Presidente da SLAC argumenta contra o Coaching infantil em matéria para o portal EBC

Coaching infantil gera controvérsia entre profissionais


Nascido como uma ferramenta corporativa, que ajuda o profissional a descobrir seu potencial e desenvolver melhor suas habilidades, o coaching é, atualmente, uma estratégia utilizada por diferentes públicos, com diferentes necessidades. Realizado por um instrutor (coach) que ajuda o cliente (coachee) a atingir os seus objetivos, o trabalho pode ser realizado com praticamente qualquer pessoa.

É justamente esta abrangência do coaching que incentivou o surgimento da técnica no mundo infantil. Para Tânia Sakuma, profissional do Instituto Tsukimi de Aprendizagem e Resiliência e coach infantil, o processo pode ser aplicado em crianças a partir de 4 anos, de forma individual ou em grupo. A ideia é desenvolver autonomia, resiliência, interação social, desempenho escolar e elaboração de crenças positivas. “Este processo, de autodescoberta e de promoção da aprendizagem e resiliência, é facilitado através de jogos, brincadeiras, vivências e diálogos, nos quais as crianças são ajudadas a perceber situações e possibilidades novas ou ignoradas anteriormente”, explica.

Tânia alerta porém, que muitas vezes é procurada para estimular e desenvolver na criança o modelo de sucesso idealizado pelos pais. “Para estes, o processo de “Coaching para Pais” é a melhor sugestão, com o propósito de aceitarem seus filhos do jeito que são, com as suas individualidades, potencialidades, características e limitações”.

A metodologia aplicada com crianças, no entanto, é questionada por diversos profissionais. O presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sulivan França, argumenta que a técnica usada no mundo infantil se desvirtua do próprio conceito do método, que tem começo, meio e fim. “A verdade é que não é coaching. A metodologia procura direcionar as principais características da personalidade do indivíduo que queira alcançar uma meta de curto prazo ou objetivos de médio e longo prazo. Somente o indivíduo adulto tem esse discernimento”, opina.

Para Tânia, o coaching é o processo de extrair o máximo do potencial do outro, o que pode, sim, ser realizado com uma criança. “(É um trabalho) orientado ao futuro, trabalhando as competências e habilidades atuais em busca de obter novas conquistas e realizações em prol da felicidade e qualidade de vida”.

Crianças na escola
Creative Commons - CC BY 3.0 - Jose Kevo/ Flickr
Terapia x Coaching

Para os pais que se preocupam com problemas emocionais do filho, a melhor opção é buscar um terapeuta ou psicólogo, já que o coaching está mais relacionado a aprendizagem. A diferença principal, segundo Tânia, é que a terapia foca os problemas atuais nas experiências e nos sentimentos relacionados a eventos passados e o coaching é orientado ao futuro, trabalhando as competências e habilidades atuais em busca de obter novas conquistas e realizações.

Sulivan acredita que diante de alguma questão infantil, um psicólogo será mais indicado para ouvir e tentar entender o que está passando pela cabeça da criança, sem procurar desenvolver capacidades e inteligência emocional. “Um psicólogo, sem dúvida, iria recomendar interação criança com criança no lugar de mais cursos, porque criança hoje em dia tem mais compromissos que adulto”, defende.

FONTE:   EBC/2015

+1
share

Comente

SLAC Coaching na Internet   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Marquês de São Vicente
576 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

brasil
São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
brasil
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Marquês de São Vicente, 576 - 17° andar
Barra Funda - CEP: 01139-002
CNPJ: 15.229.739/0001-47
chile
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
peru
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
colombia
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.

Preencha o formulário, que entraremos em contato na data escolhida!