Escrito por Sulivan França - 14 de Junho de 2019

Todos temos um plano de sucesso e de dinheiro gravado em nosso subconsciente. É esta programação, mais do que todas as demais coisas combinadas, que determina o nosso futuro financeiro. Uma fórmula que determina como criamos nossa realidade e, assim, nossa riqueza é chamada de Processo de Manifestação, expressa pela seguinte sequência: 

P > S > A = R 

Ele é a consequência da informação ou programação que alguém recebeu no passado, sobretudo na infância. A fonte para esse condicionamento costuma ser composta por nossos pais, irmãos, amigos, professores, mídia e cultura, entre outros. 

A criança não nasce sabendo como lidar com o dinheiro. Isso é ensinado na infância e se transforma em um condicionamento, que são as respostas automáticas que nos conduzem na vida. A menos que sejamos capazes de intervir e rever os arquivos em nossa mente, nosso cérebro seguirá o que foi dado a ele. 


Mas no Processo de Manifestação surge a pergunta: de onde vêm nossos pensamentos? Por que cada pessoa pensa de um modo diferente? A resposta é que os pensamentos são frutos, justamente, da nossa programação. Portanto, a representação fica assim.

P > P > S > A = R 

Onde a programação dá origem aos pensamentos. A conclusão é que mudando a programação você consegue dar o primeiro e mais importante passo para alterar os seus resultados. 

Vamos ver agora como ocorre o condicionamento. Em todos os campos da vida, ele se estabelece de três principais formas. 

Existe a programação verbal: o que você ouvia quando era criança?

O exemplo: o que você via quando era criança?

E os episódios específicos: que experiências você teve quando era criança?

Reflita sobre a programação verbal. Pense no que você ouvia quando era criança sobre dinheiro. Talvez fosse algo como: ricos são gananciosos ou desonestos; isso não é para o nosso bico; dinheiro não nasce em árvore; ou você tem que dar duro para conseguir dinheiro. Há muitas variações possíveis. Todas as frases que você ouviu quando era criança permanecem em seu subconsciente como parte do modelo que governa a sua vida financeira. O condicionamento verbal é poderoso. 

Existem, porém, quatro elementos-chave de mudança para reprogramar o modelo de dinheiro. 

Conscientização, pois você não pode mudar algo cuja existência ignora. 

Entendimento, já que só compreendendo o seu modo de pensar você será capaz de reconhecer que ele tem de vir de fora. 

Dissociação, uma vez que ao constatar que o modo de pensar não é seu, você tem a opção de mantê-lo ou largá-lo. 

Recondicionamento, que trataremos nos próximos conteúdos. 

Acompanhe os passos para mudança referentes à programação verbal são: 

Conscientização: escreva as frases que você escutava sobre dinheiro, riqueza e pessoas ricas na sua infância. 

Entendimento: escreva como essas frases vêm afetando a sua vida financeira atualmente. 

Dissociação: você percebe que esses pensamentos representam seu aprendizado passado, mas não são quem você é? Consegue ver que o presente lhe oferece outras opções?

Faça a seguinte declaração:

As coisas que eu ouvia sobre dinheiro não são necessariamente verdadeiras. Opto por adotar novas formas de pensar que contribuam para a minha felicidade e para o meu sucesso. 

Agora repita:

Eu tenho uma mente milionária! 

Passemos para os exemplos. Como se comportavam seus pais em relação às finanças quando você era criança? Cuidavam bem ou mal do dinheiro? Eram gastadores ou econômicos? O dinheiro era fonte de felicidade ou motivo de discussões?

Crianças aprendem quase tudo a partir dos exemplo que vêem. Assim, mesmo que você tenha todo o conhecimento e toda a qualificação do universo, se o seu modelo não estiver programado para o sucesso, você estará financeiramente condenado.

Quer um exemplo? Se você diz para si mesmo que está poupando dinheiro para os dias difíceis, acredite no poder da intenção. O que você certamente conseguirá: dias difíceis! Então, pare! Mude a sua programação e passe a guardar para os dias felizes ou pensando na sua independência financeira. Assim, pela lei da intenção, é o que você irá conseguir. 

É importante investigar qual é a sua motivação para enriquecer. Se ela tiver uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade. Dinheiro nenhum é capaz de dissipar o medo ou a raiva. Assim como nenhuma quantia consegue aliviar a dor da ferida interna de quem não se sente capaz e necessita provar algo para si. 

Ao se desvincular do medo, da raiva e da auto-afirmação em sua motivação, você poderá estabelecer novas associações para prosperar por meio do propósito, da contribuição e da alegria. Deste modo, você nunca terá que se livrar do dinheiro para ser feliz. 

Podemos verificar os passos para mudança referentes ao exemplo. 

Conscientização: pense no modo de ser e nos hábitos dos seus pais em relação ao dinheiro. Liste quais aspectos você se age igual a eles e onde é o oposto.

Entendimento: escreva como esses exemplos vêm afetando a sua vida financeira atualmente. 

Dissociação: você percebe que esse modo de ser é apenas seu aprendizado passado, mas não são quem você é? Consegue ver que o presente lhe oferece outras opções?

Faça a seguinte declaração:

O exemplo que tive a respeito do dinheiro era o modo de agir dos meus pais. A minha forma de fazer as coisas nessa área sou eu quem escolho. 

Agora repita:

Eu tenho uma mente milionária! 

Vamos tratar dos episódios específicos. Que experiências com dinheiro você teve quando era criança? Eles são importantes, pois moldaram as crenças que governam sua vida. 

Observe os passos para mudança referentes aos episódios específicos. 

Conscientização: pense em um episódio emocional específico a respeito do dinheiro que você tenha vivido na infância. 

Entendimento: escreva sobre como este episódio pode ter afetado a sua vida financeira atual. 

Dissociação: você compreende que esse modo de ser é apenas seu aprendizado passado, mas não são quem você é? Consegue ver que o presente lhe oferece outras opções?

Faça a seguinte declaração:

Eu me liberto das minhas experiências passadas negativas com dinheiro e crio para mim um futuro novo e rico.  

Agora repita:

Eu tenho uma mente milionária! 

Depois de tudo, vamos para a pergunta do milhão: qual é o seu modelo atual de dinheiro e sucesso e para quais resultados ele está dirigido no seu subconsciente? 

Saiba que o seu rendimento atual não importa. O que interessa saber é se você está atingindo o seu pleno potencial financeiro ou não. O seu modelo determina a sua vida financeira e até a sua vida pessoal. O sucesso do seu negócio depende do seu modelo de dinheiro. 

Os seus rendimentos crescem à medida que você cresce. Podemos mudar e toda alteração começa com a conscientização. Observe seus pensamentos, medos, suas crenças, seus hábitos, as suas atitudes, sua inação. Coloque-se sob a lente de um microscópio e estude-se. A maioria de nós acredita que vivemos uma vida baseada em escolhas, mas isso não é verdade. Na maior parte do tempo, tomamos poucas decisões que refletem a consciência que temos de nós mesmos. Ao contrário, agimos como robôs, no automático, dirigidos por velhos hábitos e condicionamentos do passado. 

É aí que entra a conscientização. Ao observarmos nossos pensamentos e nossas ações podemos viver nossas verdadeiras escolhas, feitas no momento presente, em vez de sermos governados por uma programação proveniente do passado. 

Nenhum pensamento mora de graça na cabeça de ninguém, por isso é indispensável que você escolha com sabedoria os seus pensamentos e suas crenças. Conscientize-se de que elas não são o que você é, tampouco estão necessariamente ligados a você. 

E para encerrar esse conteúdo, mais uma declaração:

Observo os meus pensamentos e só alimento aqueles que me fortalecem. 

Agora repita: 

Eu tenho uma mente milionária!


Quer saber mais? Confira o conteúdo exclusivo sobre OS ARQUIVOS DE RIQUEZA

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF