Transforme sonhos em realidade

Criado na década de 70, o termo benchmarking passou a ser muito utilizado no meio corporativo, mas você sabe o que quer dizer benchmark?

A “ASQ - American Society for Quality” define benchmarking como o processo de medição e comparação contínua de uma organização relativamente às organizações líderes em qualquer parte do mundo, de modo a obter informações relevantes, que ajudem essa organização a empreender ações destinadas ao ganho de performance.

Benchmark, uma estratégia para pesquisa de mercado

Em resumo, benchmark é um processo de pesquisa de mercado, que consiste na comparação de produtos, serviços e práticas empresariais.

Com o aumento da competitividade de mercado nos últimos anos, a estratégia se tornou não apenas um diferencial das empresas de sucesso, mas um instrumento para gestores altamente eficaz.

Como fazer benchmarking?

O benchmark é realizado através de pesquisas que comparam as ações executadas por cada organização.

O objetivo da pesquisa é aprimorar as funções e processos de uma determinada empresa, para alcançar a sua concorrência. Uma vez que o benchmark analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.

O procedimento consiste em um processo de melhoria contínua, aprendido com as outras empresas. É um trabalho de grande intensidade e requer planejamento, tempo e disciplina.

Benchmarking pode ser aplicado a qualquer processo já existente e é muito relevante para qualquer organização, por se trata de um instrumento que vai contribuir para o desempenho de qualquer empresa.

Um benchmark é uma análise comparativa de produtos/serviços da concorrência, para um produto existente, ou para um setor de uma determinada atividade no quadro da concepção de um novo produto. O processo é utilizado como um marco para as empresas definirem padrões de qualidade, preço e outros indicadores relevantes.