icone podcasts

PROGRAMA ACERTAR É HUMANO

#068

No último dia do ano de 2015, o apresentador Nélson Sartori faz uma retrospectiva dos temas destaques que foram abordados durante o ano.

068 - Programa Acertar é Humano: de 31/12/2015

Programa Acertar é Humano (31/12/2015)

Nélson Sartori e Sulivan França

Tempo de áudio
24 minutos e 56 segundos
Legenda
... ➔ pausa ou interrupção do discurso
[...] ➔ palavra/trecho incompreensível
[comentário] ➔ comentários do transcritor

♪ [tema acertar é humano] ♪

Começa agora na Mundial Acertar é Humano, um programa que apresenta crônicas com humor e foco na solução, sempre falando de temas diversos como empreendedorismo, liderança, esporte, atualidades, comunicação entre outros. Tudo isso seguindo a filosofia do coaching.

Programa Acertar é Humano, uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori.

[NÉLSON] Olá, ouvinte Mundial, bom dia. Bom dia, meus amigos, Evaldo Ribeiro, meu grande amigo, a todos.

Estamos aqui no dia 31 de dezembro de 2015, oúltimo programa do ano. Hoje, é o último dia do ano; Já estamos há dois anoscom vocês e vamos aproveitar para fazer uma retrospectiva. No final de ano éimportante fazermos uma reavaliação, falamos muito sobre isso durante o ano e éimportante termos a ideia de que existe o momento de pararmos e pensarmos,reavaliarmos e revermos tudo aquilo que foi falado.

Falamos sobre muitas coisas este ano. Trouxe aquiuma lista de alguns pontos importantes que falamos, que é para lembrarmos,revermos uma parte disso tudo que foi visto. Não vou falar de todos, mas trouxealguns pontos aqui que tiveram muito significado na vida de muita gente queentrou em contato conosco.

RETROSPECTIVA 2015

Apesar de estar aqui para desejar a todos vocês umano de 2006 maravilhoso, porque, por mais que muitos pessimistas digam que opróximo ano nos trará carga bastante pesada, no que diz respeito às estruturaspolíticas, profissionais, seja lá o que for, isso não é verdade, tudo vaidaquilo que impomos e dos projetos que temos. Se colocamos nossos projetos emevidência, fazemos nosso planejamento, seguimos passo a passo nosso objetivo, éimpossível não seguirmos em frente. As pessoas que são pessimistas são aquelasque desistiram antes de começar e isso é muito triste.

Quando as pessoas olham para o futuro que ainda nãochegou, tem de ser construído, – sabemos que o futuro é construído – já trazemuma perspectiva negativa. Isso é horrível.

Como alguns estudiosos dizem: “É o ano do cavalo, oano em que vai passar por nós.”. Se deixar que passe e não acompanhar, vaificar para trás. É um ano de muitos acontecimentos para todos, porque todos têmessa característica, continuamos caminhando, não importa o que venha acontecer.Então é importante termos em mente sempre novos projetos.

Assim como falamos muitas coisas nesse ano, aindahá muitas, infinitas, no ano que vai entrar.

Temos vários projetos, ideias. Trazer pessoas parapoderem falar sobre suas experiências, seus projetos, o que deu certo, errado,como agiam, para que tenhamos o nosso referencial, sem contar que vamoscontinuar debatendo sobre coisas importante que acontecem no mundo que vivemos,que estão acontecendo.

Na sequência, verão nos próximos programas, teremosmais dois programas com nosso historiador, que já veio em um programa, falandoum pouco sobre tudo aquilo que aconteceu esse ano e que ainda podem acontecer apartir dos conflitos gerados pelo Estado Islâmico, conflitos na França e assimpor diante.

Como é o nosso momento de finalização, gostaria detrazer algumas ideias que foram importantes que trabalhamos.

A Família

A primeira dessas ideias foi a família, falamosmuito sobre a família, porque a família é nossa base. A família é o berço em quecaímos, ninguém escolhe, nos é dada, somos colocados em uma família. Bem oumal, por missão, seja lá como queira encarar, é ali que estão nossas raízes, édali que viemos, as bases que temos.

Devemos reconhecer quando existem falhas, procurarpromover a solução dos problemas, procurar trabalhar sempre ideias que possamgerar, transformar coisas negativas em positivas e o importante é que emfamília estamos em conjunto. Sempre temos quem nos acolha, a quem nós podemosacolher, porque, às vezes, as pessoas precisam da gente muito mais do queprecisamos dos outros. Falamos muito sobre a família, sobre o seu papel.

Outro tema que falamos é sobre solidariedade.

Solidariedade

Solidariedade é um sentimento, pensamento, espíritoque temos de ter, uma estrutura, para sabermos que não estamos sozinhos.

Ser solidário significa estar ao lado daqueles queprecisam de alguma coisa, daqueles que necessitam, é pensar que existe maisgente vivendo ao nosso lado e que muitas delas vivem ao nosso lado porqueprecisam de nós, muitas vezes sabe disso, sabemos que podemos fazer algumacoisa e quando não sabemos, temos de procurar saber o que é que podemos fazerpelos outros.

Lembre-se, não vivemos sozinhos, assim como nafamília estamos cercados de pessoas, no mundo também.

Existe todo tipo de gente ao nosso lado, desdeaqueles que precisam de orientação para seguir um caminho melhor, até os queestão ali com a mão estendida para nos ajudar a seguir o caminho também, entãotemos que estar atentos a tudo isso.

Ser solidário significa estar ao lado, sercompanheiro, estar sempre disposto andar de mãos dadas nos momentos bons eruins, porque isso sempre acontece e será sempre pior se estivermos sozinhos.

Outra coisa que falamos bastante, que é parte,logicamente, da vida de todos nós, é sobre crença.

Crença

Crença é tudo aquilo que impõe a sua expectativa.Crer em algo, termos crenças, coisas em que acreditamos que muitas vezes sãopositivas e outras negativas. Lembre-se que muitas vezes são por crenças quedeixamos de caminhar, acreditamos que as coisas não darão certo.

Da mesma forma que aquilo é positivo e vamos emfrente quando acreditamos que aquilo é negativo, criamos uma aura pessimistamuito grande e por isso não crescemos, evoluímos, desenvolvemos.

É importante ter em mente o que acredito? Quais sãoas crenças que tive esse ano que me ajudaram, atrapalharam? Fui solidário?Estendi a mão quando precisaram ou virei as costas para os outros? Dentro deminha família fiz alguma coisa para que ela tivesse o valor que merece? Me fizmerecer por aquela família, dei valor a ela, fiz ela se merecer?

É importante ter isso em mente, sobre as crençasque temos.

Quando fazemos uma retrospectiva, como é a propostado trabalho de hoje, é importante, mas vendo qual foi meu papel dentro dissotudo.

Será que fiz realmente? Fui em frente ou falhei?

Falamos sobre solidariedade, família, crença, fé.

O que é fé?

A fé é maior do que a crença, está ligada aosprincípios básicos de nosso espírito e alma, é aquela que nos move, faz com queacreditemos que existe algo além de uma existência branda, inútil.

Sabemos que temos um legado a deixar e outro querecebemos, é aquilo que aprendemos e repassamos.

Então é importante ter em mente, ter essa fé, queexiste algo maior que isso que estamos vivendo e que devemos trabalhar porisso, que existe alguém que nos acolherá um dia, que não estamos abandonados, ouque seria um absurdo imaginarmos que tudo que fazemos aqui, construímos nessavida, são coisas sem valor, prestígio, possibilidade.

Educação foi um outro ponto muito importante dentrode tudo o que falamos.

Educação

Tivemos muitos problemas esse ano com a parte deeducação.

Falamos muito sobre conflitos, ideias, Enem, tudoaquilo que faz parte do projeto que temos dentro da estrutura de nossos filhos,do futuro da construção desse futuro.

Quando falamos de educação, falamos sobre sistemaeducacional, sobre as instituições que trabalham, projetam a forma de ensinar eeducar nossos filhos, a maneira como devem se portar, como são criados alidentro, porque vivem muito tempo dentro da escola e ali espaços que temos devalorizar, o próprio espaço físico, os professores que sofrem tanto, sãodiscriminados, tem uma série de problemas e temos de compreender como tudo issoacontece.

Porque é tão depreciado, o professor, em nossopaís? Qual a razão disso tudo? Porque há tão pouco investimento dentro da áreade educação, sendo que é tão importante para o crescimento de um país?

Quando trabalha com educação desenvolve um sensocrítico e isso incomoda, porque impede que os projetos continuem. A pessoamuito bem-intencionada tem projetos positivos, só que dentro de uma estruturademocrática temos de aceitar coisas ruins e quando tem boas intenções não queraceitar coisas ruins e, em uma dessas você se perverte.

Vimos isso acontecendo com nossos governos, em estados,no país, em todos os lugares. Perversão completa de um pensamento, uma ideia,muitas vezes motivado por questões financeiras, econômicas, em que se abandonao princípio verdadeiro (aquele que deu a base para o surgimento de determinadasrelações).

Vemos essa estrutura sendo abandonada e pior do quetudo isso, vemos o povo, de repente, virando as costas para a própriademocracia, então isso faz parte de um processo de educação.

Temos de saber que a formação de nosso povo, denossa educação de uma maneira geral, tem de atender aos princípios básicos danação, mas também tem de ser observadas pelos governos como fonte dedesenvolvimento futuro e não como problemas que possam gerar críticas nopresente, pedindo que sejam realizados projetos importantes. Tenho projetos,mas quero realiza-los imediatamente e muitas vezes a democracia se torna umempecilho para isso, as pessoas começam a fazer escolhas erradas.

A questão é que tudo tem o seu tempo e nós, com aeducação, o desenvolvimento das escolas, um melhor trabalho dos professores,investimento nos professores, é que veremos as consciências crescerem e não coma imposição de um outro que acredita o que é educação.

Preconceito e Segregação

Falamos muito nesse ano e vimos muitas coisasrelativas a preconceito e segregação.

Foi um ano em que muita coisa surgiu, tantonegativa quanto positiva.

Vimos ataques, discriminações, principalmentesexuais, a um liberalismo sexual que é algo importante que seja respeitado, oespaço que aconteceu.

Nos últimos anos estamos vendo o espaço sendodisponibilizado para manifestações, que muitos não consideram normal, mas cujasafinidades, muitas vezes porque não são compreendidas por alguns devem serrejeitadas e vimos muita rejeição, algumas posturas e vimos também muitaperversão daqueles que defendem uma postura liberal de sexualidade, semostrando de maneira negativa, – problemas novamente de educação – vimos ali,em manifestações nas ruas, as pessoas intencionalmente tentando chocar osoutros. Quando tenta chocar os outros, pode até fazer isso para que o percebam,só que deve aceitar e se você choca para repudiá-las, cria problemas.

Então vejam que em todas as áreas temos muito aindaque aprender. É importante estar com os olhos abertos vendo as coisas que estãoacontecendo e procurar o melhor.

Existe um lema que sempre defendo, acredito muitonele que é: Viemos aqui para sermos felizes, temos que buscar nossa felicidade.

Não são os outros que determinam qual é o meu nívelde felicidade. Existem pessoas que são felizes com muito menos daquilo quetenho e já são realizadas, que gostaria de ter menos do que tenho e muitos quetendo o que tenho ou mais, não são felizes.

Então é muito relativo, precisamos aprender a lidarcom a relação ligada a felicidade de busca, de viver, agradecer todos os diasaquilo que temos, sabermos reconhecer esse dom e sermos felizes.

Sou feliz, hoje, com o que tenho, pretendo buscarmais coisas amanhã, mas não esqueço da felicidade que vivo hoje, que já vivi ede tudo que ainda posso viver.

Então são pontos importante que se juntam comqualquer tema.

Quando falamos de preconceito, sobre segregaçãoreligiosa que gera conflitos no mundo inteiro, são estruturas que falamos edevemos refletir todos os dias, porque são escolhas, é o mesmo processodemocrático, a mesma estrutura. Todos devem, presentes, estar ali no dia a diade todos, ou seja, temos de estar juntos convivendo com as pessoas em toda suadiversidade.

Ninguém pergunta quando conhece alguém qual areligião dele, sua naturalidade, seu status financeiro, porque tem interessenessa relação.

Quando conhecemos as pessoas, as conhecemos dentrode nosso relacionamento. Conhecer a pessoa para poder conviver com ela e issoacontece é na própria convivência, não existe um currículo de convivência.Existem pessoas que amamos, conhecemos a vida inteira, com quem nosrelacionamos muito bem e que, não necessariamente, elas têm de cruzar todas asafinidades com as nossas.

Dentro de nossa casa isso não acontece. É muitocomum ver conflitos entre pais e filhos pela própria geração, conflitos degerações, crenças, ideias, posições políticas que são diferentes, divergentes,que mesmo assim precisam coexistir. Não existe como fugir disso tudo.

Responsabilidade Social

Falamos muito sobre responsabilidade social.

É um absurdo que dentro de nosso país, nossasempresas, ainda haja um pensamento muitas vezes ligado ao lucro exclusivo, sempensar na referência ligada ao amanhã.

Isso acaba gerando empresas fadadas à falência, quenão terão aceitação no mercado.

É muito comum que outras empresas apenas aceitem ofornecimento de mão de obra, matéria prima de uma outra agregada, se cumpriremalgumas exigências ligadas a sustentabilidade, preservação do meio ambiente,valorização do seu trabalhador, porque são coisas que refletem diretamente naqualidade de vida e, automaticamente, na qualidade dos produtos. Temos quepensar que produzimos em conjunto para todos terem uma vida melhor.

Se não ofereço algo bom para as pessoas, como possoesperar alguma coisa boa para mim?

Esse conceito de exploração único e absoluto émuito antigo, não satisfaz mais. Hoje, temos de atender às expectativas domundo, assim como ele deve atender às nossas.

Então responsabilidade social significa olhar tudoque está acontecendo à nossa volta e saber que temos participação naquilo. Senão tivermos uma participação ativa, temos de passar a ter, porque tem muitagente que coloca toda a culpa na sociedade e se isenta da participação. Façasua parte, é simples.

Quem dera fosse eu que estivesse falando isso comonovidade, mas se cada um fizer sua parte, honestidade, integridade, dedicação,não se deixar vencer pelo vírus da corrupção, da vantagem, de querer tirar vantagemem tudo.

Se fizer justiça dentro daquilo que é seu,respeitando o que lhe pertence, atendendo apenas aquilo que é de suanecessidade, sem querer tirar proveito dos outros, sendo honesto, terá uma vidamais feliz, com certeza, porque sabe que é um homem de bem e é importante seolhar no espelho e se reconhecer como tal e não se desculpar pura esimplesmente.

Deve-se perdoar por tudo aquilo que fez de errado,mas deve mudar, reconhecer e ser feliz quando a mudança é positiva. Devemosprocurar mudar para melhor sempre, o tempo inteiro e com responsabilidade.

Saúde é uma preocupação muito grande.

A Saúde

De que adianta falarmos sobre um milhão de coisas edescuidarmos do bem que nos foi dado, nosso legado divino que é nossa vida,saúde?

Temos de cuidar de nossa saúde e é difícil. Existempessoas que têm muita dificuldade, – não vou dizer que sou aquele que temfacilidade, tenho que fazer minha culpa – porque somos relapsos conosco.

Dormimos menos que devemos, nos alimentamos mal,somos ociosos fisicamente, negligentes, não fazemos uma ginástica, evitamosqualquer tipo de esforço físico usando como desculpa os afazeres do dia a dia,sendo que chegará uma hora em que não servirá mais como desculpa, a hora quetiver travado, não conseguir caminhar, ficar doente, aí sim perceberemos comoas coisas poderiam ter sido diferentes se tivéssemos cuidados mais de nossasaúde.

Faça uma caminhada no final da tarde, acorde maiscedo, procure um período que possa andar pelo bairro, vá conhecê-lo. Essa é umadas atividades que mais tenho prazer e que faço com minha esposa, que écaminhar, porque a caminhada, ao mesmo tempo em que podemos andar e conversar,observamos, conhecemos, vemos as pessoas de nosso bairro.

Temos a vantagem de estar em um bairro tranquiloque nos permite caminhar durante o dia. Lógico que todo lugar, hoje em dia, éperigoso, mas indo de manhã cedinho quando as pessoas estão indo trabalhar,muitas vezes antes, até mesmo antes desse horário, – porque às vezes vamostrabalhar um pouco mais tarde – temos essa possibilidade ou o contrário, comoacontece quando temos muito trabalho bem cedo, que procuramos um parque ànoite, um lugar já com maior segurança em que podemos fazer nossa caminhada,mas isso acaba se tornando algo importante, revigora, revitaliza e precisa.

É preciso que se observe e observe o mundo em queestá.

Outro ponto interessante que falamos. Querotrabalhar com vocês essa primeira parte dessa retrospectiva falando sobrealguns pontos, não pretendo falar de todos. Estou tentando trazer alguns aqui,para que possamos dar continuidade a isso em um outro momento.

Cidadania

Cidadania é uma perspectiva que cada um tem de ter,saber qual é seu papel, de sua importância, ter consciência de seu papel nessemundo, que tudo aquilo que está fazendo tem importância se foram feitos por umbem comum, o bem de todos, são responsabilidades.

É não jogar um papel na rua, desperdiçar água em ummomento de crise como esse que estamos passando, cuidar de seu automóvel paraque não polua, reciclar o lixo, já que existe muito disso daí.

Existe um programa de reciclagem de lixo ali no seubairro. Separe o lixo, aquele perecível, descartável do reciclável, já queexiste muita gente que sobrevive desse lixo reciclável. Então é você tendo ocuidado separando, ajudando o próprio meio ambiente.

A mesma coisa – já falamos no programa e vou falarnovamente – que chega, agora, que é o momento de verão.

Existe um problema muito grande, sério, com todosnós, que é a questão do mosquito da dengue, o aedes aegypti, que agora trazjunto consigo o Zika vírus que traz um problema maior, principalmente para asmulheres que estão grávidas, já que isso pode gerar a microcefalia, ou seja,uma deteorização dentro da geração do feto que está dentro do útero da mãe.

Então isso é muito sério e é preciso tampar vasos,não deixar água acumulada.

Às vezes as pessoas se incomodam, porque osrepresentantes da vigilância sanitária vão até nossa casa e ficam dizendo,mostrando-nos as coisas erradas. Não pode fazer isso, é importante que tenhamosconsciência daquilo que é devido e necessário para nós.

Minha gente, esses foram alguns pontos que quistrazer para vocês hoje. Espero que todos façam uma reflexão comigo, que cada umreflita sobre tudo aquilo que aconteceu neste ano, com o que fez de bom, aquiloque produziu, os erros que podem ser transformados.

Esse é um momento importante, o novo ano vemchegando, é um momento sagrado, porque criamos em nós a esperança de um novodia, a esperança de que algo novo possa acontecer, que as esperanças serenovam, o mundo volte a ser melhor, mais uma chance nos é dada. É importanteaproveitarmos as chances e oportunidades que vem para nós.

Então desejo para todos vocês um grande, feliz epróspero 2016.

Muita alegria, muitos projetos, muita força,coragem, para poder realizá-lo, o espírito de ação bastante próspero para quepossa prosperar.

Quando falo de um espírito próspero, é um espíritoque cresça e busque cada vez o melhor para si e para todos, que semprevislumbre a luz que existe e vá em direção a ela sem ficar vivendo de passados,como se fosse a solução, mas respeitando toda a sua história.

Sempre procure fazer isso. Reflita sobre o passadoe projete seu futuro.

Um ótimo 2016 a todos vocês, ouvintes da Mundial,ao meu amigo e companheiro Sulivan, Evaldo Ribeiro.

Minha gente, até nosso próximo encontro e um grandeabraço a todos vocês. Até mais.

♪ [tema acertar é humano] ♪

Você ouviu pela Mundial o Programa Acertar é Humano. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori. Uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil.

Outros Podcasts

076 - Programa Acertar é Humano: de 17/03/2016

#076

Neste programa o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre o poder que a mídia tem atualmente, sendo ao mesmo tempo a heroína e vilã.

075 - Programa Acertar é Humano: de 10/03/2016

#075

Neste programa o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre o tema "virar a mesa", ou, dar a volta por cima, transformar alguma coisa ruim em algo bom. O que é preciso fazer para virar a mesa?

074 - Programa Acertar é Humano: de 03/03/2016

#074

"Escrevendo nossa história" - você é passivo ou ativo quando se fala da história da sua vida? O professor e apresentador Nélson Sartori traz esse tema no programa do dia 03/03/2016.

073 - Programa Acertar é Humano: de 18/02/2016

#073

O professor e apresentador, Nélson Sartori, fala neste programa sobre "juventude eterna". Como as pessoas têm tratado esse tema como um sonho, um desejo, que, muitas vezes, pode trazer sérias consequências.

071 - Programa Acertar é Humano: de 04/02/2016

#071

No Programa de véspera de carnaval, o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre as relações humanas e comunicação nas redes sociais.

070- Programa Acertar é Humano: de 28/01/2016

#070

O apresentador e professor Nélson Sartori continua a entrevista com o master coach e presidente da SLAC Coaching, Sulivan França.

069 - Programa Acertar é Humano: de 21/01/2016

#069

Em mais um Programa Acertar é Humano o apresentador Nélson Sartori entrevista o presidente da SLAC Coaching, Sulivan França. O profissional conta sua história como profissional de coach.

068 - Programa Acertar é Humano: de 31/12/2015

#068

No último dia do ano de 2015, o apresentador Nélson Sartori faz uma retrospectiva dos temas destaques que foram abordados durante o ano.

067 - Programa Acertar é Humano: de 03/12/2015

#067

Dando continuidade ao projeto de esclarecimento de pesquisa o apresentador Nélson Sartori traz mais uma vez ao programa o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva.

066 - Programa Acertar é Humano: de 19/11/2015

#066

Em mais um Programa Acertar é Humano o apresentador Nélson Sartori bate um papo com o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva. Neste programa o tema foi conflitos no Oriente Médio.

065 - Programa Acertar é Humano: de 12/11/2015

#065

No Programa Acertar é Humano de 12 de novembro o professor Nélson Sartori leva ao programa o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva. O tema abordado foi a tragédia de Mariana.

064 - Programa Acertar é Humano: de 01/10/2015

#064

O apresentador e professor Nélson Sartori fala sobre um tema muito importante na vida de todos: a esperança. Quem tem esperança tem dentro de si otimismo e felicidade. Como seria possível projetar uma história para a sua vida sem ter esperança?

063.1 - Programa Acertar é Humano: de 24/09/2015

#063.1

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori traz uma reflexão sobre a passagem que todos farão. Como você tem cultivado o que é importante para você? Como será a sua partida? Como você gostaria que ela fosse?

063.0 - Programa Acertar é Humano: de 17/09/2015

#063.0

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori aborda o tema “medo de mudar”. Como lidar com momentos de necessidade de mudança? Como deixar a zona de conforto?

062 - Programa Acertar é Humano: de 10/09/2015

#062

Neste Programa Nélson Sartori aborda o tema “missão de vida e como lidamos com ela”. Todo nós temos uma missão de vida e criamos projetos. Como administrar esses projetos para que a missão não falhe?

061 - Programa Acertar é Humano: de 25/06/2015

#061

No Programa Acertar é Humano do dia 25/06 o professor Nélson Sartori comentou sobre “Acreditar em si mesmo para realizar algo”. Você sabia que o maior sabotador das suas conquistas é você mesmo? Autossabotagem é quando você coloca as próprias barreiras em volta de você. Ouça o Programa e saiba mais!

060 - Programa Acertar é Humano: de 18/06/2015

#060

Neste Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori abordou a questão do "Tempo" – Você conhece alguém que diga que tem muito tempo e que o tempo tem demorado a passar, que o dia a dia tem sido muito longo? Dificilmente. O tempo é a grande preocupação de todos. Todos temos a sensação de que o tempo tem passado cada vez mais rápido. Qual a justificativa da ciência sobre essa percepção?

059 - Programa Acertar é Humano: de 11/06/2015

#059

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori falou sobre “Alguns dos grandes empresários que foram referência no mundo pelos grandes feitos. E esses cometeram erros? Quais?”. Conheça um pouco da história de homens de sucesso!

058 - Programa Acertar é Humano: de 04/06/2015

#058

No feriado de 04/06 o professor Nélson Sartori abordou o tema “As principais queixas dos empreendedores”. Quais são as dificuldades que o novo empreender enfrenta quando vai abrir um negócio?

057 - Programa Acertar é Humano: de 28/05/2015

#057

Exemplos de como algumas ideias consideradas absurdas que se tornaram negócios de sucesso. Empreendedorismo, negócios, uma situação profissional diferenciada depende da sua ousadia, disposição e uma boa ideia. O professor Nélson Sartori aborda algumas ideias “estranhas” que deram muito certo como negócio.

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

0800 885 5604

info@slacoaching.org

Sociedade Latino Americana de Coaching

0800 885 5604
info@slacoaching.org

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.

Preencha o formulário, que entraremos em contato na data escolhida!

Olá! Seja atendido via Whatsapp