Coaching Educacional pode ajudar estudantes indecisos

A cada ano que passa, os vestibulares das grandes faculdades ficam mais concorridos pela estagnação no número de vagas e crescimento da procura por cursos superiores. Nos meses pré-vestibular a ansiedade aumenta ainda mais e as dúvidas que giram em torno de qual profissão escolher são enormes. Afinal, quem já passou por isso, ou quem ainda não identificou sua vocação, sabe o quão difícil é decidir qual curso seguir.

Como profissional de coaching com mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas recomendo pesquisar muito e buscar conhecer as atividades de cada profissão, pois é na rotina que a identificação acontece. “O estudante precisa estar atento ao curso escolhido, mas deve tentar perceber como é a profissão na prática. Muitos desistem no meio da faculdade por causa dessa falta de conhecimento”, destaca França.

A recomendação é olhar todo o leque de opções. Quando o aluno sabe do que gosta, mas ainda tem dúvidas entre dois ou mais cursos, é preciso recorrer a outros fatores, como quantidade de vagas de emprego, a logística entre casa, trabalho e universidade, e até a viabilidade financeira de interromper um curso, quando este não atingir as expectativas, para só então começar outro.

Em escolhas importantes como essa, o acompanhamento de um coach tem ajudado os alunos, já que nessa fase muitos vestibulandos começam a apresentar problemas como sintomas de depressão, transtornos de humor e dificuldade de concentração, tudo em decorrência do pânico de enfrentar a prova.

É preciso trabalhar a autoconfiança do aluno, elevando sua autoestima, desenvolvendo suas competências para administração do tempo e domínio das emoções. Depois disso, criar estratégias que colaborem na aprendizagem, melhorem o raciocínio e a memória, garantindo o sucesso nos exames. O segredo está no fortalecimento da mente.

Nichos de Coaching

Lembramos que o coaching é dividido em três nichos específicos:

Coaching de Vida – processo de coaching desenvolvido para ter uma melhor qualidade de vida, tanto para desenvolvimento pessoal quanto para planejamento de vida;

Coaching de Carreira – processo utilizado para o desenvolvimento para orientação de carreira profissional, encaminhando para novas oportunidades;

Coaching Executivo – processo de coaching desenvolvido para o alcance de metas e objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócios.

Se você ainda tem dúvidas sobre como a atuação em coaching educacional pode orientar estudantes indecisos basta deixar um comentário e teremos prazer em responder!