Um verdadeiro líder se diferencia pela capacidade de influenciar pessoas em direção a objetivos comuns, embora isso não seja uma tarefa fácil. Qualquer empreendedor pode trabalhar essa característica na sua personalidade, mas é necessário ter muita força de vontade, dedicação e talento para conduzir as pessoas e aproveitá-las em todo seu potencial.

A equipe também precisa ser dedicada para abraçar sua causa e estar pronta para os desafios que surgirão pela frente.

Um líder de sucesso deve ser social e habilidoso para se relacionar com pessoas de inteligência aprimorada. Para isso, precisa fazer uma leitura das capacidades de cada candidato à vaga e selecionar as pessoas mais talentosas.

Veja algumas personalidades mundiais com relevância histórica atribuída à grande capacidade de liderar:

Joana D’Arc

Personalidade de grande vulto na história da França que se destacou em episódios de luta contra a Inglaterra, na época da Guerra dos Cem Anos.

Ela rompeu paradigmas ao se vestir de homem e ingressar no exército francês, comandando tropas militares e vencendo importantes batalhas, sendo reconhecida por sua honra pelo rei Carlos VII.

Esse gesto do rei causou inveja por parte de outros líderes militares franceses, o que provocou uma série de acusações por feitiçaria que culminaram em seu fim trágico na fogueira. Mesmo com tudo isso, ela foi canonizada em 1920.

Abraham Lincoln

Um dos maiores presidentes dos Estados Unidos, ele foi corajoso ao ter feito a abolição da escravatura no país e se destacar na administração durante a Guerra Civil, entre os anos de 1861 e 1865. Sempre com pensamentos de vanguarda, ele foi um dos grandes responsáveis pela modernização da economia americana.

Walt Disney

Construiu um importante legado, teve seu parque inaugurado após sua morte e permanecendo até os dias atuais como um dos maiores centros mundiais de entretenimento.

O segredo do sucesso desse empreendimento está no foco em preservar o senso de pertencimento, priorizando a satisfação dos clientes e colaboradores do parque.

Mahatma Gandhi

Conseguiu a independência da Índia utilizando a pacificação, ou seja, influenciou cerca de 350 milhões de pessoas a não guerrear.

O país atravessou 20 anos de revolução pacífica, onde Gandhi se destacou como a voz do povo, mobilizando lideranças internacionais utilizando seus ideais de paz, igualdade, justiça e vida natural. Esses ensinamentos são seguidos até hoje por milhares de pessoas no mundo.

Martin Luther King

Em sua afirmação “Eu tenho um sonho”, o pastor protestante e um dos maiores ativistas políticos do mundo é um ícone na luta pela igualdade social nos Estados Unidos.

No ano de 1964, Martin recebeu o Prêmio Nobel da Paz devido à habilidade de combater a desigualdade racial sem incitar a violência.

Nelson Mandela

Importante referência histórica, Mandela é ícone do movimento antiapartheid por ter lutado pelos direitos do continente africano. Ele dedicou sua vida aos direitos humanos, tendo se tornado um nome internacional em defesa de causas humanitárias e, em 1993, ganhou o Prêmio Nobel da Paz.

De acordo com historiadores, ele procurava elevar as pessoas de sua equipe diante das conquistas e tomava a frente em situações de perigo.

Steve Jobs

Fundador da Apple, ele conseguiu mostrar que a cultura organizacional é ponto relevante para o sucesso de uma empresa. Partindo desse pressuposto, quem gosta do que faz está no caminho de fazer com excelência e boa vontade.

O executivo revolucionou a indústria de computadores pessoais com sua criatividade e liderança relevantes, além de outros segmentos como filmes de animação, telefonia e música.

Angela Merkel

Considerada uma das mulheres mais poderosas no mundo, a chanceler alemã teve dificuldades de se impor como líder, embora agora tenha conquistado seu espaço e credibilidade.

Ela foi a primeira mulher e também primeira representante da Alemanha Oriental eleita no parlamento.

  0   0

Sulivan França

Sulivan França

Presidente da SLAC Coaching

Atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França é Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes.