Você já encontrou a satisfação pessoal? Ou tem metas a cumprir para isso? 

A busca pela felicidade é uma das principais motivações do ser humano. Suas ações e decisões, em grande parte, acontecem tendo em vista alcançar esse estágio, porém, o que exatamente isso significa? E o que é preciso para se sentir satisfeito e realizado no âmbito pessoal?

É sobre isso que vou falar a partir de agora. Acompanhe!

O que significa satisfação pessoal?

Alcançar determinado objetivo e nele se sentir confortável e feliz pode ser uma das definições de satisfação pessoal. A expressão, assim como outras igualmente subjetivas, pode ter várias conotações. 

Tem a ver com a sua percepção individual a respeito do que é sucesso e felicidade, por exemplo, para algumas pessoas, a satisfação pode estar ao concretizar a compra da casa própria.

Existem aqueles indivíduos que se satisfazem ao terem mais tempo junto com a família e com os amigos.

Assim, a tradução desta sensação para a vida real pode acontecer de maneiras diferentes. De acordo com as experiências e expectativas de cada pessoa, ela vai ser esperada e vivida de formas diversas.

E você: quando foi que a última vez que teve esse sentimento? Se já faz muito tempo, fique atento às dicas que trago a seguir.

Garanta agora o seu ingresso para o evento que vai mostrar o passo a passo para você transformar os seus sonhos em metas alcançáveis!

04 e 05 de abril de 2020 - 9h às 18h
Centro de Treinamentos SLAC® GROUP


Dicas para alcançar a satisfação pessoal

Martin Seligman, psicólogo americano da Universidade da Pensilvânia, que apresentou o conceito de psicologia positiva, descobriu que a felicidade é a soma de três elementos: prazer, engajamento e significado.

Considerando que a felicidade pode ser um sinônimo de satisfação pessoal, pode-se aplicar perfeitamente a mesma fórmula para o tão desejado sentimento de realização.

Segundo o autor, ao elencar os três itens, fica mais claro saber o que fazer. 

Acrescenta ainda que um dos maiores erros das sociedades ocidentais é basear a satisfação - ou felicidade - em apenas um dos elementos e deixar os outros de lado.

Vamos conhecer melhor cada um destes elementos que poderão te levar à satisfação pessoal?

1. Encontre prazer

Prazer é uma sensação física de bem-estar. É quando se faz o que se gosta e o corpo responde favoravelmente. Para isso, não é necessário viver grandes emoções ou passar por situações que fujam muito da sua rotina. 

Uma conversa com amigos e pessoas queridas, um cafezinho após o almoço ou ver o pôr-do-sol também são prazeres que levam à satisfação pessoal.

Perceba, desse modo, o que traz boas sensações a você e estude maneiras de chegar a elas. Permita-se, assim, viver e sentir as boas experiências das metas alcançadas.

No entanto, como bem alertou Seligman, esse é um dos elementos mais fáceis de obter na busca pela satisfação pessoal e, consequentemente, um dos mais procurados. 

No entanto, sua duração é curta e o prazer, por si só, não mantém as pessoas satisfeitas por muito tempo. Assim, tenha atenção com este elemento e saiba dosá-lo na sua empreitada.

2. Busque engajamento

Para alcançar a satisfação é preciso ter uma conexão mais forte com a vida. Projetos e relacionamentos podem se transformar caso você consiga se aprofundar neles de verdade.

Quem é engajado está mergulhado naquilo que faz - seja um hobby, uma atividade física, um grupo de amigos ou uma causa específica. 

Seu esforço para evoluir e executar tudo da melhor maneira possível chega a altos patamares. 

O engajamento consegue gerar maior envolvimento das pessoas com suas metas e objetivos. Dessa forma, os resultados tendem a ser melhores do que quando se está apático a eles.

Pessoas engajadas conseguem melhores performances e alcançam a satisfação pessoal com maior frequência.

3. Perceba o significado

O terceiro elemento para a conquista da realização está no significado. Ou seja, quando as ações são feitas dentro de um entendimento de que elas pertencem a algo maior, a satisfação fica mais próxima de ser alcançada.

Assim, ainda segundo o estudo de Seligman, quando as pessoas têm a compreensão de que suas vidas são importantes, elas conseguem se sentir mais felizes.

Além de valorizar a si mesmo, o indivíduo que percebe o significado na vida consegue estender esse entendimento para as outras pessoas. Desse modo, suas ações buscam tornar tudo o que ele faz em algo melhor, porque compreende que tem uma importância grande, dentro deste contexto.

Ao traçar planos e metas, uma pessoa que valoriza o significado consegue se dedicar mais ao planejamento e aos objetivos, porque eles têm grande importância para ela. Os resultados são melhores e ela, por sua vez, se vê mais próxima da plena realização.

Por fim, um indivíduo que consegue aliar prazer, engajamento e significado em sua vida alcança a satisfação pessoal.

As habilidades mais marcantes de pessoas satisfeitas

Os colecionadores de realizações são pessoas que desenvolvem habilidades importantes para a sua própria satisfação. Assim, aprimoram comportamentos que serão replicados ao longo das suas vidas e serão responsáveis por aproximá-los da sensação de conquista.

Dentre as habilidades de pessoas satisfeitas, estão:

- Autoconhecimento

- Bom relacionamento interpessoal

- Flexibilidade.

Conhecer a si mesmo é fundamental para saber qual o significado de satisfação para aquela pessoa, assim como para estabelecer o que hoje o aproxima ou o afasta dela.

O psiquiatra Robert Waldinger, diretor do estudo Study of Adult Development, realizado pela Universidade de Harvard, avalia que as relações humanas são fundamentais para o alcance da felicidade

Veja o que ele diz neste trecho de entrevista à BBC:

"Há muitas conclusões deste estudo. (...) Mas o fundamental, que ouvimos uma vez ou outra, é que o importante para nos mantermos felizes e saudáveis ao longo da vida é a qualidade dos nossos relacionamentos".

O que fica claro é que pessoas que colecionam conquistas sabem usar muito bem a habilidade de se relacionar com outras.

Por fim, a flexibilidade também é uma característica importante para a satisfação pessoal - e não é difícil entender o porquê.

Os contextos mudam, os cenários se alteram e, mesmo com o mais detalhado planejamento, em certos momentos, é necessário ser mais flexível para sentir-se satisfeito.

Encontre a satisfação pessoal no MUDE SEUS RESULTADOS 

Estar plenamente satisfeito ou feliz pode ser uma meta um tanto vaga. Assim, conseguir definir elementos que tracem o caminho até o sentimento de realização pode tornar a empreitada mais clara e alcançável.

Por isso, o estudo norte-americano que definiu os três componentes para a felicidade faz-se tão importante. Prazer, engajamento e significado precisam caminhar juntos para que as metas pessoais possam ser conquistadas.

Nesse processo, as habilidades de autoconhecimento, relacionamento interpessoal e flexibilidade são muito importantes para tornar mais próxima a realização.

Com o suporte da principal metodologia de desenvolvimento humano do mundo, que será apresentada no MUDE SEUS RESULTADOS, a sua satisfação pessoal ganha um plano de ação para que seja conquistada.

Com técnicas e ferramentas que contam com embasamento científico, levarei você por esse caminho de planejamento e disciplina, rumo ao alcance dos seus sonhos.

Através da proposição de mudanças de comportamentos e competências que minam sua capacidade de realização, o Coaching surge como a resposta para o seu crescimento como pessoa e profissional.

Repense, dessa forma, aquilo que vem interrompendo e criando obstáculos para a sua plena satisfação pessoal e consiga atingir novos patamares em sua vida participando do MUDE SEUS RESULTADOS.

Para concluirmos... 

Neste artigo eu falei sobre a satisfação pessoal, uma sensação por vezes subjetiva, mas igualmente prazerosa.

Não importa o que a felicidade plena signifique para você: é possível desenvolver as habilidades que o levem até esse resultado.

Será um prazer apoiar seu desenvolvimento e contribuir com seus sonhos.