Como parceiro do cliente, o coach apoia a identificação de caminhos que levam ao seu estado desejado, sem estabelecer o que é certo ou errado. Na verdade, esse profissional sabe respeitar o histórico de vida e profissional do cliente, assim como suas decisões e escolhas, dando suporte para que ele encontre os melhores resultados.

Perguntas em Coaching

Veja as cinco perguntas mais utilizadas em processos de coaching:

1 - O que Você se Dispõe a Fazer para Transformar a Vivência Negativa em Aprendizado?

Na verdade, uma experiência negativa não precisa se transformar em um peso na vida do indivíduo. Através dessa pergunta, o coach instiga o cliente a analisar a situação ruim e a torná-la aprendizado.

2 - O que Você Pretende Alcançar ao Final do Processo de Coaching?

A primeira etapa do coaching é fazer com que o cliente reflita, avalie e estabeleça quais são seus objetivos ao final da metodologia. A partir dessa definição, ele será capaz de traçar metas de acordo com o objetivo estipulado.

3 - O que te Motiva a Viver?

Uma pessoa precisa ter definido com clareza sobre o que a motiva a viver. Precisa saber se busca uma vida melhor, se pretende alcançar um sonho, encontrar um amor ideal, se quer promoção, enfim, seja qual for a situação, as pessoas têm motivação. Isso é importante para a metodologia de coaching e, ao identificar, o cliente se sente estimulado a continuar o processo.

4 - O que Você tem Feito para Atingir seu Objetivo?

Por mais simples que uma atitude pareça, ela afeta de maneira positiva ou negativa a vida do ser humano. Durante as sessões, o coach propõe ao cliente uma lista das ações e comportamentos adotados para que o objetivo seja alcançado, além de mostrar a importância para que isso aconteça.

5 - Como uma Situação Negativa Contribui Positivamente para a sua Vida?

Quando renega a condição passiva diante de uma experiência ruim, o cliente pode fazer novas escolhas para lidar com a adversidade, além de se desenvolver e evoluir no âmbito pessoal ou profissional.

Transforme sonhos em realidade

Veja também:

Curso de Coaching
Curso de PNL