Escrito por Sulivan França - 17 de Junho de 2019

A principal causa que impede que muita gente atinja seu pleno potencial financeiro é não saber receber. A maioria sabe dar, mas não é boa em receber. Por causa disso, muita gente acaba não recebendo mesmo. Uma das razões para isso é que 9 entre 10 pessoas não se sente merecedora. Tamanha falta de autoestima vem do nosso condicionamento. Ouvimos muitos nãos. A maioria de nós traz ainda o fator punição gravado na mente. Mas, e quando crescemos, isso fica no passado? Não. Nosso cérebro está tão impregnado que mesmo que não haja ninguém por perto para nos castigar, nós mesmos cuidamos de nos punir. 

Algo essencial é perceber que esse sentimento de não ser merecedor não impede ninguém de ser bem-sucedido. Reconheça que ser ou não merecedor é apenas uma "história" inventada. Se você diz que é merecedor, então é. Se diz que não é, então não é. Em qualquer hipótese, você viverá a sua própria história. 

Imagine um carvalho de 30 metros de altura. Se ele tivesse a mente limitante de um ser humano, cresceria apenas 3 metros. O ditado: "é melhor dar do que receber" também limita muita gente. Quem o inventou, aliás, é ruim de matemática, pois para todo doador tem que haver um recebedor; para todo recebedor tem que haver um doador. 

Há quem pense que não se sentirá bem se enriquecer, já que existem tantas pessoas com tão pouco em nosso mundo. Bom, como alguém pode fazer bem aos necessitados se também é um deles? Fique rico e ajude quem puder. Também há quem alegue que teme mudar caso fique rico. "E se eu me tornar alguém ganancioso?" Mas o dinheiro apenas intensificará aquilo que você já é. Se você é mesquinho, o dinheiro lhe dará a oportunidade de ser mais mesquinho. Se você é bom, ele lhe proporcionará os meios de ser melhor. 


Faça a declaração: 

- Sou um excelente recebedor. Estou aberto e propenso a receber grandes quantidades de dinheiro na vida.  

- Eu tenho uma mente milionária! 

Ações da mente milionária

Primeiro, pratique ser um excelente recebedor. Toda vez que alguém o elogiar por qualquer motivo, diga apenas: "obrigado."

Outra ação: todo dinheiro que você achar ou receber deve ser festejado com muito entusiasmo. Diga: "eu sou um ímã que atrai dinheiro. Obrigado, obrigado, obrigado". 

Mais uma: trate-se com carinho. Pelo menos uma vez por mês, tome uma atitude especial para agradar a você mesmo e ao seu espírito. 

Arquivo de riqueza:

- As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados.

- As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem.

Arranje um bom emprego, consiga um contracheque "estável", trabalhe duro... e seja feliz para sempre. Sim, está mais para conto de fadas do que para um conselho factível. Não há nada de errado em ter um contracheque estável, a não ser que ele interfira na capacidade que você possui de ganhar o que merece. É nesse ponto que está o problema: ele geralmente interfere. 

As pessoas de mentalidade pobre preferem receber um salário garantido ou ser remunerada por horas trabalhadas. Precisam da "segurança" de saber que terão aquela exata quantidade de dinheiro sempre na mesma data, todo mês. O que elas não percebem é que essa segurança tem um preço, e o preço é a riqueza. 

As pessoas ricas escolhem ser remuneradas pelos resultados que produzem, se não totalmente, pelo menos em parte. Os ricos acreditam em si mesmos. Crêem no seu valor e na sua capacidade de agregá-lo ao mercado. Pessoas que pensam pequeno, não. É por isso que precisam de garantias. Elas também trocam tempo por dinheiro. Mas o seu tempo é um recurso limitado. E a regra número 1 da riqueza diz: "nunca estabeleça um teto para os seus rendimentos". 

A maioria das pessoas deveria trabalhar por conta própria, em tempo integral ou parcial. O principal motivo disso é que a maior parte dos milionários enriqueceu montando um negócio próprio. Se você não tem uma ideia brilhante para iniciar um negócio, não se preocupe, use a de alguém. Por exemplo, trabalhe como um vendedor comissionado. 

Faça a declaração: 

- Prefiro ser remunerado com base nos meus resultados.  

- Eu tenho uma mente milionária! 

Ações da mente milionária

Primeiro, se você trabalha por um salário mensal, crie e proponha ao seu empregador um plano de remuneração que permita receber, ao menos parcialmente, com base nos seus resultados pessoais. Se tiver um negócio próprio, proponha aos seus colaboradores e fornecedores um plano de remuneração com base nos resultados que eles produzem. 

Outra ação: Se você é empregado e não ganha o que merece, pense em abrir um negócio próprio, ainda que em tempo parcial. 

Arquivo de riqueza: 

- As pessoas ricas pensam: "posso ter as duas coisas".

- As pessoas de mentalidade pobre pensam: "posso ter uma coisa ou outra". 

As pessoas ricas vivem numa realidade de abundância. As pessoas de mentalidade pobre vivem num universo de limitações. Embora elas habitem o mesmo mundo físico, a diferença está nas suas perspectivas. Quem pensa pequeno, se guia pela escassez. Diz: "não se pode ter tudo". 

Você almeja uma carreira de sucesso o mais tempo para ficar com a família? As pessoas de mentalidade pobre sempre escolhem uma coisa ou outra, enquanto os ricos optam por ambas. Eles entendem que, com um pouco de criatividade, podem quase sempre imaginar uma forma de possuir o melhor dos dois mundos. 

Caso deseje viver de fato uma uma vida sem limites, deixe de lado o modo de pensar excludente e mantenha a intenção de ter as duas coisas.  

Faça a declaração: 

- Eu sempre penso: "Penso ter as duas coisas". 

- Eu tenho uma mente milionária! 

Ações da mente milionária

Primeiro, pratique pensar em ter "as suas coisas" e crie maneiras de conseguir isso. Sempre que se encontrar diante de duas alternativas, pergunte-se: "Por que não posso ter ambas?" 

Outra ação: conscientize-se de que o dinheiro em circulação acrescenta valor à vida de todas as pessoas.   

Mais uma: pense em si como um exemplo para os outros, mostrando que é possível ser bondoso, generoso, afetuoso e rico. 

Arquivo de riqueza:

As pessoas são focalizam o seu patrimônio líquido.

As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal. 

Quando o assunto é dinheiro, as pessoas costumam perguntar: "quanto você ganha?" Mas a verdadeira medida da riqueza é o patrimônio líquido. Para determiná-lo, some o valor de todas as coisas que você possui e depois subtraia tudo o que deve. O patrimônio líquido é composto por quatro pilares: os rendimentos, a poupança, os investimentos e a simplificação. 

Rendimentos são importantes porque sem eles não é possível ter nenhum dos outros componentes do patrimônio. Poupar também é indispensável, pois se você ganha rios de dinheiro e não conserva nada, não fará fortuna. Sobre os investimentos podemos afirmar que quanto melhores eles são, em geral, mais rápido o dinheiro cresce. Já a simplificação requer o estabelecimento de um estilo de vida em que você dependa menos de dinheiro. 

Pessoas com mentalidade pobre focam apenas nos rendimentos. Acreditam que a única forma de enriquecer e ganhando rios de dinheiro. Mas não sabem que à medida que os rendimentos aumentam, os gastos sobem também. É por isso que apenas os rendimentos por si só não criam riqueza. 

Faça a declaração: 

- Estou concentrado na construção do meu patrimônio líquido.

- Eu tenho uma mente milionária! 

Ações da mente milionária

Primeiro, mantenha-se concentrado nos quatro fatores do patrimônio líquido. 

Outra ação: crie um extrato do seu patrimônio líquido. Atualize em reais tudo o que você tem (os seus ativos) e subtraia o valor de tudo o que deve (o seu passivo). Comprometa-se a monitorar e revisar trimestralmente esse extrato. 

Mais uma: contrate um consultor financeiro bem-sucedido. A melhor forma de encontrar um bom profissional é pedir referências a amigos e parceiros. 


Quer saber mais? Confira o conteúdo exclusivo COMO ADMINISTRAR BEM SEU DINHEIRO

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF