A liderança positiva na gestão coach

Com o mundo em constante evolução, muitas coisas que antes davam certo agora não funcionam mais.

E isso se aplica tanto as pessoas de maneira individual quanto às organizações, que se tornam obrigadas a mudar diante das crises, recessões, fusões ou simplesmente porque precisam se reinventar a cada instante. Mostrar algo novo para o cliente, demonstrar liderança no mercado e, principalmente, que estão atentas às inovações, é diferencial competitivo na era do conhecimento.

O processo de liderança

O processo de liderança envolve um relacionamento de influência voltado para o atendimento de objetivos mútuos, pessoas e organizações.

As novas abordagens sobre este tema indicam que, para compreender o processo dinâmico da liderança, é preciso observar o processo de relacionamento líder-liderado como mútua ligação, um relacionamento de reciprocidade e troca.

O coaching como ferramenta de liderança

A liderança por meio de coaching é pautada no ganha-ganha, nas relações interpessoais, acelerando os resultados por meio de ferramentas práticas, de quebra de paradigmas e reprogramação mental com auxílio da programação neurolinguística (PNL) e da psicologia.

O líder coach é guiado pela inspiração, comunicação e conexão eficaz, rapport, mobilização, criatividade e inovação, equilíbrio, evolução conjunta, valorização, crescimento e feedback constante. Não se trata de ser bonzinho ou condescendente, trata-se de eficiência, desenvolvimento humano e resultados.

A liderança positiva

Liderança positiva na gestão de coach é um tipo de liderança muito importante, na qual o líder deve compreender seu papel no contexto da organização, pois a verdadeira liderança não pode ser concedida, nomeada ou atribuída, e sim conquistada.

Com este tipo de liderança todos os liderados se destacam, pois não é uma liderança de privilégios nem de privilegiados, mas de valorização das virtudes individuais no grupo. Cada integrante da equipe é chamado a colocar seus dons a serviço da corporação, fazendo-o sentir-se parte do todo.

Leia também: O que é liderança positiva?