Os indivíduos e organizações que buscam o crescimento não podem deixar de conhecer e utilizar as metodologias de análise comportamental.

Procurei usar esse tom de alerta logo no início do artigo para evidenciar a importância de adotar os testes e estudos de comportamento. Afinal, são muitos os benefícios notados por quem inclui a análise comportamental em sua estratégia de desenvolvimento.

Portanto, este texto traz, além da explicação do conceito, as técnicas mais aplicadas atualmente para que seja possível identificar a mais adequada ao seu objetivo.

Vale a reflexão acerca do cuidado com os comportamentos.

Análise comportamental: o que é? 

A análise comportamental é uma avaliação dos comportamentos dos indivíduos. Ela estuda as características presentes em cada um de nós e a forma como reagimos a estímulos e agimos diante das mais variadas situações.

A maioria dos testes comportamentais se baseia em perfis. Ou seja, identificam comportamentos predominantes nos seres humanos, que se resumem a padrões de personalidade e condutas.

A análise comportamental é bastante antiga. 

Surgiu com o Behaviorismo, uma teoria de pesquisa psicológica que apura não só o comportamento humano, como também o animal.

O entendimento do comportamento está relacionado ainda ao ambiente em que está inserido e às experiências anteriores. 

É possível dizer que são reconhecidos três níveis de interferência:

Filogenético: compreende as condutas adquiridas hereditariamente e pela evolução da espécie

Ontogenético: ocorre a partir das vivências

Cultural: acumula os costumes, linguagens e regras impostas para ganhar forma.

Para que serve a análise comportamental?

A análise comportamental é frequentemente utilizada para a seleção de talentos. 

No entanto, esse não é o único meio de aplicação.

A avaliação pode ser feita com profissionais mais experientes, que estão reconsiderando os rumos da carreira e para indivíduos que buscam a evolução pessoal. 

Muitas pessoas sofrem com as indecisões e dificuldades para trilhar os caminhos e tomar decisões. A análise comportamental ajuda a transformar esse cenário. Ela permite o autoconhecimento. Ou seja, faz com que os indivíduos se conheçam melhor e reflitam sobre as suas atitudes, considerando o poder de influência que elas exercem sobre os resultados alcançados.

Além disso, propicia a compreensão do motivo de serem feitas algumas escolhas, a partir do entendimento das características e comportamentos predominantes. A grande vantagem da análise comportamental é ajustar práticas inadequadas. Afinal, vivemos em constante transição, buscando o desenvolvimento humano

Por isso, encontrar estímulos que facilitem esse processo é muito benéfico. 

Sem contar que, muitas vezes, o sucesso que tanto almejamos dependem das mudanças que fazemos em vida. 

Garanta agora o seu ingresso para o evento que vai mostrar o passo a passo para você transformar os seus sonhos em metas alcançáveis!

04 e 05 de abril de 2020 - 9h às 18h
Centro de Treinamentos SLAC® GROUP

Os principais testes de análise comportamental 

Entre os testes de análise comportamental existentes, optei por trazer três deles que possuem teorias e finalidades distintas.

Confira os detalhes sobre cada um.

DISC 

A metodologia DISC é uma das mais conhecidas e utilizadas no mercado. É bastante simples e não demora muito para ser executada.

O teste é estruturado em quatro colunas de palavras. 

Esses termos representam características e traços de personalidade. Eles são agregados para dar corpo a um perfil comportamental. 

Na prática, o indivíduo submetido a análise enumera os atributos de cada coluna, sendo 1 para pouco e 4 para muito.

Essa pontuação é somada e no final se obtêm quatro resultados distintos. 

O que tiver maior incidência é o perfil comportamental mais evidente.

O acrônimo DISC vem dos nomes dados a cada um dos blocos de palavras:

Dominante / dominance (D)

Influente / influence (I)

Estável / steadiness (S)

Cauteloso / conscientiousness (C)

Os dominantes são os indivíduos mais determinados e ousados. Por essas e outras singularidades, costumam lidar bem com desafios.

Os influentes são excelentes motivadores. Possuem a habilidade da comunicação e o poder da persuasão. São animados e entusiasmados.

Já os estáveis são aqueles sujeitos mais pacíficos e confiáveis. Têm paciência com as coisas e pessoas e trabalham melhor com rotinas e padrões.

Por sua vez, o grupo dos cautelosos engloba as pessoas que são bastante metódicas e analíticas. Gostam de seguir regras e se adaptam bem aos processos.

STAR 

O teste STAR também é um acrônimo, que significa situação (S), tarefa (T), ação (A) e resultado (R).

Em vez de focar, exclusivamente, nas aptidões do avaliado, a técnica busca traçar o perfil comportamental a partir de experiências anteriores vividas pelo indivíduo.

Esse teste tem o objetivo de prever, com base no passado, como as pessoas podem se comportar e agir diante de situações presentes ou futuras.

A prática do STAR é orientada a perguntas. 

Durante a entrevista, o condutor realiza questionamentos como: "quais foram os desafios do momento?", "o que você sentiu?", "como agiu?", "quais foram os resultados alcançados?", dentre outros.

A ideia é determinar situações importantes e descobrir do avaliado como foram as suas atitudes diante delas.

Normalmente, o teste STAR é mais aplicado em processos de recrutamento e seleção. 

Como o princípio da metodologia consiste em imaginar as reações possíveis de um indivíduo, o recrutador pode avaliar se o candidato para uma vaga está apto para assumir funções que tenham determinadas situações frequentes e que exigem conduções alinhadas às expectativas da organização.

Dominância cerebral 

Esta teoria de análise comportamental procura conhecer os comportamentos predominantes do indivíduo.

Para o criador da metodologia, Ned Herrmann, o cérebro é dividido em quadrantes: 

Superior direito: relacionado ao perfil analítico

Superior esquerdo: perfil organizador

Inferior direito: perfil comunicativo

Inferior esquerdo: perfil inovador.

Essa técnica é um pouco mais completa e abrange cerca de 120 perguntas para determinar a dominância cerebral. Por mais que cada pessoa seja singular, alguns padrões de condutas podem ser facilmente observados. 

Essa premissa é relevante para identificar um grupo de pessoas, como uma equipe de trabalhos ou sala de estudantes. E, com isso, transformar a forma de se relacionar e transmitir conhecimento, com base na maneira com que processam informações e as interpretam.

O que fazer com os resultados? 

Os testes de análise comportamental possibilitam reconhecimentos poderosos. Entretanto, pouco resolvem se não forem usados de forma favorável.

É importante entender que a reflexão, por si só, costuma trazer benefícios. Porém, se um indivíduo ou uma organização quer extrair resultados mais expressivos, precisa criar um plano de ação baseado nas avaliações.

Isso significa, por exemplo, buscar capacitações para competências técnicas, como cursos livres, graduação ou extensões. Ou desenvolver habilidades comportamentais que ajudarão a lidar melhor com as situações do dia a dia.

Independentemente do caminho a ser seguido, os resultados dos testes servem de base para iniciar o percurso em busca de melhorias.

Promova o desenvolvimento no MUDE SEUS RESULTADOS 

Vimos, ao longo deste artigo, o que são e para que servem as análises comportamentais. 

Conhecemos ainda alguns modelos de testes e entendemos que um plano de ações precisa ser elaborado com base nos resultados.

A análise comportamental é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional e é uma ferramenta muito utilizada na metodologia de Coaching.

No MUDE SEUS RESULTADOS você sairá capaz de transformar os insights para maximizar o potencial já existente e aperfeiçoar outras características não tão presentes.

Além disso, são empregadas técnicas que ajudam a definir metas e persegui-las, o que facilita um acompanhamento constante e a mensuração desses alcances.

Passe a utilizar a análise comportamental 

Você pode usar a análise comportamental para identificar características do perfil, mas entendê-las como mutáveis.

Significa dizer que todos podemos evoluir e desenvolver novas habilidades e competências para atingir metas pessoais e profissionais.

Se esse é o seu objetivo, permita-se dar o próximo passo: venha para o MUDE SEUS RESULTADOS

Será um prazer apoiar seu desenvolvimento e contribuir com seus sonhos.