Escrito por Sulivan França - 22 de Dezembro de 2017

As empresas com diferenciais claros tendem a crescer mais do que outras e perpetuar seu crescimento.

Como toda empresa tem concorrentes, o que define o vencedor são seus diferenciais. Por isso, para saber se sua empresa tem um diferencial claro e sustentável, é preciso questionar o que ela faz diferente do concorrente, que agregue grande valor para o cliente.

O que é Cultura Organizacional?

Definindo os diferenciais

Se sua empresa oferece um preço menor porque trabalha com uma margem menor do que seu concorrente, amanhã ele pode começar a praticar essa mesma margem, então você não terá mais diferencial.

Se você atende melhor porque sua empresa ainda é pequena e isso permite um atendimento personalizado, você provavelmente não conseguirá manter esse diferencial quando aumentar o volume de vendas.

Como se tornar um profissional de sucesso?

Se você atende mais rápido porque tem mais produtos à pronta entrega no estoque, logo isso será seu gargalo de crescimento e não seu diferencial. Na verdade, são as razões por trás dessas vantagens que as transformam em diferenciais competitivos organizacionais.

Se uma nova metodologia, tecnologia ou a padronização de algum processo foi criada e isso possibilitou um preço ou atendimento melhor, então você tem um bom diferencial. É importante que ele seja claro, sustentável e difícil de ser copiado.

Entenda o que é psicologia organizacional

Dicas para o sucesso

Portanto, conheça bem sua empresa, a proposta de mercado e o problema que ela se propõe resolver. Também é importante ser o primeiro, afinal, uma empresa só não tem concorrentes diretos quando ela é a primeira a resolver o problema.

Geralmente porque se trata de um problema que não existia há pouco tempo. Para alguns tipos de negócios, ser o primeiro a identificar o problema pode ser um diferencial.

Outra dica é criar barreiras de saída. Isso faz com que o cliente tenha tamanha dependência pelo produto ou serviço, que fazer a substituição por outro fornecedor se torna muito complexo e oneroso.

Outro diferencial difícil de ser construído, mas também um dos mais difíceis de ser superado, é o valor intangível associado a um produto ou serviço.

Conheça os Cursos de Coaching da SLAC® Coaching

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF