GUIA COMPLETO SOBRE LIDERANÇA 

A palavra liderança tem como significado a ação de motivar um grupo de indivíduos a agirem de uma maneira que traga resultados!

No ambiente organizacional, isso quer dizer direcionar colaboradores, através de uma estratégia, para que atendam o que a empresa determina.

Em meio a isso, surgem os desafios: Como ser um bom líder? Como manter a equipe sempre engajada? Qual o meu tipo de liderança?

Sugerimos que nos acompanhe no texto a seguir!

O que é Liderança?

O líder é aquele que tem a capacidade de administrar pessoas e equipes de personalidades diferentes e gerenciá-las, mobilizando-as para objetivos comuns. Em uma definição mais simples, liderar é comunicar às pessoas seu valor e potencial para que elas acabem por vê-los em si mesmas e que seja capaz de se colocar em movimento sentido parte do processo de ver, fazer e tornam-se capazes.

A Importância da Liderança nas Organizações

São muitos os fatores que motivam e desmotivam as equipes de trabalho nas organizações, porém, existem aqueles que são mais relevantes, como o ambiente ou clima da empresa, que está fortemente relacionado com a motivação dos funcionários.

Liderar uma equipe desmotivada é um desafio. Quando existe motivação, o ambiente é positivo, o clima é de colaboração, interesse e satisfação. O líder é um dos fatores fundamentais nas organizações, pois tem o poder de motivar os liderados.

O entusiasmo, a força e a energia do líder são contagiantes e motivam significativamente seus liderados. É papel do líder se desenvolver para motivar corretamente seus liderados.

O reconhecimento do bom desempenho para a equipe é de suma importância e deve ser feito inicialmente através dos feedbacks, elogios simples e construtivos. Pois todas as pessoas anseiam pelo valor dado a eles pela empresa e pelo seu líder.

É preciso estimular o colaborador a prosperar e a crescer junto com a empresa, para que se sinta valorizado, vindo a ter sua realização e autonomia, o que fará com que queira assumir mais desafios, para obter o prestígio profissional, contribuindo assim para o sucesso da equipe e consequentemente da empresa.

Quando isso ocorre, normalmente, as tarefas mais fáceis são rapidamente concretizadas, deixando de lado as mais difíceis, mas igualmente importantes. O líder que orienta e auxilia seus funcionários a concluir as tarefas sentirá uma motivação maior, melhorando e aumentando sua produção.

Liderança VS. Empreendedorismo

Uma liderança eficaz é saber conquistar o respeito da equipe através da influência não pela sua posição e sim pela sensibilidade do que é direito e justo. O estilo de liderança em que todos são tratados de forma justa e igual sempre cria uma sensação de segurança. Isso é extremamente construtivo e um grande fator de nivelamento no ambiente de trabalho.

Empreendedor por sua vez, é aquele que toma a iniciativa de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa, geralmente são criativos, inovadores e arrojado é estabelecem estratégias que vão delinear seu futuro.

Ele sabe determinar quais e como seus produtos ou serviços serão colocados no mercado, estabelecendo metas, iniciando projetos, controlando resultados, visualizando e buscando o sucesso de seu empreendimento. Em qualquer área, o empreendedor acaba se tornando um líder, pois para atuar no mercado com uma atividade própria, é necessário desenvolver as habilidades de liderança, como empatia, persuasão, autoconfiança, aprender a dar e receber feedbacks, ser o exemplo, dentre muitas outras.

Ser um empreendedor de sucesso é acreditar na sua capacidade de liderança, é estar motivado, ter capacidade de planejar em longo prazo e maximizar seu desempenho no curto prazo.

Da mesma forma que o líder, o empreendedor tem que fazer com que todos seus liderados ou funcionários entendam a importância do impacto de suas próprias ações no desenvolvimento da empresa e quanto isso possui de importância para seu desenvolvimento pessoal.

Em suma, para ambas as posições, é conscientizar e motivar sem ser autoritário, conseguindo o que se precisa, mas, contribuindo para o crescimento da empresa, do funcionário e de si próprio. Contudo, empreendedorismo e liderança estão realmente relacionados, porém, também possuem suas particularidades, referentes a aspectos voltados ao gerenciamento.

O líder possui uma posição de muita responsabilidade dentro da organização, sua habilidade de solucionar problemas e influenciar pessoas faz a diferença para o desenvolvimento de uma empresa que precisa crescer.

Por mais que ele enxergue claramente a solução para determinadas questões, só poderá colocar em prática com o aval de um superior direto que por vezes é o empreendedor. Já empreendedor erra bastante em relação ao líder, porque não tem medo e é ousado, mesmo enxergando os riscos vai em frente mais rapidamente e quando erra, age o mais rápido possível para tentar solucionar a situação.

Liderança Vs. Poder

Existem muitas publicações a respeito de liderança, porém infelizmente são muito poucas as que versam sobre a natureza e o papel do poder. É ainda mais complicado encontrar algo que explique a relação entre poder e liderança.

Os líderes - e aqueles que os orientam - têm o dever de usar o poder com responsabilidade. Um certo entendimento comum das relações, interações e dinâmica do poder é um pré-requisito vital para sustentar essa elevada meta.

O poder

Não surpreende que em muitas organizações o poder tem sido, e ainda é, uma força extremamente negativa. Os funcionários se sentem intimidados pelo fato de terem pouco recurso contra o que consideram ser decisões essencialmente arbitrárias e potencialmente dolorosas. Essa reação resultou numa preocupação muito maior com questões tais como a intimidação no local de trabalho. Quando as pessoas se sentem unidas num esforço comum, elas reciprocamente desenvolvem o poder entre si e o utilizam para alcançar suas metas em comum.

Quando se sentem competitivas, elas solapam a confiança e o poder entre si. Infelizmente, supõe-se com frequência que o poder inevitavelmente implica uma luta de perder ou vencer. Não é de surpreender a descoberta de que uma redistribuição do poder por meios radicais ou revolucionários.

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Os benefícios da liderança

Um ambiente saudável e produtivo precisa de um profissional que seja a referência, que seja inspirador e conduza os demais a desempenharem suas funções com maestria. A sua figura é extremamente importante nas organizações, pois é ele quem oportunizará um ambiente seguro para que os demais colaboradores desempenhem suas funções. Uma liderança assertiva pode gerar impactos positivos às empresas, e alguns deles são:

1

Motivação no clima organizacional:

um coordenador ou gestor que entende as capacidades e habilidades de cada um, ajuda a motivar e direcionar as atividades de forma natural, reduzindo a negatividade.

2

Menos conflitos internos:

pequenos atritos podem ser resolvidos com um olhar menos crítico e o líder não deve focar nos problemas, mas sim nas resoluções rápidas.

3

Melhoria contínua dos colaboradores:

uma liderança eficaz preza pelo desenvolvimento da equipe, incentivando estudo e troca de conhecimentos.

4

Funções bem distribuídas:

o líder consegue delegar tarefas com facilidade, destravando fluxos e acelerando os processos internos.

Quais os Estilos da Liderança?

As pessoas são únicas e diferentes umas das outras, por isso surgiram distintas formas de liderar. Isso é interessante porque vemos como o mercado é rico em possibilidades.

Alguns modelos funcionam bem para determinados tipos de negócios e grupos enquanto outros estão ultrapassados. Vale lembrar que não existe uma regra estabelecida sobre um único modelo que deve ser seguido, pois você pode fazer a combinação de estilos de liderança e obter excelentes resultados.

1. Liderança Autocrática

A liderança autocrática é a que prioriza os objetivos do chefe. Ele não convida os profissionais a participar e tomar decisões. É importante obter o controle de algumas informações para melhor gerir, mas um líder autocrata não permite a colaboração, só delega e não recebe contribuições.

Esse tipo de liderança pode colocar empresas em risco, pois gera insatisfação e eleva o turnover, ou seja, a taxa de pessoas que se desligam da empresa.

2. Liderança Democrática

Diferente da anterior, essa proposta é integradora e faz com que todos sejam ouvidos, participem e tenham seus papéis não só como executores, mas também como agentes solucionadores e desenvolvedores de novas ideias. O líder, neste modelo, estimula os colaboradores e dá voz a eles.

3. Liderança Liberal

A liderança liberal é a que enxerga os profissionais com a autonomia suficiente para gerir suas tarefas. É uma forma de demonstrar que todos são capacitados o suficiente para tocar seus projetos e tomar decisões.

Contudo, é importante ter um ponto de atenção para que não haja conflitos entre as equipes e, além disso, piora nos resultados. Isso porque, sem feedbacks e acompanhamentos, as metas podem não ser cumpridas.

4. Liderança Situacional

O estilo situacional é o que "cria líderes" de acordo com o momento. Como uma empresa passa por diversas situações em sua rotina, os profissionais que reagem melhor e conseguem motivar os demais para realizarem suas atividades, tornam-se líderes. Aqueles que têm mais capacidade de adaptação são os que ganham destaque, mas é preciso ter muita maturidade para enfrentar diferentes desafios.

5. Liderança Transformacional

Dentre os estilos de liderança, o mais equilibrado e que pode gerar ótimos benefícios para o profissional e para a empresa é o que enxerga o líder como um coach.

Essa forma de liderar identifica uma oportunidade de desenvolver pessoas em suas habilidades emocionais, comportamentais e profissionais, bem como, de forma conjunta, impactar os resultados da empresa.

6. Liderança Servidora

Sob a ótica humana, os líderes servidores entendem de comportamento humano, ou seja, as pessoas como um todo - corpo, coração, mente e espírito - e trabalham para liberar seu potencial criativo.

Os pesquisadores no assunto identificam várias características indispensáveis para o desenvolvimento desses profissionais, como uso de persuasão, trabalho em equipe, afetividade, consciência de si próprio e comprometimento com a evolução das pessoas.

7. Liderança Estratégica

A liderança estratégica deve ser desenvolvida com base em programas baseados em objetivos a serem atingidos, na análise organizacional e na definição de um estilo ou marca de liderança adequada à organização. O desenvolvimento da liderança deve ser baseado em PDIs (Planos de Desenvolvimento Individuais) e PDEs (Planos de Desenvolvimento de Equipes), com formação sistemática, bem como em projetos concretos de gestão da mudança e, além de Coaching.

8. Liderança Organizacional

Liderança organizacional compreende entender a missão da organização, defini-la e estabelecê-la de forma clara e objetiva. E ela não se fundamenta em inteligência acima do comum, mas em consistência.

As mudanças e o conhecimento são os novos paradigmas e têm vindo a exigir uma nova postura nos estilos pessoais e organizacionais, voltados para uma realidade diferenciada e emergente. Nesse contexto, a liderança passa ser a chave para o sucesso organizacional, decorrendo de uma nova cultura e estrutura, na qual se privilegia o capital intelectual.

9. Liderança positiva

Uma liderança efetiva e de sucesso só se inicia com um líder que esteja emocionalmente saudável.

Uma liderança efetiva é responsável por influenciar toda uma organização e motivar as pessoas a seguirem determinados objetivos. Por isso, os líderes são extremamente importantes para qualquer empresa, e sua influência é capaz de engajar os colaboradores e trazer resultados positivos.

Mas nem sempre a liderança é feita da maneira correta. Líderes que não sabem lidar com as pessoas e que não possuem empatia podem provocar o efeito contrário, resultando em colaboradores desmotivados.

Qual o papel de um líder e como ser um?

Todo ser humano tem o sentimento de pertencer e integrar com algo maior do que ele próprio, assumindo assim um ideal comum. Portanto, cada integrante da equipe precisa ter consciência de que seu trabalho é importante para o grupo e se sentir valioso. Trata-se de uma sensação de comunidade em que todos se conhecem e se sentem seguros e amadurecem.

Manter uma equipe coesa não é uma tarefa fácil. Afinal, trata-se de lidar com seres humanos e saber conciliar suas diferenças.

E é nesse momento que entra o líder ou outro profissional que esteja no comando do negócio ou da ação. Os gestores precisam compreender o comportamento dos membros da sua equipe e também saber dar feedbacks.

O que o líder de uma equipe faz ou deixa de fazer afeta o desempenho de todos.

Entre os elementos chaves de uma liderança assertiva estão, o bom relacionamento com a equipe, desenvolver habilidades do seu time, saber motivá-los e deixar claro quais são as metas a serem atingidas. E o mais importante ser um exemplo de pessoa e manter um clima harmônico!

Características de um bom líder

Para aplicar a liderança de equipe eficaz, é importante conhecer a si mesmo, seu perfil profissional e a sua equipe. Afinal, por mais que você leia as dicas deste guia, elas somente serão eficientes se você as adaptar à sua realidade.

Portanto, o primeiro exercício que proponho a você é: invista em autoconhecimento e busque entender mais os profissionais que estão ligados a você para saber como ajudá-los a crescer e até mesmo para delegar tarefas de forma assertiva.

- Estipule metas alcançáveis

Liderar uma equipe exige estipular objetivos. Se criar uma lista de metas que são muito altas, pode acabar desestimulando os funcionários. Isso porque, se notarem que não vão conseguir, já perdem a vontade de tentar.

- Seja flexível a mudanças e estimule os colaboradores

Nada melhor do que um profissional adaptável, que não demora a se adequar a novos processos e outras mudanças em sua área. Se essa característica já é importante para os funcionários, para um líder que é exemplo ela deve ser mais ainda. Portanto, a dica é buscar dividir tarefas de maneiras diferentes, se for possível no seu contexto, para exercitar novos olhares sobre as demandas. Outra possibilidade é dar e receber feedbacks com ideias do que pode ser melhorado e como isso seria viável.

- Não ignore a vida pessoal dos profissionais

Muitas vezes falamos em "vida pessoal" e "vida profissional". Porém, ambas são vividas pela mesma pessoa. Ou seja, não há como separá-las completamente.

Esteja atento ao comportamento dos colaboradores e procure deixá-los à vontade para recorrer a você, caso precise de ajuda ou mesmo para esclarecer alguma questão.

Em alguns casos, o desempenho de um profissional pode diminuir se estiver passando por algum problema. Se você souber como identificar que há algo de errado, saberá como ajudar a conduzi-lo da melhor forma para que não se prejudique no ambiente de trabalho.

Uma das formas de fazer sua liderança de equipe ser mais produtiva é incentivar e levantar novos líderes. Pode parecer confuso pensar em outras pessoas para ajudar você a gerir pessoas e atividades. Um bom líder não só conta com suas próprias habilidades, mas sabe como e quando impulsionar seus liderados para que os projetos andem com mais autonomia.

Experimente deixar pessoas responsáveis por atividades de mais responsabilidade em alguns momentos e aproveite para dar feedback de cada experiência.

PASSO A PASSO PARA SE TORNAR UM GRANDE LÍDER

PASSO 1:
Excelente comunicação

Saber se expressar de forma clara e coerente é fundamental para que a equipe compreenda as informações que são transmitidas e consiga agir em consonância com o que foi solicitado.
Esse recurso também é importante para apresentações e reuniões.

PASSO 2:
Bom relacionamento interpessoal

Um bom líder deve ter uma relação amigável com todos no ambiente de trabalho. A cordialidade e o respeito devem fazer parte das conexões e contatos. E a manutenção dos relacionamentos também contribui para a melhora do clima organizacional.

PASSO 3:
Conhecer bem os integrantes da equipe

Para liderar com eficiência, é preciso identificar as características e comportamentos de cada um. Assim, o líder pode explorar os potenciais individuais e contribuir com o aprimoramento de pontos fracos do time.

PASSO 4:
Ter visão do futuro para se antecipar a problemas e propor soluções

Ser visionário é uma competência fundamental para um bom líder. Assim, ele pode tomar decisões importantes diante de situações desafiadoras que influenciam diretamente nos resultados.

PASSO 5:
Buscar atualização e desenvolvimento constante

Todo profissional deve ter essa preocupação. Contudo, o líder precisa ser ainda mais comprometido com o crescimento e evolução. Afinal, como orientador, ele também serve de inspiração para os liderados. Todos os líderes devem ser como um espelho e refletir aos seus colaboradores o comportamento que gostaria que cada um tivesse.

Você é um líder ou chefe?

O chefe é a pessoa que ocupa o cargo que foi designado por seus superiores. Ele tem tendência a ser autoritário, comandar pessoas e distribuir ordens, sempre visando lucros e resultados.

Geralmente, o chefe não pensa no bem-estar coletivo, ele enxerga os funcionários abaixo da cadeia e como pessoas incumbidas apenas para seguir ordens.

O chefe é excelente em apontar e responsabilizar os outros quando algo não dá certo, mas quando o objetivo é alcançado, age como se ele tivesse executado. Essa é a visão mais comum e conservadora.

O líder é conhecido como motivador de sua equipe, ele inspira as pessoas, trabalha junto com o grupo e procura valorizar as habilidades dos indivíduos, respeitando suas limitações e ajudando a superá-las. Ele não visa apenas os resultados e se preocupa com o caminho até que o objetivo seja alcançado. Por não apresentar uma postura centralizadora, tende a ser respeitado. Utiliza critérios justos em suas decisões e foca na solução dos problemas e não em apontar quem os causou.

“Um chefe com mente fechada não consegue ser um bom líder, mas um bom líder tem aptidões suficientes para também ser um bom chefe”.

Essa frase nos conduz a dois perfis diferentes que, se encontrarem um equilíbrio, podem render excelentes resultados. Veja agora a diferença entre líder e chefe e algumas dicas práticas de como desenvolver suas habilidades.

Chefe é aquele que tem o poder de decisão e está em uma posição estratégica para a tomada de atitudes. O líder é quem exerce influência sobre um grupo, coordenando-os para os melhores resultados.

Muito se fala sobre o perfil comportamental de ambos, colocando o chefe como alguém que não é um bom gestor de pessoas e tem dificuldade de relacionamento. É preciso ter cautela para fazer esse tipo de delimitação, já que pelo significado expresso de cada termo, vemos que este profissional é caracterizado pelo seu poder de comando.

Nesse caso, a diferença entre líder e chefe não se trata de algo entre bom e mau, mas sim sobre detalhes que podem afetar diretamente a produtividade de uma empresa. Um chefe que não sabe influenciar pessoas, não terá decisões assertivas, pois faltará a motivação do grupo.

Por outro lado, um líder que exerce boa influência sobre os colaboradores e os fazem trabalhar com mais vontade, também precisa ter autonomia para lidar com questões diárias que exigem posturas mais firmes.

Liderança vs. Coaching: Qual é a diferença?

É papel do líder promover a interação entre a equipe, tornando o terreno fértil para o processo de Coaching, do ponto de vista tanto do coach quanto dos membros da equipe. Entre as perguntas que estimulam as reflexões e as mudanças de conduta do líder estão as seguintes:

  • Qual é a qualidade de sua relação com a equipe?
  • Você respeita a equipe? A equipe respeita você?
  • Você e a equipe têm as mesmas metas em comum? Como você sabe?
  • A equipe entende suas necessidades de informação, aprendizagem e apoio encorajador?
  • Para que a equipe precisa de você?
  • Qual é o equilíbrio mais apropriado para essa equipe quanto ao manejo dos altos e baixos?
  • Sobre quais tópicos você e a equipe evitam conversar?
  • Quais decisões e atitudes você mais tenta adiar?
  • O que você poderia parar de fazer para melhorar o desempenho da equipe?
  • O que você poderia fazer para incrementar o desempenho da equipe?
  • Que dose de liderança essa equipe necessita?
  • Que estilo de liderança seria o mais adequado?
  • Se você pudesse escolher a equipe ideal, como seria?
  • O que você poderia fazer para que a equipe atual se transformasse na equipe ideal?

Ao fazer essas perguntas, mas do ponto de vista da própria equipe, o coach constrói uma oportunidade para comparar, contrastar e explorar, em um nível fundamental, como a equipe funciona e o que impede seu funcionamento ideal.

O Coaching proporciona uma metodologia de desenvolvimento humano aos profissionais que buscam desenvolver as habilidades essenciais de um grande líder e, consequentemente, alcançar bons resultados na organização.

Conduzir e gerir pessoas de forma eficaz é uma tarefa bastante complicada e exige controle emocional, autoconfiança, visão de futuro e planejamento estratégico, entre muitas outras habilidades fundamentais. Por meio do Coaching, os líderes podem desenvolver a competência mais valorizada pelas organizações atualmente, que é a liderança de alta performance.

Leader Coach

Muitos gestores têm dificuldades em acompanhar a equipe e naturalmente serem acompanhados. Muitas vezes, existe a falta de empatia ou boa comunicação entre ambos os lados. Muitos gestores não conseguem entender as diferenças que existem nas relações humanas. Pessoas são diferentes umas das outras, pensam e agem de formas diversas.

O gestor precisa fazer com que sua equipe o enxergue com entusiasmo, respeito e admiração. Para isso, a escuta ativa deve estar ligada sempre!

Envolto com as pressões diárias, metas, funções organizacionais, pensamento focado em 100% negócio, muitos gestores esquecem o que é mais importante: a relação humana, sua equipe! Interagir com a equipe, escutar suas ideias, conhecer quem são as pessoas integrantes e o que elas fazem de melhor, além disso é necessário saber transformar e desenvolver funcionários em verdadeiros colaboradores.

O gestor precisa mostrar para a sua equipe a razão e importância de cada um, deixar claro o papel que cada integrante é responsável em desenvolver. Saber conduzir a equipe a trilhar caminhos que levem ao autodesenvolvimento e crescimento profissional.

Para ter uma equipe competente e de alta performance é necessário treinar e incentivar constantemente o colaborador para exercer sua função com segurança; ensinar e motivar a autogestão em cada funcionário; e formar profissionais e novos gestores sem ter medo de perder a majestade!

O desenvolvimento técnico e comportamental de cada um da equipe é habilidade do Leader Coach. Um bom gestor é fonte de respeito e inspiração. Esse é o verdadeiro Leader Coach.

Por outro lado, vejo muitos profissionais despreparados e perdidos, sem habilidade de conduzir seus liderados. O engraçado nesta história é que sempre existe uma desculpa ou um culpado para essas atitudes desastrosas.

Muitos gestores ainda utilizam a metodologia de que eles são seres superiores e seus liderados têm muito a aprender. Quase ninguém admite isso, mas é mais comum do que se imagina. Este é o ponto falho da liderança. Encontramos então, a baixa performance e alta rotatividade.

O desenvolvimento da liderança acontece quando existe a transição do gestor para Leader Coach. Sendo o pilar entre a gestão e desenvolvimento comportamental. O gestor que se permite aprender a ser um Leader Coach aprende a agir como gestor quando é necessário ensinar, educar e aconselhar..

Exemplos de grandes líderes

1. Steve Jobs

Era um inventor e empresário norte americano do setor de informática que ganhou notoriedade após a criação na empresa de tecnologia Apple.

Jobs sempre foi um modelo de liderança, pois fugia daquele padrão de líder comum que parava para ensinar seus liderados. No entanto, ainda que não fizesse isso, ele sempre foi considerado uma pessoa inspiradora! E até hoje tem o seu legado.

Entre as suas principais características está a criatividade, visionarismo e uma personalidade forte e centralizadora que controla todos para poder seguir adiante com suas ideias.

2. Bernardinho

Bernardo Rezende, popularmente conhecido como Bernardinho, é um técnico do vôlei que já conquistou vários títulos com os times que liderou, inclusive com a Seleção Brasileira Masculina de Vôlei. Muito admirado por seu estilo de liderança, Bernardinho valoriza, acima de tudo, a motivação de seus jogadores e a interação do time.

Entre as suas principais características está a autenticidade, responsabilidade, transparência e muitos planejamentos em prol de resultados para toda a equipe como um todo.

3. Walt Disney

Foi um produtor cinematográfico, roteirista e empreendedor fundador da The Walt Disney Company, tornou-se famoso por seu pioneirismo no ramo das animações com a Disney.

Durante sua trajetória na empresa, sempre pregou que os seus funcionários são os atores que fazem uma grande performance para que seus clientes realizem sonhos. Tinha a ideia que o time quando unido é mais forte e capaz de entregar o melhor.

Entre suas principais características como líder estão, tratar todos de forma igual, detalhado, harmonioso e sonhador.

4. Abílio Diniz

Empresário que já foi considerado um dos 100 brasileiros mais influentes do ano pela revista Época em 2009.

Na sua vida, Abílio se dedicou para aumentar os recursos financeiros da família. Seu modelo de gestão é baseado em desenvolvimento de pessoas para serem processuais. Entre suas principais características como líder estão: ser um bom ouvinte, ter inteligência emocional e objetividade.

5. Sulivan França

Presidente da SLAC® Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan é Master Coach Trainer. Administrador com mais de 20 anos de experiência, já treinou mais de 95 mil pessoas por todo o País.

No decorrer da sua carreira sempre buscou agregar em seus trabalhos, seriedade e legitimidade. Como líder é aquela pessoa que busca estimular a equipe para alcance de resultados. Entre suas principais características como líder estão: foco, determinação, comprometimento com a equipe e objetividade.

Frases de Liderança

“Inovação é o que distingue um líder de um seguidor.”
- Steve Jobs

“Um dia aprendi que sonhos existem para tornar-se realidade. E desde aquele dia, já não durmo para descansar. Simplesmente durmo para sonhar.”
- Walt Disney

“Ao líder não cabe fazer o que é conveniente, mas o que é certo.”
- Bernardinho

“Liderança não é uma coisa que você herda. A gente não nasce líder, ao contrário a gente escolhe ser líder e depois conquista.”
- Abílio Diniz

“Quer engajar uma equipe? Desenvolva nelas o senso de responsabilidade e pertencimento.”
- Sulivan França

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