Quando a metodologia do coaching de vida se torna uma aliada do tratamento nutricional, os resultados superam as expectativas.

Quem tem o objetivo de perder peso, precisa estabelecer uma dieta personalizada, aumentar o consumo de fibras, frutas, ingestão de proteínas e líquidos, eliminando os alimentos industrializados da cultura alimentar. Tudo isso somado à prática de atividades físicas, para tornar a vida saudável um hábito. Mas o principal desafio ainda é conseguir fazer o cliente aprender a atingir essas metas para chegar ao peso almejado, executando adequadamente o plano alimentar prescrito pelo nutricionista.

Contudo, não está sob o escopo das competências desse profissional a tarefa de ouvir e lidar com alguns problemas emocionais dos seus pacientes, embora um suporte para essas necessidades seja um grande diferencial para uma dieta bem sucedida.

Por isso, ao fazer um curso de coaching, o nutricionista vai encontrar o apoio necessário para que possa impulsionar os pacientes a modificarem seus hábitos alimentares para alcançar a meta de perder peso.

Coaching para Profissionais de Nutrição

Um dos maiores benefícios do coaching para nutricionistas é o fato da metodologia apoiar o profissional em pontos essenciais, permitindo aos seus clientes não apenas a perda de peso, mas o desencadear de um processo de mudança saudável, com inúmeros benefícios.

O paciente pode recuperar sua auto eficácia e acreditar na sua capacidade de mudar a cultura alimentar, aumentando a determinação para eliminar peso e sistematizar a dieta.

A metodologia do coaching associa as metas aos valores, dando suporte ao cliente para que ele entenda que o processo vai muito além do emagrecer, mas também obter qualidade de vida e bem-estar.

As técnicas de inteligência emocional trabalhadas no coaching também apoiam o cliente no controle de seus impulsos e emoções, evitando a compulsão por doces e alimentos.

Visualizando Conquistas

Quando o paciente consegue visualizar suas conquistas, chega a um estágio de autonomia e aprendizado, mantendo os resultados atingidos e buscando melhorias progressivas.

Dessa forma, o coaching dá suporte para que o cliente se empodere de suas habilidades, tendo em vista que a maior parte das pessoas que procuram mudar os hábitos alimentares vive frustrada porque conseguem emagrecer, mas não manter, engordando novamente.

Essa situação é comum, porque o padrão de dieta proposto a essas pessoas requer esforço contínuo e abdicação de comidas prazerosas para o resto da vida, dificultando que alguém consiga se adequar.

Nutricionista com Formação em Coaching

O nutricionista com formação em coaching torna-se capaz de entender que uma dieta factível é aquela que se adequa à vida dos pacientes. Essa não é uma tarefa fácil e depende de mudanças significativas no comportamento de quem tem o poder decisório, no caso, o paciente. Cabe a ele definir suas prioridades e metas, enquanto o profissional fica ao seu lado dando suporte necessário.
Transforme sonhos em realidade

Diferente das tradicionais abordagens da área da nutrição, o nutricionista com conhecimentos em coaching usa dados para tentar convencer o cliente sobre a conduta que precisa adotar e porque é necessário mudar. Essas técnicas dão suporte para o cliente se motivar, se fortalecer e priorizar o que deve ser mais importante na sua vida, abrindo as portas da mudança de dentro para fora.

Os nutricionistas devem estar imbuídos da tarefa de fazer as pessoas entenderem que estar de dieta não significa que elas não podem comer quase nada, ou se não estiverem de regime podem colocar qualquer coisa no prato. Deve uma haver uma nova cultura de hábitos alimentares, onde o cliente consiga emagrecer sem sentir que está fazendo dieta.