Escrito por Sulivan França - 17 de Abril de 2017

Saber ouvir críticas torna o funcionário preparado para melhorar e crescer na empresa. Muitas organizações apostam no uso do feedback para alavancar o desenvolvimento de seus funcionários. Positivas ou não, as críticas servem para mostrar aos colaboradores qual o melhor caminho para o sucesso profissional, garantindo o amadurecimento do indivíduo.

É importante perceber que o feedback é positivo e fundamental para o crescimento. A conversa com o líder tem o objetivo de corrigir e aprimorar o trabalho individual e coletivo, além de mostrar qual o melhor caminho a ser percorrido.

Como dar feedback

Começar a reunião de feedback apontando o lado positivo do colaborador, demonstra que o profissional acompanha e valoriza o trabalho da pessoa. É preciso exaltar as melhores características que ela oferece para depois mostrar no que ela está falhando e em quais pontos precisa se aprimorar, quebrando o gelo e ampliando a empatia entre líder e liderado.

O gestor precisa planejar o feedback sabendo a abordagem correta, evitando o tom acusatório. O local escolhido também é essencial, e o ideal é que seja um ambiente neutro e sem interrupções, deixando o funcionário confortável, evitando o constrangimento.

Esses cuidados são essenciais para atingir o objetivo principal: fazer um feedback construtivo. Abordando problemas e soluções, o chefe consegue incentivar o crescimento profissional dos funcionários e, consequentemente, alcançar o sucesso da empresa.

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