, fique tranquilo que atualmente existe diversas formas que vai ajudá-lo neste processo que pode ser um Coaching de Liderança, treinamentos que por sinal existem diversos por aí.

Entender em que ponto da sua liderança você esta atualmente, ajudará tomar a decisão correta para qual caminho seguir e assim atingir um outro nível em sua liderança.

“Nenhum homem será um grande líder se quiser fazer tudo sozinho ou se quiser levar todo o crédito por fazer isso.” – Andrew Carnegie, empreendedor.

Gostou desse conteúdo? Então clique em gostei, deixe seu comentário e/ou compartilhe. Fazendo isso você vai me ajudar diretamente na minha missão que através do meu trabalho possamos formar líderes, empresários, profissionais e uma sociedade com mais consciência de seu papel, para que possam replicar seus conhecimentos transformando assim em agentes de mudanças no ambiente em que vive.

Abraço,

Herica Ponsiana

Leadership & Business Development, Executive Coaching and Career Strategies| Sales trainer