A diferença entre coaching de grupo e de equipe

coaching para equipes é um programa focado em transmissão de conceitos e técnicas fundamentais para aplicação em equipes corporativas.

O coach desenvolve equipes de projeto, de forma que os desempenhos sejam elevados, além de apoiar a equipe para definir metas específicas, compor um plano e estratégias para assegurar uma ação com foco e objetivos relevantes.

A abertura de canais de comunicação em sua equipe garantem informação e aprendizagem compartilhadas e o coaching de equipe deve atingir um objetivo, ainda que em curto período, de modo a permitir que o foco seja voltado para a solução, metas e objetivos alinhados ao propósito do time.

Como é o processo de coaching para equipes

O processo de coaching de equipe aproveita ao máximo o talento de todos os colaboradores envolvidos. Dessa maneira, o crescimento da corporação se torna amplo e uniformizado, com metodologia focada em metas bem definidas.

Para uma empresa se manter competitiva, é necessário que os profissionais estejam alinhados e comprometidos, uma vez que, o esforço conjunto de todos os colaboradores é que proporcionará os resultados desejados.

Como funciona o coaching em grupo

Já o coaching em grupo é uma técnica que pode ser mais vantajosa que o atendimento personalizado, devido ao poder de apoio social e solidariedade entre os participantes. As sessões de coaching possibilitam trocas de experiências entre os envolvidos e isso, muitas vezes, é algo positivo.

No início do processo é comum que o cliente fique confuso, e ver seu problema retratado na visão de outra pessoa do grupo, ajuda no seu direcionamento e definição do seu objetivo com clareza.

No coaching em grupo é necessário preparar um conteúdo, de preferência em vídeo, em que é descrito como funciona o processo em grupo e como é valiosa a troca de experiências entre os participantes.

Diferente do coaching de equipe, as sessões em grupo, normalmente, são separadas para homens e mulheres, principalmente no coaching de vida e assuntos como relacionamento, emagrecimento, crises emocionais e assuntos femininos que costumam ser vistos de forma diferente no universo masculino. Nesses casos, se a turma for mista, podem haver conflitos, divergências de pensamentos e sentimentos.

Nichos de coaching

Vale lembrar que existem apenas dois tipos de coaching:

Life Coaching – processo desenvolvido para a pessoa ter uma melhor qualidade de vida, tanto para o desenvolvimento pessoal como para o planejamento de vida. Normalmente, é solicitado por qualquer pessoa que pretenda alcançar determinado objetivo.

Executive Coaching – destinado a alcançar objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócios. Costuma ser solicitado por empresários, diretores, executivos, entre outros profissionais.

Há ainda o que pode ser chamado de subcategoria entre o coaching de vida e o coaching executivo:

Coaching de Carreira – orienta carreiras profissionais, desenvolve e encaminha a pessoa para novas oportunidades.

Divisões do coaching executivo:

Leader Coach – desenvolvido para que as competências de um coach fossem transmitidas para líderes de equipes, entre elas estão:empatia, perguntas estratégicas, feedback, condução de processos, liderança servidora e escuta atenta e estruturada.

Team Coach – treinamento e desenvolvimento de equipes para desenvolver e maximizar a performance do grupo. Desenvolve uma meta que deve ser alinhada ao cenário, cultura e valores da organização, bem como planejada com o modelo de competências.