O coaching é uma metodologia capaz de dar suporte para as pessoas obterem mudanças de forma rápida, atingindo bons resultados. Quando utilizado por nutricionistas para melhorar o atendimento em consultórios, clínicas ou academias, apoia esse profissional na fidelização de seus clientes, por meio de métodos motivacionais que os façam descobrir os reais motivos que os levaram até a consulta.

Dessa forma, será possível ultrapassar as expectativas no atendimento. Os profissionais da área de nutrição também entenderão a importância de respeitar a individualidade do cliente e planejar metas com base nos objetivos e na capacidade do cliente atingi-las, tornando as consultas cada vez mais personalizadas.

O Coaching para Nutricionistas

Em 2016, o American Journal of Lifestyle Medicine publicou um estudo mostrando a importância de que no primeiro passo do atendimento em nutrição seja estabelecida uma relação de confiança entre o paciente e o profissional, por meio de técnicas como contato visual, autenticidade, energia, qualidade de voz, atenção ao ouvir o paciente, deixando-o relaxado durante a consulta.

Ainda de acordo com o estudo, deve ser adotada uma boa técnica de linguagem corporal para gerar confiança e empatia entre as partes. Dessa forma, o coaching pode apoiar os nutricionistas que têm como objetivo ajudar as pessoas que sentem dificuldade para mudar os hábitos alimentares.

O processo é desencadeado com a pessoa que se tornará capaz de perceber a necessidade de alcançar as metas estabelecidas. A partir daí, o universo se amplia e a pessoa fica mais entusiasmada, por isso o suporte de um profissional qualificado é essencial para que tudo ocorra no tempo estipulado, onde se respeita as capacidades, limites e vontades de cada pessoa.

O Conhecimento sobre Coaching para Profissionais de Nutrição

Quem busca o suporte de um coach está interessado em conhecer o percurso a ser trilhado em curto, médio e longo prazo, identificando todas as falhas e competências e superando as dificuldades. Por isso, o fator de autocontrole e de inteligência emocional devem ser valorizados.

Outros fatores amplamente valorizados pelo processo de coaching, como estímulo ao perfil intelectual do cliente, ao crescimento profissional e pessoal, desenvolvimento de relações interpessoais, busca de estabilidade em todas as esferas, melhoria na qualidade de vida, ampliação de inteligência emocional, habilidade para gerenciar crises e deixar de resistir às mudanças.

Ao conciliar coaching com nutrição os resultados são nítidos até na hora de escolher os alimentos adequados no momento das compras e durante as refeições, resultando em uma alimentação saudável e, consequentemente, no peso ideal.

  0   0

Sulivan França

Sulivan França

Presidente da SLAC Coaching

Atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França é Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes.