Escrito por Sulivan França - 19 de Outubro de 2017

trabalho em equipe é algo extremamente importante e eficaz para as empresas, desde que seja conduzido da maneira correta. Uma equipe mal orientada, desmotivada, sem estímulos, pode fazer com que projetos muito bons não deem certo e até mesmo arruinar organizações.

Para que uma organização se desenvolva e conquiste espaço no mundo corporativo, a participação de seus funcionários no processo de crescimento é fundamental, afinal, o chamado grupo de colaboradores que compõe uma empresa é a alma do negócio, e é a partir deles que devem surgir ideias, sugestões, melhorias e críticas para um trabalho de qualidade.

É papel do líder incentivar sua equipe e demais áreas a vestir-se das cores da organização e lutar pelo seu sucesso.

A importância de se ter um bom líder em uma equipe de trabalho é que ele sabe que o segredo de um trabalho em conjunto está na delegação de funções, responsabilidades e não de tarefas, onde cada profissional, dentro de seus conhecimentos e capacidades, possa desenvolver a etapa do processo que lhe é designada.

A condução desse processo deve ser realizada por um líder que enxergue não apenas os conhecimentos técnicos dos profissionais, mas que também saiba trabalhar as habilidades e competências de cada um e entenda os aspectos do comportamento humano.

Liderança e trabalho em equipe

Liderar é sempre uma tarefa complexa, pois o líder, além de habilidades técnicas para gerir a equipe, tem que ter também a capacidade de desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e profissionais, alinhando com os interesses das organizações.

Liderança e trabalho em equipe estão diretamente ligados. O profissional que conduz os demais nos processos de trabalho é o responsável pelo desenvolvimento dos colaboradores e equipes a fim de explorar o máximo de suas competências e conhecimentos.

O coaching como ferramenta de liderança

Nesse sentido, um líder que adota o coaching como filosofia profissional garante que sua gestão seja eficaz, pois trabalhará cada profissional de sua equipe de maneira única.

Ele terá expertise para identificar, desenvolver, aprimorar e reter seus talentos, além de realizar planos estratégicos que farão de sua equipe um time de alta performance.

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