O que é coaching pessoal e como ele funciona?

Entender o que é coaching pessoal é o primeiro passo para um mundo novo de técnicas e processos que podem apoiar na melhoria de aspectos pessoais ou desenvolvimento da sua carreira.  

Qualquer pessoa em algum momento da vida já passou pela frustrante situação onde, embora tenhamos boas ideias e muita disposição, as coisas simplesmente parecem não funcionar e nos sentimos desorientados, sem metas e objetivos claramente definidos. É aí que o coaching pessoal entra em ação.

Diferença entre Coaching Pessoal e de Carreira?

Antes de explicar como funciona esse tipo de coaching é importante explicar as diferenças entre essas duas atuações disponíveis ao coach de vida:

Coaching Pessoal

Processo que pode dar suporte em aspectos profissionais, mas que tem sua metodologia focada nas realizações pessoais do indivíduo.

Coaching de Carreira

Processo direcionado para apoiar o aperfeiçoamento de carreira do coachee, onde o foco é alcançar objetivos, metas e resultados organizacionais e potencializar a produtividade profissional.

Coaching Pessoal e o Mercado de Trabalho

Como dissemos acima, o coaching pessoal tem como foco o indivíduo, mas sua metodologia também pode ter aplicações no mercado de trabalho, já que em um cenário cada vez mais competitivo, personalidades que transmitem arrogância e prepotência, perdem espaço para pessoas que conseguem apresentar melhor equilíbrio de suas emoções e atitudes. Também têm dificuldades aquelas pessoas que não conseguem prospectar melhorias futuras, a partir de metas traçadas para chegar ao objetivo almejado.

Fato é que alcançar este patamar é possível para qualquer um e fica ainda mais fácil se tiver apoio profissional. O processo de coaching de vida é especializado neste assunto, pois desperta no cliente a consciência das mudanças necessárias.

Ao passar pelo processo, espera-se mudanças de hábitos, como melhorias em comportamentos não desejáveis a partir do desenvolvimento de habilidades específicas. É por meio do Life Coaching que é possível também aprender a lidar com situações adversas, como momentos de crises e de fragilidade emocional. Como resultado, espera-se encontrar êxito na vida e no plano de carreira.

Como funciona o Coaching de Vida

O coaching pessoal funciona através de uma série de ferramentas e práticas que auxiliam o coach a identificar os problemas que bloqueiam o desenvolvimento pessoal do indivíduo e a partir desse ponto, trabalhar, de forma clara e objetiva, todo o processo de amadurecimento necessário para o alcance de qualquer meta desejada.

Durante esse processo de mudança, o indivíduo tende a, em algum momento, começar a rever os próprios conceitos. Mais do que isso, passa a perceber que a postura adotada no cotidiano, pode não ser a mais sensata. Mudar hábitos e costumes exige um esforço, principalmente para reconhecer que melhorias devem ser buscadas.

A relação entre as duas partes é muito distinta daquela observada entre psicólogos ou psiquiatras com os pacientes. Diferente desses especialistas, o coach não trabalha com a cura de problemas emocionais, mas apoia a pessoa a buscar soluções para suas angústias, aumentando o desempenho das funções atribuídas e o bem-estar. Coach também não presta consultoria, pois não mostra como resolver um problema e sim garante que a própria pessoa encontre suas respostas.

Benefícios do Coaching Pessoal

Existem muitos benefícios nesse processo de coaching, mas podemos destacar como principais:

  • Aperfeiçoar o poder da comunicação e da relação interpessoal;
  • Aprender a controlar os impulsos negativos que geram estresse e cansaço mental;
  • Melhorar a qualidade de vida;
  • Conhecer e desenvolver habilidades que podem apoiar a conquista pelo sucesso.

  • Mais que passar pelo processo, é financeiramente vantajoso e emocionalmente gratificante poder tornar-se um coach. Isso é possível através do centro de ensino na área mais respeitado no país, a Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). Com sede em São Paulo, os cursos oferecidos são reconhecidos pelo Ministério da Educação, como o MBA em Coaching, o que garante credibilidade aos novos profissionais.

    Além disso, quem mergulha neste mundo entra em um mercado em constante crescimento e carente de mão de obra qualificada. Nos dias atuais, até grandes corporações buscam o treinamento coaching para melhorar o desempenho de seus colaboradores. Contribuindo, assim, para o aumento da produtividade e melhoria no clima interno das empresas.

    Prova que o mercado busca estes profissionais está no crescimento da própria SLAC® Coaching, que gira em torno de 350% ao ano, nos últimos oito anos de atuação. Isso é feito com muito empenho, através de investimentos constantes no corpo docente e na busca por certificações internacionais que comprovam a eficácia do método aplicado.

    Números da Sociedade Latino Americana de Coaching

    • Mais de 35 mil pessoas treinadas;
    • Mais de 40 mil pessoas impactadas diretamente com os programas disponíveis;
    • Mais de 120 mil pessoas impactadas indiretamente com os programas disponíveis;
    • Os clientes aprovaram 98% do conteúdo já apresentado;
    • Todos os clientes pessoa jurídica recomendam a SLAC Coaching;
    • 98% dos clientes pessoa física indicam a SLAC Coaching.

    Entre as organizações que já abriram as portas para profissionais da SLAC Coaching, estão a Toyota, Claro, FedEx, Rede Globo, Peugeot, Brastemp, Bradesco, Grupo Bandeirantes, Itaú, Gol Linhas Aéreas, MC Donald´s, entre outras.

    São profissionais de recursos humanos, diretores, executivos e presidentes que entendem a necessidade de aperfeiçoar o próprio conhecimento a aumentar a produtividade de suas equipes.

    Conseguiu entender o que é coaching pessoal?