Saiba como agir quando a relação com seu chefe se torna amizade

Matéria da Sociedade Latino Americana de Coaching publicada no site Falando de Gestão em 08/04/2016.

Saiba como agir quando a relação com seu chefe se torna amizade
Sulivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, dá dicas para administrar a relação

Não é difícil que, depois de um tempo, o empregado desenvolva uma relação mais íntima com o empregador, originando uma amizade. Para Sulivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), a construção da relação entre o chefe e o empregado pode acontecer naturalmente, mas administrá-la é bastante delicado. Por isso, o especialista preparou cinco dicas para ajudar a manter essa ligação de forma sadia.

Confira:

1- Independente de qualquer coisa, o chefe ainda é chefe e o empregado ainda é empregado;
Um dos grandes enganos desta relação é acreditar que a posição hierárquica já não vale mais. Muito pelo contrário. O seu chefe pode ser seu amigo, mas antes de tudo é seu chefe, portanto ainda é necessário responder a ele com respeito, precisão e capricho.

2- A intimidade deve ser mantida da porta para fora;
É muito comum que os espaços se confundam. A intimidade que se tem com um amigo, como comentários de cunho pessoal e pequenos segredos devem ser mantidos fora do escritório, principalmente se compartilhados entre você e seu chefe. A intimidade exacerbada por gerar ciúmes e insegurança em outros funcionários, além de não ser nada agradável.

3- Não se gabe;
Ser amigo do chefe pode gerar a impressão de um status elevado dentro da empresa, mas não se engane, é apenas impressão. Portanto, não se gabe da sua amizade com o chefe, porque ela pode não durar.

4- Seja gentil;
Esta é uma regra que vale para a vida. Mas é sempre bom lembrar; gentileza gera gentileza, e se você for gentil com seu amigo - chefe ou não - ele será gentil com você, e assim o relacionamento se fortalece.

5- Seja sincero;
A verdade é, se vocês são amigos, não há motivos para não tratá-lo com sinceridade. Mas atente-se: sinceridade não é lavação de roupa suja. Se algo estiver errado, use da intimidade que vocês possuem para tornar a notícia natural. Se for para o bem da empresa, é um recurso aceitável.

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