Terra faz reportagem sobre coaching esportivo com Sulivan França

Coaching esportivo é nova estratégia para atletas alcançarem resultados

Imagine o calendário dos grandes times de futebol. Enquanto rolam os campeonatos estaduais, muitos jogadores também tem a atividade extra de outras "copas" nacionais ou "taças" internacionais.

Em que o time deve focar? Qual a melhor maneira de usar um campeonato para testar táticas?

Agora visualize um atleta de esporte individual. Mais do treinar muito, ele deve planejar bem sua carreira, analisando onde quer chegar e que competições quer conseguir estar no pódio. Para responder a essas perguntas e conseguir montar um planejamento consistentes, muitos esportistas e clubes estão procurando profissionais especializados em coaching.

Coaching envolve você ter um tutor para determinada área (seja profissional, pessoal, afetiva etc), uma pessoa que vai ajudá-lo a conseguir conquistar suas metas , através de algumas técnicas especializadas.

Segundo o presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sullivan França, o coaching esportivo é uma modalidade que vem crescendo muito no Brasil e agora, especialmente depois da escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, a tendência é que torne-se prática comum entre os atletas.

Uma pergunta que fica é se o trabalho de um coach não pode bater de frente com o de um treinador ou técnico. "Não, é algo complementar. Inclusive quando um atleta nos procura, dificilmente colocaremos o treinador no processo. Na realidade, vamos fazer com que o esportista descubra o que ele realmente quer e como direcionar seus esforços para conseguir bater esse objetivo. Não vamos recomendar que competição ele deve entrar ou não", explica Sullivan.

O piloto de paraglider, Cristiano Ricci foi um que conseguiu através do coaching entender o que vitória significava para ele, e assim, entender que recursos possuía e os pontos de melhoria a serem buscados. O resultado, após 11 meses de coaching, foi a conquista do Circuito Sul Minério de Paraglider com 382 pontos à frente do segundo colocado. Agora, o atleta está em busca do título brasileiro e dos campeonatos pan-americano e mundial.

Hoje a maior parte dos profissionais que atendem ao curso de coaching promovidos pela Sociedade Latino Americana de Coaching são psicólogos (22%) e administradores (17%), mas a procura feita por profissionais de educação física está em visível crescimento, chegando a 13,5% dos formandos. Além disso, os esportistas também ocupam a terceira colocação entre quem busca profissionais especializados em coaching.

A formação básica é feita em oito dias e envolve entender os mecanismos que o coach deve utilizar para extrair o máximo de seus coachees. Após esse curso, ele ainda pode se aperfeiçoar para se tonar um Coach Executivo ou um Leader Coach.

Serviço SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching www.slacoaching.com.br / info@slacoaching.org (11) 3670-1770

+1
share

Comente

SLAC Coaching na Internet   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Marquês de São Vicente
576 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

brasil
São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
brasil
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Marquês de São Vicente, 576 - 17° andar
Barra Funda - CEP: 01139-002
CNPJ: 15.229.739/0001-47
chile
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
peru
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
colombia
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.

Preencha o formulário, que entraremos em contato na data escolhida!