Liderança é a habilidade de inspirar pessoas, desenvolvendo-as com base no poder de influência exercido pelo líder. Técnicas como: ter uma boa oratória, ser flexível, e ser positivo, apoiam uma liderança eficaz.

Já, o conceito de gestão de pessoas está relacionado aos processos utilizados pelo líder para gerir uma equipe de forma eficaz.

O líder pode até utilizar técnicas, ferramentas e sistemas que facilitam o dia a dia, tornando sua gestão cada vez mais efetiva. No entanto, é importante que se tenha claro, que liderança e gestão de pessoas são ações diferentes, porém interligadas.

A Função do Gestor

Ao contrário do que muitas empresas pensam, gestão de pessoas é uma das atribuições da área de liderança corporativa, não do RH.

Essa ideia parte do entendimento que, o líder conhece bem cada membro de sua equipe, o que o torna mais capacitado para administrar e integrar seus valores, desejos, opiniões, etc.

Vale ressaltar que, apesar de vivermos em sociedade, o relacionamento com as pessoas ainda é um desafio, pois existe uma grande variedade de personalidades, ideais, valores e opiniões, dentre outras coisas, que fazem as relações sociais complexas.

Liderança na Gestão de Pessoas

A atuação de um líder na gestão de pessoas, vai muito além do que as obrigações tradicionais. Gerir pessoas é um desafio, que exige paciência e compreensão.

É papel das empresas treinar adequadamente a área responsável pelo recrutamento e seleção, garantindo que os profissionais com o perfil adequado, ocupem cargos de liderança.

Além da boa capacitação técnica, esse processo seletivo interno deve considerar o grau de motivação e a forma como essas pessoas encaram o desempenho da função de líder.

A Função do Líder

Os profissionais em cargo de liderança exercem papel fundamental no convívio, colocando ordem nos relacionamentos interpessoais.

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Para isso, esses cargos devem ser ocupados por profissionais devidamente treinados e capazes de valorizar e compreender o ser humano.