CHA - Conhecimento, Habilidades e Atitudes

O termo CHA refere-se a conhecimento, habilidade e atitudes e atualmente é um dos assuntos mais discutidos no mundo dos negócios, considerado por alguns uma vertente filosófica que diz respeito ao conceito de competência do ser.

Contudo, a descrição exata desse conceito nem sempre foi unanimidade entre pensadores e gestores, pois, como se trata de uma característica do comportamento humano, não é tão simples assim se chegar a critérios claros que permitam comparações válidas entre diferentes pessoas.

O grande desafio das organizações é transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito, é torná-lo parte da estrutura organizacional, estar disponível a todos e ser democratizado por toda a empresa.

Qual o conceito do CHA

Para entrarmos no conceito relativo ao CHA, é necessário entendermos que assim como os conceitos relativos a treinamento, desenvolvimento e educação, o conceito de competências possui diversas definições.

O conhecimento é o saber, é o que as pessoas aprendem nas escolas, nas universidades, nos livros, no trabalho e, especificamente, em suas vidas.

O ser humano sabe muitas coisas e aprende cada vez mais no decorrer dos dias, porém, raramente usa o que sabe.

A habilidade é o saber fazer, é tudo o que de fato é aprendido e utilizado no decorrer da vida. São, basicamente, os arquivos pessoais do dia a dia de cada um.

A atitude, por sua vez, é o que leva as pessoas a decidirem se irão ou não exercitar as habilidades de determinados conhecimentos, ou melhor, é o querer fazer.

Aplicando o CHA para desenvolvimento organizacional

Sabendo como funciona esse conceito, fazendo o desdobramento do CHA e aplicando-o de forma correta, muitas empresas conseguem determinar a real dimensão do significado da competência em cada indivíduo e se baseiam nele para tocar seus processos de avaliação de desempenho e até mesmo o levantamento de necessidades de treinamento.

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