Para a Revista Marie Claire, Sulivan dá dicas sobre upgrade profissional e nova carreira

Especialistas dão 8 dicas para dar um upgrade na vida profissional ou investir em uma nova carreira

Especialistas dão 8 dicas para dar um upgrade na vida profissional ou investir em uma nova carreira

Hora de traçar as metas profissionais do ano! Consultamos dois coaches especializados em carreira que dão orientações para quem quer crescer no atual emprego ou, se for o caso, mudar de ares.


Passado o Carnaval, é tempo de colocar aquelas resoluções de fim de ano (lembra delas?) na ordem do dia. Agora não há mais desculpas para adiar aquele plano de dar um upgrade na vida profissional ou, se for o caso, mudar de ares.

Para ajudar a traçar as metas profissionais, pedimos ajuda a dois coaches especializados em carreiras: Sullivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, e Rose Sales, master coach do Ibra (Instituto Brasileiro de Neurobusiness). Confira as dicas.

1. Questione-se se de fato está com a carreira estagnada

Para Sulivan França, esse é o primeiro passo. Um indicador, diz o consultor, é se você está há um grande período sem receber promoção ou sem evolução no cargo. “Se sentir desmotivado com um projeto é normal, mas se, mesmo enfrentando novos desafios, o sujeito não tem motivação, pode ser um alerta”, diz. Para Rose Sales, sem essa certeza, “é injusto dizer e pensar que estamos com a carreira estagnada”.

2. Identifique o seu objetivo e planeje

Este é o passo seguinte, diz Rose Sales. “Após conhecer seus valores e traçar seu objetivo, o próximo passo é planejar e levantar recursos.” Normalmente, diz França, as pessoas fazem uma transição de maneira intuitiva, o que pode resultar em mais frustração. “É importante pensar que o profissional pode deixar de ser ‘sênior’ em sua área para ser ‘junior’ em outra. É preciso ter estratégia.”

3. Você não precisa necessariamente deixar seu emprego atual

A justificativa que muita gente usa, de que não consegue planejar uma mudança na carreira porque o trabalho consome todo o tempo, não é válida para todos os casos. “Tudo sempre vai depender de uma série de variáveis, como o ambiente, capacidades, seus valores, o prazo, crenças etc.”, diz Rose Sales, para quem é possível fazer a migração mantendo o trabalho atual.

4. Use seu networking

Uma boa rede de contatos é valioso para quem quer ser bem sucedido profissionalmente, afirma a consultora. “Este discurso de que ‘não tenho contatos na área’ não existe mais”, reforça Sullivan França. Para o coach, são esses contatos que vão ajudar a conhecer a realidade da nova área antes de embarcar em uma mudança.

5. Cuidado com quem você se abre

Se o caso for de mudar de emprego, no entanto, escolher as pessoas certas para falar sobre seus planos evita dores de cabeça futuras. Nestes casos, diz Rose Sales, as questões de “quando falar, com quem falar e como falar” são importantes na avaliação, planejamento e ação.

6. Mire-se no exemplo de alguém

Seja para continuar na área de seu interesse ou para fazer uma transição, o presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching recomenda buscar no mercado os profissionais que se diferenciam. “Você pode seguir os passos dessas pessoas, não com o objetivo de copiar, mas de superá-las.”

7. Não pense só no salário

França lembra que toda mudança de carreira carrega ônus e bônus e é preciso não ter uma visão romantizada da nova área. Normalmente, diz o coach, as pessoas traçam novos planos profissionais pensando apenas em qual cargo terá mais retorno financeiro. “Se encontrar a carreira em que você consegue entregar 100% do seu potencial, o dinheiro vai vir”, diz.

8. Não use a idade ou a situação familiar como empecilho

Em vez disso, aponta Rose Sales, a identificação para saber se é a hora da mudança deve levar em conta a realidade profissional, objetivos, quem você é e quem quer ser. “O tempo é você que faz. Talvez seja esse fator que o torne insatisfeito com a posição que está hoje”, corrobora França.


Fonte: Revista Marie Claire

+1
share

Comente

SLAC Coaching na Internet   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.