Curso:

Capacitação em
Mediação e Resolução
de Conflitos

Pré-requisito: NÃO HÁ

Esta formação é para coaches e não coaches que desejam ampliar sua experiência e se tornar especialista em mediação de conflitos, nas mais diversas áreas profissionais.

Capacitação em Mediação
e Resolução de Conflitos

O curso de Capacitação em Mediação e Resolução de Conflitos possui carga horária de 54 horas teóricas.

Ao final da formação, o aluno receberá o título de Mediador de Conflitos, nos termos da Resolução 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça, certificado pelo Instituto Vertus de Mediação e Resolução de Conflitos, entidade credenciada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com a Sociedade Latino Americana de Coaching.

O treinamento em Capacitação em Mediação e Resolução de Conflitos é dirigido para coach e não coach que deseja ampliar sua experiência e tornar-se mediador de conflitos, no qual aprende a construir acordos sólidos, respeitando e prestigiando as vontades das partes interessadas, num processo de verdadeira transformação aos envolvidos.

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Objetivos

O curso de Capacitação em Mediação e Resolução de Conflitos tem como objetivo preparar coaches ou não coaches que desejam ampliar sua experiência e se tornar mediador de conflitos, no qual aprendem a construir acordos sólidos, respeitando e prestigiando as vontades das partes interessadas, num processo de verdadeira transformação aos envolvidos.

O treinamento é dividido em 3 módulos, de 2 dias cada.

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O que é mediação de conflitos?

O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis.

A mediação é uma forma de facilitar o diálogo entre duas partes contrárias utilizando técnicas específicas para resolver o conflito em questão. No Brasil, desde o ano de 2015, os órgãos governamentais têm dado estímulos para que os conflitos sejam resolvidos de forma amigável através da "Lei da Mediação".

O papel do mediador de conflitos

O mediador age com neutralidade e imparcialidade com objetivo principal de facilitar o diálogo entre as partes, fazendo com que os envolvidos conversem sobre suas opiniões e consigam debater de forma saudável a situação que os aflige. Assim, ao expressarem suas necessidades, o mediador viabiliza a construção conjunta de soluções satisfatórias para os dois lados.

Ficou com alguma dúvida?

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1

Conflito
Conceito
Origem
Moderna Teoria do Conflito
Conflitos destrutivos e construtivos
Reflexos da moderna teoria do conflito na mediação
Posições de força ou estratégia
Formas de solução
Histórico
Jurisdição e Arbitragem
Métodos Alternativos de Solução de Conflitos
Negociação
Teoria dos Jogos
Teoria da Negociação
Negociação Distributiva
Negociação Integrativa
Técnicas de Negociação
Conciliação
Mediação
Autoconhecimento
Importância prática
Expectativas Vs Realidade
Projeções
Modelo de Mundo
Canais Sensoriais
Dinâmica
Modelos Mentais (Crenças)
Prejulgamentos
Regras para Comportamento
Inteligência emocional
Perfis comportamentais
Eneagrama e os eneatipos sob a ótica da Neurociência
O roteiro de nossas vidas

Módulo 2

Apresentação à Mediação
Histórico
Conceito
Benefícios da Mediação
Princípios Orientadores
Imparcialidade
Isonomia
Independência
Oralidade
Competência
Informalidade
Respeito à Ordem Pública e às Leis Vigentes
Autonomia da Vontade
Empoderamento
Busca do Consenso
Decisão Informada
Confidencialidade
Boa-fé
Validação
Política pública: A mediação para todos
A Resolução 125 do CNJ
Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Política Nacional
Cultura da paz
Mediação e Ordenamento Jurídico
A Lei 13.140 de 26 de junho de 2015
O Novo Código de Processo Civil
Modalidades da Mediação
Judicial
Conceito
Escopo
Âmbito de atuação do mediador judicial
Extrajudicial ou Privada
Teoria da mediação
Procedimento, mediabilidade e código de ética
Partes
Mediandos
Mediador
Papel
Orientações
Atribuições
Características
Áreas de atuação
Código de Ética do Mediador
Fases/Estrutura da Mediação
Pré-mediação
1ª Fase - Identificação e neutralização do conflito
2ª Fase - Negociação
3ª Fase - Minuta de acordo
4ª Fase - Envio para homologação

Módulo 3

Palestra convidado (os desafios da mediação)
Método Vertus de Mediação e Resolução de Conflitos
Papel do advogado e dos demais operadores
Justiça Restaurativa
Prática da mediação
Exercícios
Recontextualização
Ressignificação
Paráfrase
Sistemas Representacionais - visual, auditivo e sinestésico
Rapport
Escuta atenta ou ativa
Técnica de perguntas: abertas, fechadas e reflexivas (ou circulares)
Posições Perceptivas
Simulação de mediação
Caso 1
Caso 2
Prática de Redação do acordo

PRÓXIMAS TURMAS

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