Até mesmo o mais eficiente executivo da mais importante empresa comete erros. É preciso saber que nenhum profissional está imune a enganos, e inclusive uma mente brilhante pode ser enganada.

Aspecto fundamental para ser eficiente na análise de comportamento e gestão de pessoas é saber que, diante das falhas, o profissional pode encontrar motivação e oportunidades para o crescimento.

A frase pode parecer batida, mas continua atual e verdadeira: os erros são a melhor e mais eficiente forma de aprendizado. Então, não fuja deles ou os esconda. Assumir falhas permite o amadurecimento e o crescimento profissional e pessoal e as empresas sérias valorizam aqueles que reconhecem seus equívocos sem terceirizar a culpa e comprometem-se a não repeti-los.

Com uma década de experiência no mercado de coaching pude observar que os equívocos mais comuns têm motivações profundas. Algumas pessoas carregam um passivo de outras experiências profissionais e pessoais por vezes altamente prejudiciais para a carreira. São justamente os pequenos e frequentes erros que podem se tornar um problema sério quando não gerenciados adequadamente porque vão se sedimentando e passam a fazer parte do comportamento profissional da pessoa. É importante lidar com isso de forma estratégica.

E você, já cometeu algum erro que se converteu em uma oportunidade na carreira? Conte para nós como foi nos comentários!