Assessment é uma ferramenta de avaliação de competências e conhecimento com maior eficiência e critério as pessoas, busca de autoconhecimento e gestão do conhecimento. Trata-se de uma designação contemporânea para a identificação do gerenciamento por intermédio de técnicas e avaliações que conduzem ao diagnóstico do potencial das pessoas. Essa ferramenta moderna permite traçar perfis comportamentais e atualmente é muito procurada pelas empresas e profissionais, a fim de aplicá-la em processos seletivos. Pode se dizer que o Assessment é uma evolução do modelo DiSC, atestada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mapeamento comportamental

O mapeamento comportamental, proposto pelo Assessment, auxilia na identificação dos pontos fortes e dos pontos de desenvolvimento, sendo um instrumento aplicado com o apoio de um questionário online ou offline, de forma prática e objetiva. O Assessment é oferecido por consultorias de Recursos Humanos e não só possibilita o estudo individual dos funcionários, como o estudo da empresa em um todo, o que faz com que a gestão obtenha um panorama do capital humano que possui, tornado possível que os principais desafios da empresa estejam alinhados ao potencial de seus colaboradores.

Além disso, os resultados obtidos com a ferramenta podem fornecer à empresa em questão, instrumentos e informações para a composição de um sistema de gestão por competências. Desta forma, as cobranças serão mais bem direcionadas aos perfis de cada profissional e, consequentemente, os resultados obtidos serão melhores e mais eficientes. Frequentemente, após a realização desse prognóstico, a maioria das empresas descobre que algumas pessoas estão em funções trocadas e que poderiam estar fazendo um trabalho melhor do que o atual e ter melhor desempenho, dando mais de si em outra posição ou até mesmo outro setor.

Transforme sonhos em realidade

E isso torna comum que a aplicação do Assessment nas empresas resulte na revelação de talentos até então despercebidos pela gestão. Algumas pessoas naturalmente costumam ser mais reservadas e não saem gritando aos quatro ventos suas melhores qualidades. Por isso, é comum descobrir pessoas com potencial de crescimento incríveis e talentos até então inimagináveis em outros.

A aplicação do Assessment, que deve ser feita por analista, pessoas credenciadas e especializadas, leva de sete a dez minutos e capta várias informações acerca do comportamento de uma pessoa. Ao final do questionário, o sistema fornece imediatamente um relatório de seu perfil comportamental. Essa ferramenta tem sua importância e valor relacionados ao fato de fornecer um perfil detalhado das propensões de comportamento de uma pessoa e, destacar aspectos muito importantes de sua personalidade, evidenciando como colocá-los de forma ágil no trabalho e em seu cotidiano.

Assessment dentro do coaching

O assessment dentro do coaching foi criado com densos estudos e pesquisas para ser utilizado como ferramenta de apoio nos processos em seus processos de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, visando aumentar o potencial individual das pessoas, através do seu mapeamento comportamental. Com o treinamento correto, o indivíduo aprende a como mudar o seu próprio comportamento, o de sua equipe ou de seus clientes para conquistar a confiança de pessoas, transformando-se em um profissional de sucesso. Pode ser aplicado ainda para melhorar progressivamente o desempenho do coach e do seu coachee, pois a ferramenta permite fazer um mapeamento completo do seu momento atual e traçar estratégias efetivas para eliminar gaps, potencializar competências e conquistar resultados extraordinários na vida e na carreira.

Para finalizar, atualmente, as organizações estão bastante suscetíveis a mudanças o tempo todo. O Assessment pode ser uma ferramenta bastante interessante de se utilizar com as principais lideranças e especialistas para, desta maneira, encontrar a saída mais indicada para o futuro da empresa, diminuindo as chances de uma decisão mal pensada ou infundada, potencializando assim os funcionários e a própria empresa.