Escrito por Sulivan França - 09 de Junho de 2017

O coaching se difere de técnicas de psicoterapias por não lidar com traumas nem problemas passados. As terapias são recomendadas para pessoas que buscam solucionar problemas, disfunções ou transtornos psicológicos ou psiquiátricos e possuem caráter clínico, além de serem exercidas por profissionais de psicologia.

O terapeuta busca os motivos de algo que tenha desencadeado determinados comportamentos, obtendo um diagnóstico e fazendo as intervenções necessárias.

Já o processo de coaching não tem caráter clínico, nem é focado em trabalhar transtornos psicológicos ou psiquiátricos. Seus procedimentos estão sempre direcionados para o futuro, em objetivos específicos, com olhar na solução.

A abordagem do coaching

O profissional coach não faz diagnósticos nem aconselha, mas apoia o cliente a encontrar um objetivo pessoal e identificar as limitações e possibilidades pessoais e profissionais. O coaching é um empoderamento do ser, enquanto a terapia é a cura por meio da resolução de problemas passados que estejam afetando o presente.

As duas técnicas são valiosas, mas devem ser utilizadas individualmente conforme as necessidades pessoais de cada cliente. Vale destacar que, embora o coaching não seja uma técnica psicoterapêutica, ele pode ser terapêutico para o cliente quando ele adquire qualidade de vida ao se desenvolver profissionalmente e na esfera pessoal.

A metodologia coaching está focada em pontos do presente, na assertividade, gestão de carreira e perspectivas futuras, e não considera traumas ou resquícios de problemas passados.

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF