O método de apoio depende, em grande parte, da atividade. Na qualidade de Coach Integral, você tem de dar suporte a todas as áreas da vida do coachee, mas pode ajudá-lo a buscar o apoio de que necessita. Se o coachee, por exemplo: . for um esportista, você pode ajudá-lo a encontrar um treinador capaz de desenvolver seu talento inato; . for uma pessoa com tino para os negócios, você pode indicar cursos de aperfeiçoamento. Assim, o papel do Coach Integral não é ser tudo para todos, mas o próprio fato de adotar uma abordagem integral significa que ele não vai necessariamente excluir qualquer área da vida do coachee. Segundo as linhas de desenvolvimento que escolhi, o apoio pode assumir várias formas. Partindo da ideia de que o Coaching Integral é um relacionamento profundo entre duas pessoas, que inclui uma função de apoio, vou focalizar agora outras áreas.

Cognitiva

Aí se inclui a capacidade de “aprender” nas áreas de pensamento matemático, lógica, raciocínio, etc. Assim, o apoio pode vir em forma da indicação de um bom professor, livros ou cursos, por exemplo.

Afetiva (emocional)

Esta área se relaciona ao modo como o indivíduo se sente, inclusive em relação ao que os outros pensam dele. Por exemplo: um grupo de amigos ou um ambiente de trabalho muito exigente podem modificar a opinião que o indivíduo tem de si mesmo e da impressão causada por ele sobre as outras pessoas.

Habilidades interpessoais

Esta área está ligada aos relacionamentos (e, combinada à afetividade, é semelhante à “inteligência emocional”). As pessoas conseguem apoio de mentores, professores, amigos, etc., que ajudam a tornar os relacionamentos mais profundos.

Financeira

Esta área compreende a capacidade de atender às próprias necessidades. Gerentes de banco, consultores, livros, amigos bem-sucedidos, etc. podem contribuir para desenvolver esta linha.

Visão de mundo

Aí reside a apreciação das diferenças entre as culturas. Leituras sobre as mudanças dinâmicas ocorridas em países em desenvolvimento, cultura e religião ajudam na compreensão e no desenvolvimento.  

Consciência meditativa

Aí se inclui a prática da concentração e da conscientização. Os professores e a comunidade são especialmente úteis (senão fundamentais) para o desenvolvimento da consciência meditativa.

Habilidade e talento naturais

Podemos incluir aí a capacidade linguística, o talento musical, etc. Em geral, as pessoas precisam de um mentor ou de um treinador para desenvolver suas habilidades naturais.

 Desenvolvimento fisiológico

No caso da habilidade para o esporte, da consciência física, etc., o desenvolvimento se dá com a ajuda de um coach ou, por exemplo, de um professor. Por uma questão de segurança, é importante buscar alguém com mais habilidade do que o próprio indivíduo.

Desenvolvimento moral

Este se refere ao grau de interesse que o indivíduo tem pelos outros. O convívio com gente altamente dedicada a outros seres humanos ajuda a desenvolver esta linha. Quaisquer que sejam as atividades escolhidas, o apoio é fundamental para enfrentar as dificuldades. Quem apoia o outro também cresce, ao mesmo tempo em que testa suas possibilidades. Martin Shervington, em Coaching Integral: além do desenvolvimento pessoal, editora Qualitymark, 2006. Sulivan França Atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França é Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes. Siga-me no GOOGLE+