Características como o otimismo, a extroversão e a autopromoção estão fortemente ligadas ao sucesso de um CEO. Porém, há uma série de mitos que envolvem esses empreendedores.

Confira a lista com os 10 mitos sobre CEOs bem-sucedidos:

Mitos sobre os Grandes CEOs

1 – Leem Muitos Livros de Negócios

Além de livros modernos sobre negócios, geralmente são consumidores de literatura clássica, ficção científica, filosofia e biografias de figuras históricas e grandes companhias.

2 – São Privilegiados

A maioria dos CEOs não tinha nada e trabalhou muito para conseguir o que possuem. Poucos começam com vantagem financeira. Saber crescer com as adversidades faz a diferença para o profissional.

3 – Usuários Massivos de Redes Sociais

A grande maioria dos maiores CEOs do mundo possui pouca ou nenhuma presença nas redes sociais. Geralmente eles estão muito ocupados comandando suas empresas para perder muito tempo com postagens.

4 – Marketing Pessoal

Os executivos não ligam muito para marketing pessoal. Há exceções, mas não é o caso da maioria. Depois de fazer seu primeiro bilhão, pode se autopromover o quanto quiser, mas não vai ajudar a chegar lá.

5 – São Grandes Comunicadores

Alguns evitam ao máximo se comunicar enquanto outros são ótimos. Os CEOs com comunicação efetiva possuem um círculo de influência relativamente fechado, conversando basicamente com a equipe, clientes e investidores. E-mails para toda a empresa e grandes reuniões virtuais são superestimados e muitas vezes mais atrapalham do que ajudam.

6 – Inteligência Emocional Desenvolvida

Um dos maiores mitos é que a inteligência emocional garante sucesso na liderança. O conceito tem sido fortemente contestado por pesquisadores e não foi confirmado que ter alta pontuação nos testes é algo positivo.

7 – Hábitos Pessoais são o Segredo do Sucesso

Cada empresário de sucesso trabalha de uma forma particular, mas todos conseguem priorizar o que é crítico e focar no que realmente é importante. Hábitos pessoais não o fazem ser bem sucedido, um ótimo trabalho sim.

Leia Também: O Segredo dos Jovens Empreendedores de Sucesso

8 – São Generalistas

A verdade é que os empresários de maior sucesso são excelentes em uma área específica. Mark Zuckerberg e Bill Gates são gênios da programação. Buffett e Schwab, do setor financeiro.

9 – São Líderes Extrovertidos

Pelo contrário. Estamos vivendo a era de ouro dos introvertidos e geeks. A visão de que os CEOs devem ter forte presença não passa de um mito.

10 – São Otimistas

Transforme sonhos em realidade

Há CEOs otimistas e pessimistas, mas a maioria deles é realista. Eles não pensam demais nas coisas e confiam no próprio talento, o que ajuda a tomar decisões inteligentes.

Veja Também

Coaching para Empreendedores

Cursos de Coaching

Coaching para Líderes