Muitas pessoas atualmente não sabem o que é Feedback, sabem e não levam à sério, tem medo de receber um, ou não sabem como começar a aplicar um feedback de forma empática e eficiente. Neste post vou explicar o que é, o por que de hoje termos essas situações variáveis e no fim, dou DICAS de como aplicar um Feedback de forma eficiente através da estrutura de Comunicação Não Violent.


De acordo com o Wikipedia, "em administração, retorno de informação, retorno ou feedback é o procedimento que consiste no provimento de informação a uma pessoa sobre o desempenho, conduta, ou ação executada por esta, objetivando reorientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados.


No processo de desenvolvimento da competência interpessoal o feedback é um importante recurso porque permite que nos vejamos como somos vistos pelos outros. É ainda, uma atividade executada com a finalidade de maximizar o desempenho de um indivíduo ou de um grupo. Processualmente, é oriundo de uma avaliação de monitoria."


Algumas empresas, inclusive algumas por onde passei na minha carreira, aplicam o Feedback para "cumprir tabela", satisfazer exigências e normas, ou ainda pior, atrelam o resultado de pesquisas de resultados entre áreas da empresa e Feedback, à fatores % de recebimento de PLR (Participação de Lucros e Resultados). Com isso, todos saem no prejuízo.


As pessoas respondem pesquisas de última hora por ser uma obrigação, quem aplica o Feedback, faz porque o RH está cobrando, ou seja, o objetivo de maximizar desempenho e corrigir a rota não é satisfeito, além de que muitas vezes as pessoas tem medo de expor suas opiniões para a liderança, fazendo com que o processo todo seja ainda menos produtivo.


Como aqui o foco não é no problema, e sim na solução sempre, vou dar umas dicas de como usar uma comunicação eficiente e empática para que você dê o primeiro passo.


O feedback pode ser usado para grandes e pequenas empresas, autônomos que tenham parceiros e fornecedores, nas relações pessoais, afinal de contas, sempre precisamos otimizar os conatos que fazemos para obter melhores resultados, certo?


"A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um processo de pesquisa continua desenvolvido por Marshall Rosenberg e uma equipe internacional de colegas, que apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina comunicação eficaz e com empatia."


O objetivo da CNV é encontrar um jeito onde todos os presentes falem o que é importante sem culpar o outro, humilhá-lo, envergonhá-lo, coagi-lo ou ameaçá-lo. É útil para resolver conflitos, conectar-se aos outros, e viver de um jeito consciente, presente e antenado ás necessidades vitais e genuínas de si mesmo e do mundo.


É muito importante frisar que um feedback não deve ser dado na presença de outros colegas, em reuniões, ou qualquer outro ambiente onde não estejam somente a pessoa envolvida e quem vai aplicá-lo.


A CNV pode ser usada em diversas situações, e poderia escrever muito sobre ela aqui, mas como já disse em outros posts, minha intenção aqui é te trazer insights e dicas as quais você já possa aplicar automaticamente no seu dia-a-dia.


Caso queira saber mais sobre esse assunto, tem um livro incrível sobre isso, que se chama Comunicação Não Violenta, do próprio Marshall Rosenberg. 


Atualmente temos dois fatores principais que estão presentes tanto em pequenas, como em grandes empresas:


Quem nunca, enquanto estava recebendo um Feedback se questionou: "ele(a) gosta do meu trabalho ou não?" "O que exatamente fiz de errado?" "Mantenho minha postura? Ou preciso mudar?" "O que ele(a) quer exatamente?".

Muitos líderes não acompanham o trabalho de seus funcionários de perto, e não sabem exatamente o que está acontecendo naquele período para apontar com precisão os fatos, sentimentos e necessidades. Outros, por sua vez, não tem o conhecimento de uma comunicação eficiente para isso, o que acaba complicando a vida de quem aplica e de quem recebe. Vou dar dicas no fim desse post sobre a CNV (Comunicação Não Violenta) e como aplicá-la de forma eficiente em um feedback.



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