Sou Perfil Dominante e meu Chefe Influente. E Agora?

A característica de dominância define as pessoas ativas ao lidar com problemas e desafios, costumando ser diretas, exigentes e determinadas em seus objetivos. Já a influência está ligada às pessoas que utilizam o poder da comunicação, gostam de conversar e sabem persuadir o próximo de forma amistosa.

Esses comportamentos fazem parte da teoria DiSC, que representa cada um dos quatro tipos de perfis dos indivíduos: dominância, influência, estabilidade e conformidade.

O Perfil Dominante

Se você tem um resultado alto de dominância no seu perfil, é uma pessoa objetiva e trabalha focada na resolução de problemas, característica ideal para lidar com as dificuldades no ambiente corporativo. Também tem a assertividade como característica marcante, além de ser uma pessoa esforçada, competitiva e que adora começar novos projetos.

Normalmente, sua postura é ativa e positiva, inclusive em ambientes mais hostis e menos receptivos.

Seu maior motivador para ter sucesso na carreira é o poder que terá em relação às pessoas e situações, porém tem medo de falhar, por isso seu perfil é um pouco dominador, para garantir o controle sob as atividades que desenvolve.

Avaliação de Perfil Comportamental DiSC

O Perfil Influente

Se o seu chefe tem como resultado DiSC ser uma pessoa influente, ele possui como características a empatia, confiança, otimismo, persuasão e, claro, influência sobre as pessoas. Normalmente, possui atitudes sempre positivas, com bom apelo e poder de convencimento. Por isso, ele sempre vai se afastar de uma situação não amigável e preferir uma condição amigável e favorável.

As pessoas são as principais motivadoras para o desempenho do seu chefe, que valoriza os relacionamentos pessoais e profissionais e gosta de ser reconhecido. Como a socialização é uma característica marcante de quem tem esse perfil, a rejeição é um de seus principais medos, por isso ele sempre se esforçará para ser bem aceito pela equipe, embora muitas vezes passe uma imagem de superficialidade.

Compreender a característica do perfil influente no seu chefe aumentará o autoconhecimento sobre ele e a habilidade de se relacionar nas diferentes situações de sua vida profissional. O fato de ele ser influente não significa que ele é melhor ou pior que você, mas se destaca por reagir de forma diferente em determinadas situações.

Leia também: Liderança: A Capacidade de Influenciar Pessoas