Entender o que é Coaching Pessoal é o primeiro passo para se abrir a um novo mundo de técnicas e ferramentas que podem apoiar o indivíduo no seu desenvolvimento.

Esse é um processo que traz reflexos positivos em todas as esferas da vida, dos relacionamentos à carreira.

Em uma análise mais profunda, é possível perceber que todos podem se beneficiar do Coaching Pessoal.

Afinal, qualquer um pode passar por momentos de frustração e dúvida, nos quais, embora tenhamos boas ideias e muita disposição, as coisas simplesmente parecem não funcionar.

Em resposta, nos sentimos desorientados, sem metas e objetivos claramente definidos. 

 É justamente aí que o Coaching Pessoal entra em ação.

Quer saber mais? Então, não deixe de acompanhar este artigo até o final.

Boa leitura!

O QUE É COACHING PESSOAL?

Coaching é uma metodologia focada no desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais, que faz uso de técnicas e ferramentas validadas cientificamente para que o indivíduo maximize sua performance e atinja objetivos.

O Coaching Pessoal, portanto, é aquele cujos resultados são observados na esfera particular do indivíduo, embora possam repercutir positivamente também em sua vida pessoal.

Estamos falando sobre um processo de transformação, que tem no autoconhecimento o ponto de partida.

Ou seja, inicia a partir do reconhecimento de suas virtudes e vulnerabilidades, trabalhando os aspectos necessários para levá-lo do estado atual para o estado desejado.

Nessa jornada, competências são desenvolvidas ou aprimoradas, oferecendo ao coachee (o cliente) um plano de ação específico para alcançar as realizações pessoais que tanto deseja.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE COACHING PESSOAL E DE CARREIRA?

Assim como o Coaching Pessoal, o Coaching de Carreira é também uma vertente do Life Coaching, ou Coaching de Vida.

Essas, aliás, são os dois grandes nichos do processo, que possuem diferenças pontuais, como veremos agora:

Coaching Pessoal: processo que visa dar suporte em aspectos profissionais, mas que tem sua metodologia focada nas realizações pessoais do indivíduo.

Coaching de Carreira: processo direcionado para apoiar o aperfeiçoamento de carreira do coachee, o qual o foco é alcançar objetivos, metas e resultados organizacionais e potencializar a produtividade profissional.

A competência de empatia, por exemplo, caracterizada pela capacidade de se colocar no lugar do outro, pode ser desenvolvida a partir de um processo de Coaching Pessoal.

Trata-se de uma habilidade muito importante para vários aspectos da vida, incluindo a atuação profissional do indivíduo.

Já no Coaching de Carreira, esse mesmo coachee pode desenvolver a competência da comunicação efetiva e assertiva, o que contribui para conquistar um posto de liderança. 

Todas as habilidades que trazem benefícios para a vida pessoal do indivíduo, portanto, são alvo da metodologia de Coaching Pessoal, embora muitas delas favoreçam também a sua atuação profissional.

Além da já citada empatia, é o caso do relacionamento interpessoal, da autoconfiança, do autocontrole, da integridade e da ética, entre outras.

COACHING PESSOAL E O MERCADO DE TRABALHO

Como explicamos acima, o Coaching Pessoal tem como foco o indivíduo, mas a sua metodologia também pode ter aplicações no mercado de trabalho.

E não poderia ser diferente, dado o cenário cada vez mais competitivo.

Nele, indivíduos que transmitem arrogância e prepotência perdem espaço para pessoas que conseguem apresentar melhor equilíbrio de suas emoções e atitudes. 

Também têm dificuldades aqueles que não conseguem prospectar melhorias futuras, a partir de metas traçadas para chegar ao objetivo almejado.

Todos possuem pontos fracos a corrigir e pontos fortes a explorar.

Fato é que alcançar esse patamar é possível para qualquer um e fica ainda mais fácil se tiver apoio profissional. 

O processo de Coaching de Vida é especializado nesse desafio, pois desperta no cliente a consciência das mudanças necessárias.

Ao passar pela metodologia, são esperadas mudanças e a adoção de novos hábitos, o que inclui melhorias em comportamentos não desejáveis a partir do desenvolvimento de habilidades específicas. 

É por meio do Life Coaching que é possível também aprender a lidar com situações adversas, como momentos de crises e de fragilidade emocional. 

Como resultado, espera-se encontrar êxito na vida e no plano de carreira.

COMO FUNCIONA O COACHING PESSOAL

O Coaching Pessoal funciona através de uma série de ferramentas e práticas, todas elas contando com embasamento científico.

São técnicas que auxiliam o coach a identificar os problemas que bloqueiam o desenvolvimento pessoal do indivíduo e, a partir desse ponto, de forma clara e objetiva, é colocado em prática todo o processo de amadurecimento necessário para o alcance de qualquer meta desejada.

Durante o processo de mudança, o indivíduo tende a, em algum momento, começar a rever os próprios conceitos. 

Mais do que isso: ele passa a perceber que a postura adotada no cotidiano pode não ser a mais sensata. 

Mudar hábitos e costumes exige um esforço, principalmente para reconhecer que melhorias devem ser buscadas.

É por isso que o coach oferece suporte e se posiciona como um parceiro e facilitador ao coachee.

A relação entre as duas partes é muito distinta daquela observada entre psicólogos ou psiquiatras com os pacientes. 

Diferente desses especialistas, o coach não trabalha com a cura de problemas emocionais, mas apoia a pessoa a buscar soluções para suas angústias, aumentando o desempenho das funções atribuídas e o bem-estar. 

O coach também não presta consultoria, pois não mostra como resolver um problema e sim garante que a própria pessoa encontre suas respostas.

BENEFÍCIOS DO COACHING PESSOAL

Existem muitos benefícios em um processo de Coaching Pessoal, mas podemos destacar como principais.

Confira a lista:

- Aperfeiçoar o poder da comunicação e da relação interpessoal.

- Aprender a controlar os impulsos negativos que geram estresse e cansaço mental.

- Melhorar a qualidade de vida.

- Conhecer e desenvolver habilidades que podem apoiar a conquista pelo sucesso.

COACHING PESSOAL NA SLAC®

Mais que passar pelo processo, é financeiramente vantajoso e emocionalmente gratificante poder se tornar um coach. 

Afinal, além de transformar a própria vida, é possível auxiliar outros a seguir o mesmo caminho.

Isso é possível através do centro de ensino na área mais respeitado no País: a SLAC® -  Sociedade Latino Americana de Coaching

Com sede em São Paulo, os cursos oferecidos são reconhecidos pelo Ministério da Educação, como o MBA em Coaching, o que garante credibilidade aos novos profissionais.

Além disso, quem mergulha nesse mundo entra em um mercado em constante crescimento e carente de mão de obra qualificada. 

Nos dias atuais, até grandes organizações buscam o Coaching para melhorar o desempenho de seus colaboradores. É um processo que contribui de forma decisiva para o aumento da produtividade e a melhoria no clima interno das empresas.

Uma prova de que o mercado busca esses profissionais está no crescimento da própria SLAC® Coaching, que gira em torno de 350% ao ano, nos últimos oito anos de atuação. 

Isso é fruto de muito empenho, além de investimentos constantes no corpo docente e na busca por certificações internacionais que comprovam a eficácia do método aplicado.

São profissionais de recursos humanos, diretores, executivos e presidentes que entendem a necessidade de aperfeiçoar o próprio conhecimento a aumentar a produtividade de suas equipes.

CONCLUSÃO

Você conheceu neste artigo o que é e como funciona o Coaching Pessoal, além de descobrir mais sobre as suas aplicações e benefícios.

Se você tem metas a alcançar, sejam simples ou ousadas, está pronto para dar o próximo passo.

Visite o site da SLAC® para conhecer nossas formações e encontrar aquela que melhor atende aos seus objetivos.

Se preferir, faça contato conosco.


E-book Coaching

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!