O que é comportamento inconsciente?

O comportamento inconsciente está associado a atos adotados, sem que se tenha domínio ou conhecimento dele. Por vezes, pode estar conectado a traumas.

Ele proporciona o equilíbrio necessário para o indivíduo, já que esses traumas inconscientes, muitas vezes, se tornam mecanismos psicológicos de defesa. Esse comportamento reúne tudo o que fica filtrado na mente, nos conteúdos irracionais.

O criador da psicanálise e médico neurologista Sigmund Freud explica em suas teorias que o comportamento inconsciente é expressado através de lacunas, as quais podemos encontrar no consciente e que se apresentam sob a forma de histeria e outras perturbações psíquicas. Essa teoria de Freud é contestada por vários pesquisadores, porém, o estudo do inconsciente não pode jamais ser deixado de lado, por ser essencial à compreensão de questões associadas às falhas que todas as pessoas cometem, sejam saudáveis ou portadoras de perturbações psíquicas.

Outros estudos apontam que o comportamento inconsciente não está relacionado a suposições ligadas à lei da metafísica, mas a fatos reais, existentes na menta humana. Eles estão associados a experiências do indivíduo que outras pessoas podem ter acesso ou não, uma vez que a existência de um inconsciente tem o objetivo de estabelecer o equilíbrio necessário à saúde mental do indivíduo.

Acessando o inconsciente

É essencial compreender as questões inconscientes porque elas existem e não são acessíveis ao ser humano de forma consciente. Quando Freud defendeu a existência do inconsciente nos momentos em que analisava seus pacientes, vinha no sentido de aceitar esse comportamento e de poder explicá-lo. Mas ao longo das experiências, percebeu que o seu objetivo de trazer essas memórias à tona para o consciente encontrava obstáculos, na medida em que os mesmos tinham lacunas de memória sobre esses comportamentos, ou então experimentavam sensações que lhe causavam sofrimento.

Em avaliações de vítimas de experiências traumáticas com perturbações psíquicas, por exemplo, é possível observar esse processo de maneira bastante clara. Os indivíduos tendem a repetir comportamentos traumáticos de forma inconsciente e sem, necessariamente, recordar do trauma que causaram isso.

Alguns estudos também dizem que o comportamento inconsciente é resultado de vários comportamentos tidos de forma consciente no passado, que atualmente não são acessíveis ao indivíduo de maneira consciente.