Inscreva-se

Clique aqui

Cinco perguntas para não fazer ao chefe

Especialista em comportamento dá dicas para não se queimar no emprego

Especialista em comportamento dá dicas para não se queimar no emprego


O que não perguntar para o chefe? Ao contrário do que parece, essa não é uma questão tão simples. Em ambientes de trabalho mais descontraídos, por exemplo, a conversa entre superior e subordinado tende a ser mais informal. Quase um bate-papo entre amigos no qual é possível falar sobre muito ou quase tudo. Certo? Não é bem assim, segundo o especialista em comportamento, Sulivan França.

Para o profissional, que é presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), não há amigos no ambiente de trabalho. “Há, sim, colegas que se tratam com respeito, consideração e até algum carinho. Afinal de contas, como ser indiferente a alguém com quem você convive o maior número de horas do dia? Mas, principalmente, com o chefe é importante discernir uma boa relação profissional de uma relação de amizade”, alerta.

Segundo França é preciso estabelecer limites claros no relacionamento com o chefe para que as conversas sejam adequadas e não comprometam a produtividade no trabalho. Para tanto, o especiaista pontua algumas dicas simples. Descubra:

1. Sobre o salário do chefe
Por melhor que seja a relação jamais pergunte quanto ele ganha, sob a pena de passar por indiscreto e sem noção. “Isso não é relação de trabalho. É cuidar da vida dos outros.”
2. Sobre a promoção do colega
Se o seu chefe não te promoveu, paciência. Espere a sua vez. “Não especule sobre a promoção de um colega. Isso não é postura de profissional. É postura de fofoqueiro. E para fofocar, não é necessário um emprego”.
3. Sobre a postura do colega
Um bom gestor sabe quem é produtivo e quem não é. “Apontar o que o colega faz ou deixa de fazer é tiro no pé. Não pense que vai ganhar pontos com o chefe. Ele simplesmente vai entender que você está tão à toa que tem tempo sobrando para prestar atenção no outro”.
4. Sobre as decisões profissionais
Você tem certeza que vai fazer isso? Mude essa pergunta para: tenho certeza de que vou perguntar isso para o meu chefe? “Se o profissional virou chefe, normalmente, ele tem competência para comandar uma equipe e tomar decisões acertadas. Se ele quiser a sua opinião, ele vai perguntar. Bons líderes sabem quando precisam de uma segunda ou terceira opinião”.
5. Sobre a vida pessoal 

Se o seu chefe nunca deixou claro na empresa seu status de relacionamento, melhor não entrar no mérito. “Ele pode ser casado, solteiro, divorciado, homossexual, estar em um relacionamento sério e em outro enrolado. Não importa. Se você não sabe sobre a vida pessoal dele, é porque ele não quer que você saiba. Não pergunte. Faça como ele: seja discreto”. 

Sulivan França, presidente da SLAC Coaching
Sulivan França é Master CoachTrainer pela International Association of Coaching Institutes e Master Trainer da International Association of NLP Institutes. Administrador com mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas, já habilitou mais de 22 mil coaches em treinamentos abertos e in company. Possui certificações internacionais em Life Coaching, Executive Coaching, Team Coaching e Business Coaching. Treinador licenciado pela Corporate Coach-U (EUA) possui, ainda, o licenciamento da Human Perspectives International Inc. (EUA) para formar analistas em Assessment DISC. Sulivan França também ministra cursos, palestras e treinamentos no Brasil e na Europa. 

Sobre a SLAC Coaching
A SLAC Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching oferece aos seus clientes o que há de mais avançado em pesquisas sobre comportamento humano, performance, liderança, gestão de equipes e coaching, contribuindo com o desenvolvimento de estudos e apoiando coaches, diretores, executivos, RHs, gerentes, líderes e organizações.
Apontada pela mídia nacional e internacional como o maior centro de pesquisa e treinamento em coaching da América Latina, a SLAC foi a primeira organização de coaching no Brasil a receber reconhecimento e estabelecer uma parceria com o Institute Of Coaching Professional Association (ICPA), órgão afiliado à Harvard Medical School, reconhecido por sua excelência mundial em pesquisas e inovações na área comportamental. A SLAC também possui certificação da International Association of Coaching Institutes, órgão que regulamenta o uso e a prática do coaching na Europa, e também da Corporate Coach U. 

+1
share

SLAC Coaching Releases   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Marquês de São Vicente
576 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

brasil
São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
brasil
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Marquês de São Vicente, 576 - 17° andar
Barra Funda - CEP: 01139-002
CNPJ: 15.229.739/0001-47
chile
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
peru
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
colombia
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.

Preencha o formulário, que entraremos em contato na data escolhida!