Como liderar uma equipe desmotivada?

Uma liderança inspiradora entende o comportamento humano, motiva pessoas e faz funcionários felizes, tornando uma empresa melhor. Para liderar uma equipe já desmotivada, o líder terá a tarefa de mudar esse quadro. Para isso, existem alguns fatores básicos a seguir.

De início, esse líder deve conhecer todos os processos da empresa, desde o administrativo aos comerciais e operacionais, ou seja, do começo ao fim e vice e versa, conhecendo também os pilares básicos e a cultura organizacional.

A partir daí, deve convocar uma reunião com a participação de todos, do funcionário mais simples ao mais graduado, deixando claro a seus colaboradores que fazem parte de um sonho, e que é preciso prover as bases para que eles cheguem lá. Fazê-los entender quais benefícios você pode oferecer a eles, sejam pessoais ou financeiros, como possíveis promoções ou abonos salariais.

Um bom líder deve demonstrar interesse para com os funcionários

Apoiar seus funcionários como indivíduos, enxergando suas vidas como um todo, demonstrando interesse e ajudando-os da melhor forma possível, pois assim garante-se o equilíbrio entre bem-estar e comprometimento. Mostre para todos onde estão as dificuldades e problemas, solicitando sugestões, e fazendo com que deem suas opiniões.

Ao iniciar o novo processo, deve delegar funções, prestando muita atenção na participação das pessoas envolvidas, fazendo um acompanhamento diário, sempre dando feedbacks positivos e ajustando quando for necessário. Inove a estrutura empresarial, com máquinas e softwares, forneça as condições de trabalho apropriadas e faça um ambiente confortável e descontraído para aliviar o estresse.

É importante fazer com que os envolvidos fiquem motivados e ativos durante a implantação do novo processo, coordenando ao máximo as vaidades dos participantes, pois alguém vai querer impor suas vontades, que nem sempre atendem o que foi planejado. Durante o processo de implantação, observe as melhorias nos relacionamentos, na cordialidade, na interação e nos resultados dos serviços.

Periodicamente, faça reuniões nas quais todos os envolvidos deverão apresentar os resultados obtidos e as novas tomadas de decisões e ou a manutenção do processo em andamento, para determinar como estão as soluções.